O cadastro de funcionários no Sankhya Om é realizado na tela Configuração Funcionários.
A partir da versão 4.25/Pessoal+ 5.9.2 ocorreram diversas mudanças no layout HTML5 dessa tela para facilitar o processo de admissão dos funcionários.
Para utilizar o layout HTML5 na tela Configuração Funcionários, clique no seu usuário, em seguida na opção "Layout da tela", selecione o "Novo Layout" e confirme.
Principais mudanças
Alteração do filtro Empresa
O botão "Trocar empresa" foi removido e criado o filtro "Empresa" na lateral da tela. Este filtro é obrigatório para visualizar os funcionários cadastrados ou iniciar um novo registro.
Liberação de novas abas e novos campos
Foram criadas as seguintes abas: "Configurações", "Outros Documentos", "Configurações Ponto, "Cessão", "Estrangeiro", "Esocial", "Transferência", "Exames", "Estágio", "Histórico de Carga Horária", "Dependentes", "Ambientes de Trabalho", "Plano de Saúde", "Férias" e "Histórico de Ocorrências".
Caso essas abas não estejam disponíveis na tela, basta liberá-las por meio do botão "Configuração da Tela". Ao acioná-lo, localize as novas abas e observe se estão com o ícone de invisível e, caso estejam, clique na opção "Marcar aba como visível" e confirme clicando no botão "Salvar".
Depois, observe se na coluna "Campos disponíveis" existem campos que não foram liberados para visualização, e caso existam, clique sobre eles e arraste-os para a referida aba, liberando assim a sua visualização.
Esse processo de ajustar individualmente as novas abas e novos campos é aconselhado para quem utiliza personalizações de visualização da tela. Caso elas não existam ou deseje visualizar todas as novidades e, posteriormente refazer suas personalizações, basta clicar em "Restaurar configuração" e confirmar a ação. Assim, o sistema irá restaurar a tela para a visualização padrão definida pela Sankhya.
Reorganização de Campos e Abas
Além das novas abas, muitos campos foram reorganizados entre elas para facilitar a jornada de inclusão e manutenção de dados dos funcionários. Dentro de cada aba, foram criados agrupadores para melhor visualização dos campos. Além disso, alguns campos tiverem sua descrição e/ou seu modo de visualização ajustado.
Integração com a tela Padrão de Cadastros Funcionários
Na tela Padrão Cadastro de Funcionários estão disponíveis 11 tipos de cadastros padrões de funcionários. Esses padrões foram criados para preencher automaticamente, a partir da sua escolha, campos sensíveis na tela Configuração Funcionários, automatizando o processo de admissão. Sendo eles:
- Empregado Mensalista;
- Estagiário;
- Aprendiz;
- Diretor Não Empregado - Com FGTS;
- Diretor Não Empregado - Sem FGTS;
- Autônomo em Geral;
- Transportador Autônomo;
- Contrato Verde e Amarelo - Sem Acordo;
- Contrato Verde e Amarelo - Com Acordo;
- Empregado Intermitente;
- Trabalhador Temporário.
Caso queira personalizar outros tipos de cadastros, pode-se criar um novo registro na referida tela.
Essa integração será feita ao iniciar um cadastro na tela Configuração Funcionários.
Importação de Dados do Registro Preliminar
Este processo irá importar os dados dos funcionários já cadastrados na tela Registro Preliminar. Na tela Configuração Funcionários, essa importação pode ser feita de duas maneiras: por meio do botão "Importação de dados do Registro Preliminar" localizado à frente do campo "CPF" ou através da opção "Importar dados do Registro Preliminar" disponível no botão Outras Opções....
Sinalização de campos obrigatórios nas abas
Após o preenchimento do Painel Principal, as abas que tiverem campos obrigatórios para preenchimento serão sinalizadas facilitando assim, a finalização completa do cadastro.
Inclusão de Dependentes
Todos os dados dos dependentes do funcionário serão cadastrados na aba Dependentes.
Configuração de Pensão Alimentícia
As regras de Pensão Alimentícia serão configuradas na aba Dependentes; quando a opção "Pensionista" for habilitada na sub-aba Geral. Dessa forma, deve-se preencher as sub-abas Dados da Pensão e Incidências da Pensão....
Vinculação de Plano de Saúde para Titulares e Dependentes
Os planos de saúde e odontológico para os titulares são vinculados na aba Planos de Saúde.
Já, os planos de saúde e odontológico dos dependentes são vinculados na aba Dependentes, sub-aba "Plano de Saúde".
Criação de Usuário Om
Para criar o "Usuário Om" para o funcionário, que possibilita o acesso ao sistema Sankhya Om, ao Portal RH e ao app Sankhya Pessoas+; com o cadastro de um funcionário aberto ou vários selecionados em modo lista, acione o botão Outras Opções... e clique em "Criar usuário Om". Automaticamente será criado o usuário do sistema Sankhya para o(s) funcionário(s) selecionado(s).
Para conferir se o colaborador já possui um usuário no sistema, acesse a aba Configurações e confira se a marcação "Possui Usuário Om" está ativada.
Liberação/Bloqueio de Acesso ao Portal RH
Para liberar ou remover o acesso do funcionário ao Portal RH; com o cadastro de um funcionário aberto ou vários selecionados em modo lista, clique em "Liberar Acesso Portal RH" ou "Remover Acesso Portal RH", respectivamente no botão Outras Opções....
Para visualizar se o funcionário tem ou não acesso ao Portal RH, acesse a aba Configurações e verifique se a marcação "Possui acesso ao Portal RH" está habilitada.
Liberação/Bloqueio de Batida de Ponto Online
De forma semelhante às opções acima, para liberar ou bloquear as batidas de ponto online no Portal RH ou no app Pessoas+; com o cadastro de um funcionário aberto ou vários selecionados em modo lista, clique em "Liberar Batida de Ponto Online" ou "Bloquear Batida de Ponto Online", respectivamente no botão Outras Opções....
Acesse a aba Carga Horária e confirme se a marcação "Bloqueia Batida de Ponto Online" está ligada ou não.
Relatórios Admissionais
Após a definição dos relatórios que ficarão disponíveis; com o cadastro de um funcionário aberto ou vários selecionados em modo lista, clique em "Relatórios Admissionais" no botão Outras Opções... e, no pop-up apresentado, selecione os relatórios desejados e clique em "Exportar". Ao concluir, o sistema irá pedir o caminho para salvar a pasta.zip com os relatórios e após finalizado o download, dentro de uma pasta.zip serão apresentados uma pasta (com o nome, o código da empresa e o código do funcionário) para cada funcionário selecionado e dentro dessa pasta estarão todos os relatórios marcados para exportar.
Atribuição/Remoção de Líderes
Essa opção permite as seguintes ações:
- Visualizar os líderes e liderados: com o cadastro de um funcionário aberto ou vários selecionados em modo lista, clique em "Atribuir/Remover Líder" no botão Outras Opções.... No pop-up apresentado terão duas abas, sendo a aba "Líder" para apresentar o(s) líder(es) do(s) funcionário(s) selecionado(s) e aba "Liderados" para apresentar os liderados do(s) funcionário(s) selecionado(s);
- Atribuir líder(es): com o cadastro de um funcionário aberto ou vários selecionados em modo lista, clique na referida opção e, na aba Líder, clique em "Cadastrar Funcionário Líder", pesquise pelo líder (serão apresentados todos os funcionários de todas as empresas, exceto os funcionários previamente selecionados para atribuição de líder, visto que o funcionário não pode ser líder dele mesmo), clique em "Salvar" e confirme. É importante ressaltar que, caso tenham sido selecionados mais de um funcionário para essa atribuição, ao realizar uma alteração e confirmá-la, todos os líderes apresentados na aba Líder se tornarão líderes de todos os funcionários selecionados. Caso não tenha sido feita nenhuma alteração, não haverá mudanças;
- Remover líder(es): com o cadastro de um funcionário aberto ou vários selecionados em modo lista, clique na mesma opção citada acima e, também na aba Líder, clique no líder a ser removido, depois no botão "Excluir" e confirme.
Campos de Diversidade
Os campos "Orientação Sexual" e "Identidade de Gênero" serão exibidos na aba Pessoal dessa tela, quando o parâmetro "Exibe Campos de Diversidade? - FPEXIBCAMDIVERS" estiver habilitado. Lembrando que, esses campos são de preenchimento obrigatório.
Consulta de Férias
Na aba Férias será apresentado todo o histórico de férias do funcionário (períodos aquisitivos abertos e fechados) apenas em modo de consulta.
Histórico de Ocorrências
Na aba Histórico de Ocorrências será apresentado todo o histórico de ocorrências do funcionário (exceto ocorrências de ajustes de ponto) apenas em modo de consulta.
Tela Funcionários - Apenas para Consulta
A tela Funcionários será utilizada somente para consulta de dados dos funcionários. Todas as suas funcionalidades e campos exclusivos foram migrados para a tela Configuração Funcionários.
Tela Acessos Pessoal Mais
A fim de facilitar o processo de admissão e controles de acessos, as funcionalidades de criar usuário Om, atribuir ou remover líderes, liberar ou bloquear acesso ao Portal RH foram migradas para a tela Configuração Funcionários, botão Outras Opções.... Porém na tela Acessos Pessoas Mais ainda será possível realizar tais ações.
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