Módulo: Pessoal+ > Rotinas Folha
Nesta tela são realizados os lançamentos de diversos tipos de movimentos diretamente na folha de pagamento do funcionário, bem como, a visualização dos movimentos lançados, a exclusão e a importação de movimentos por planilha.
Esse lançamento pode ser feito de duas formas; por Funcionário ou por Evento com valores, ou índices diferentes.
Lançamento por Funcionário
Para iniciar este lançamento, clique na opção "Por funcionário" e informe nos filtros, a "Empresa" e a "Referência" a que deseja realizar o lançamento. Em seguida, clique no botão "Pesquisar".
Vale lembrar que, para que a utilização da rotina seja mais ágil, pode-se utilizar o campo "Tipo de Filtro", onde a busca poderá ser realizada por "Empresa", "Departamento", "Funcionário", "Sindicato" ou "Situação do Funcionário".
Após a pesquisa, selecione os funcionários de sua preferência e clique na aba "Lançamento", e em seguida, no botão "Adicionar movimento".
Depois, informe o "Evento". Se a "Unidade" do Evento for igual a "Valor" será apresentado o campo para informar o valor a ser lançado, mas, se for "Hora" ou "Dia" será disponibilizado o campo para informar o "Índice".
No campo "Tipo de Movimento", defina se o Evento será apenas para o mês atual (Mensal) ou se manterá para as referências seguintes com o mesmo valor ou quantidade (Fixo). Também é possível definir se o lançamento do movimento será para tipos de folhas específicos, sendo elas:
- Adiantamento;
- Décimo Terceiro;
- Dissídio;
- Férias;
- Participação nos Lucros;
- Produção;
- Rescisão;
- Rescisão Complementar;
- Suplementar.
Observação: para que o movimento seja calculado na folha Suplementar, ele deve ser lançado como um movimento Mensal.
Nota: para o lançamento de rescisão complementar Por Funcionário, o campo "Data de rescisão" precisa estar preenchido com a data na Referência do lançamento em funcionários desligados.
Informações adicionais a respeito da opção "Rescisão Complementar"
A opção Rescisão Complementar só será apresentada caso o(s) funcionário(s) selecionados respeitem as regras descritas abaixo:
- Se a referência da demissão do(s) funcionários selecionados for a mesma da referência do lançamento do movimento; ou
- Caso a referência da demissão do(s) funcionário(s) selecionados for anterior a referência de lançamento do movimento e os funcionários estiverem com quarentena ativa.
Ainda sobre o segundo ponto apresentado acima, para os casos de funcionários com quarentena ativa, só será possível associar no campo Evento os eventos que possuírem a rubrica "2801- Quarentena Remunerada". Caso não existam eventos configurados conforme mencionado, será apresentada a mensagem:
"Só é permitido o lançamento de eventos de quarentena remunerada em referências posteriores à da rescisão original."
Além disso, é necessário que o sistema possua a licença "30362 - E-SOCIAL/W" para que, assim, seja verificado se os eventos S-2299 ou S-2399 de desligamento com a rescisão original foram enviados. Caso contrário, a seguinte mensagem será exibida:
"O cálculo de Rescisão Complementar só é possível para funcionários que tenham o evento de desligamento (S-2299 / S-2399) finalizado com sucesso no eSocial."
Em casos de lançamento de eventos de diferenças das referências anteriores para o pagamento em folha do dissídio Por Funcionário em referência atual, selecione a opção "Dissídio" do campo Tipo de Movimento, para assim, o sistema verificar se os funcionários selecionados estão configurados no sindicato cuja referência do lançamento seja a mesma do campo "Data de Entrada em Vigor" da sub-aba "Geral" da tela Sindicato, caso contrário, ao realizar o lançamento, será exibida a mensagem:
"Não existe Convenção, Acordo ou Sentença com data de entrada em vigor igual à referência do lançamento. Lançamentos para folha de dissídio só podem ser feitos nestas condições."
Além disso, também é preciso que o Evento a ser lançado possua a marcação "Tem seus valores recalculados" da aba Avançado da tela Eventos desligada, se não, o sistema exibirá a seguinte mensagem no momento do lançamento:
"Apenas eventos definidos que não tem seus valores recalculados podem ser lançados para folha de dissídio."
Abaixo, temos as seguintes marcações:
- Usar sequência personalizada: com esta desabilitada, a sequência será gerada automaticamente para cada funcionário selecionado;
- Considerar o valor informado para cada parcela: ao ser habilitada, o campo Valor será utilizado como o valor de cada parcela;
- Rateio: quando demarcada, o rateio de movimento será habilitado.
Quando o Evento a ser lançado for de Unidade igual a Valor, será disponibilizada ainda a opção de "Parcelamento" para que seja informado o número das parcelas e a conta bancária para pagamento.
As informações correspondentes serão exibidas na aba Visualização. É importante ressaltar que, quando houver parcelamento para um funcionário e for gerada a rescisão de contrato, o sistema puxa, automaticamente, todos os saldos ainda devidos para realizar o pagamento ou desconto.
Após finalizar as configurações, clique no botão "Finalizar Adição".
Se desejar cancelar o lançamento realizado, clique em "Desfazer última ação (Lançamento de movimento)".
Caso mais de um funcionário tenha sido selecionado, o lançamento será
realizado com as mesmas informações para ambos.
Caso seja necessário o lançamento de um novo Evento, faça a seleção do campo Adicionar movimento novamente.
Depois de inserir todos os Eventos, clique no botão "Lançar Movimentos" no canto à esquerda para criar a movimentação para os funcionários selecionados na referência.
Após os movimentos terem sido lançados, pode-se realizar a conferência. Para isso, acesse a aba "Visualização".
Aqui, serão apresentados, separadamente, os funcionários que possuem movimentos lançados na referência. Os Eventos aparecem em cards com nome, total e a quantidade de funcionários lançados para o evento.
Para efetuar a edição, clique na aba horizontal do funcionário, em seguida, clique no botão "Editar Evento" e realize as alterações desejadas, podendo ser no Valor ou no Índice.
Se for necessária a exclusão de um movimento, ou seja, excluir algum lançamento de eventos enviados para a folha, primeiramente, o cálculo deve ser excluído. Depois, na tela Lançamento de Movimento localize o funcionário e acesse a aba Visualização.
Quando um movimento for inserido, a coluna "Sequência" indicará a quantidade dos lançamentos de movimento no referido registro, de forma que o primeiro lançamento será sinalizado com 0, e assim sucessivamente. Além de que, uma vez que um movimento foi adicionado, este não pode ser editado.
Para realizar a exclusão, clique no funcionário para o qual deseja excluir os lançamentos e na mesma linha onde o evento foi editado, acione o botão "Excluir evento". Será apresentado na tela, um aviso para confirmar se deseja realmente excluir o movimento e que se houver folha calculada, o movimento não será excluído. Clique em "Sim" para excluir.
Nota: pode-se identificar a situação do funcionário visualmente por meio dos ícones "Atividade Normal", "Demitido" e "Afastado".
Também é possível, fazer a importação de eventos da planilha para a tabela TFPMOV, para isso, vá até à tela inicial de Lançamento de Movimento, e no botão "Download Planilha Movimentos", tem-se uma cópia para ser utilizada como exemplo para importação. Preencha os dados e salve em formato "xlsx".
Depois, clique no botão "Importar Movimentos por Planilha" para incluir os dados para os funcionários.
Lançamento por Evento
Primeiramente, clique na opção "Por Evento". Em seguida, informe no Painel de Filtros, a "Empresa", a "Referência" e o "Tipo de Movimento" que deseja realizar o lançamento. Ressaltamos que, o Tipo de Movimento determinará em qual folha será feito o lançamento e se será apenas um lançamento para referência ou se ele se manterá fixo.
Clique em "Pesquisar" para os eventos serem apresentados.
Observação: quando for definida a opção "Rescisão Complementar" no campo Tipo de Movimento, será exibida a seguinte mensagem no canto superior direito da tela:
"Só é possível lançar movimentos de Rescisão Complementar dentro da referência de desligamento do funcionário. Para pagamentos em referências posteriores, utilize o tipo Verba de Meses Anteriores".
Dica: utilize o botão "Filtrar" para buscar de forma mais ágil o Evento em que
deseja realizar o lançamento.
Clicando no card do Evento, serão apresentadas na tela as informações sobre o evento, tipo de movimento, empresa, referência e sequência de lançamento, além dos funcionários que compõem a empresa.
Se o funcionário possuir a folha da referência já calculada não será permitido o lançamento de um novo Evento, bem como, será apresentado o aviso "Com folha calculada".
Dica: utilize o botão Filtrar para buscar os funcionários em que deseja realizar o
lançamento ou clique na linha de cada funcionário para selecioná-los.
Selecionado os funcionários, o botão "Informar Valores" será habilitado para que o valor ou o índice do evento seja lançado.
Caso queira incluir outros funcionários para o lançamento deste mesmo evento, utilize o botão "Selecionar Outros Funcionários".
Edições realizadas, agora, para que o evento seja efetivado, acione o botão "Lançar Movimentos".
Feito isso, será apresentada a mensagem:
"Movimentos lançados com sucesso!"
Observação: ao executar o Lançamento de Movimento via API, o sistema realizará as mesmas validações de quando efetuado o lançamento manual, assim lembre-se de preencher corretamente os campos.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.