A DIRF - Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte sobre a folha de pagamento é feita pela fonte pagadora anualmente, geralmente tem o prazo de entrega até fevereiro do ano seguinte.
A geração da guia no Sankhya Om é realizada na tela Geração de Guias, contudo é necessário verificar se algumas configurações foram realizadas previamente, sendo elas:
No cadastro da Empresa, aba Geral, a "Empresa Matriz" deve ser indicada, pois ela tem a função de gerar também os dados das filiais.
As informações do declarante devem estar preenchidas na aba Informações para DIRF da tela Empresas.
Com as configurações acima realizadas, acesse a tela Geração de Guias e, primeiramente é necessário importar o layout do ano vigente para geração da guia. Dessa forma, acione o botão "Importar Leiautes das Guias", selecione a guia "DIRF" e clique em "Importar Guias".
Lembre-se que o layout é alterado todos os anos pelo Governo Federal.
Depois, para configurar os dados do arquivo a ser importado no PGD, clique no menu "DIRF", em seguida, em "Geração da Guia" e preencha as informações das seguintes etapas:
Informações Gerais: selecione o código do "Arquivo de Leiaute" importado anteriormente, lembrando que são disponibilizados dois layouts; um caixa e outro competência, utilize aquele que seja de acordo com a prática da sua empresa.
Informe a "Tabela de IRRF" (conforme a Tabela de Faixas), o "Ano Base" e o "Tipo de Declaração", que poderá ser "Original" ou "Retificadora".
Caso exista algum "Limite de Isenção" para "Funcionários", "Autônomos" ou "Pro Labore", informe o valor no campo correspondente.
Efetue as marcações "Gerar utilizando os cálculos", "Informa para DIRF desp. médicas de todos dependentes" e "Incluir Pensão de Décimo Terceiro no registro INF - Informações Complementares" quando desejar que estas informações sejam apresentadas no arquivo.
Após o preenchimento, clique na etapa 2 - Autônomos (Financeiro) ou acione o botão "Próximo" para avançar para a próxima etapa.
Autônomos (Financeiro): essa etapa deve ser preenchida caso sejam declarados trabalhadores autônomos. Nesse caso, informe a sua "Natureza", o "Vínculo", a "Categoria" e o código "CBO".
Não havendo esses colaboradores, avance para a próxima etapa.
Empresas: selecione a(s) "Empresa(s)" responsável(eis) pelo arquivo, clicando em seu respectivo card e avance.
Funcionários: escolha quem irá compor o arquivo também clicando nos cards dos funcionários. Para facilitar essa seleção pode-se definir "Filtros" padrões e personalizados incluindo condições.
Gerar: clique no botão "Gerar" e o arquivo estará pronto para ser importado no aplicativo do governo.
O sistema fará o download do arquivo DIRF diretamente na pasta local da sua máquina.
Por fim, baixe o Programa DIRF da Receita Federal e realize a importação do arquivo.
Demonstrativo de Rendimentos
Após a geração do arquivo, o Informe de Rendimentos de todos os funcionários estará pronto para emissão. Trata-se de um comprovante dos rendimentos recebidos ao longo do ano/calendário, que resume os ganhos e é muito importante para a declaração do imposto de renda. Nesse documento constam os valores recebidos e os saldos no período.
Para emití-lo, retorne à tela principal da Geração de Guias e clique novamente no menu DIRF, em seguida em "Demonstrativo de Rendimentos" e preencha as mesmas informações dadas para a geração do arquivo. Ao finalizar a operação, um pop-up será exibido com todos os relatórios, assim, bastar salvá-los em seu computador e enviar aos funcionários.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.