Para efetuar a geração do arquivo DIRF é necessário realizar algumas configurações antes.
Primeiramente, na tela "Empresas"(Caminho de acesso: Configurações » Cadastro » Pessoal » Empresas), aba "Informações para DIRF" preencha as informações do declarante:
Se a marcação de situação especial for selecionada, o campo "Data do Evento" será habilitado e torna-se obrigatório o preenchimento.
É importante ressaltar que na tela "Empresas" (Caminho de acesso: Configurações » Cadastros » Empresas), na aba "Geral", deverá ser preenchido o campo "Empresa Matriz", que possuirá a função de gerar também os dados das filiais.
Com as configurações acima realizadas, acesse a tela "Geração de Guias" e selecione o Tipo de Guia "DIRF":
O botão "Importar Leiautes das Guias" localizado à direita da tela tem como função Importar guias da Base, atualizando sempre que necessário:
Selecione a opção "Geração da Guia":
Na tela abaixo, preencha as informações com o código do arquivo de layout, Tabela de IRRF (conforme tabela de faixas cadastradas), Ano Base e Tipo de declaração, que poderá ser "Original" ou "Retificadora".
Após o preenchimento, selecione a opção "Próximo":
A tela abaixo deverá ser preenchida caso sejam declarados trabalhadores autônomos:
Selecione a empresa responsável pelo arquivo:
Em seguida, os funcionários:
Na aba a seguir o arquivo poderá ser gerado:
Após a geração do arquivo, poderá ser importado no aplicativo do governo como de costume.
Nessa mesma tela de "Geração de Guias", aba "Tipo de Guia", poderá também ser gerado o "Demonstrativo de Rendimentos". Esse informe é um comprovante dos rendimentos recebidos ao longo de um ano/calendário, que resume os ganhos e é muito importante para a declaração do imposto de renda. Nesse documento constam os valores recebidos, bem como os saldos no período.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.