Este é o passo-a-passo de como credenciar uma conta do Banco Santander no Boleto Rápido.
Caso não tenha gerado suas credenciais, acesse o link de Como obter credenciais - API Santander? para saber como poderá gerar as suas credenciais de acesso.
Configurações iniciais
Na tela Contas, escolha a conta que deverá se tornar API, em seguida, na aba Boleto(s)/Duplicatas habilite a marcação "Boleto Rápido" e selecione o serviço "API do Banco". Clique no botão "Configurar Credenciais" e será aberto um pop-up com uma jornada de credenciamento.
O credenciamento do Boleto Rápido é composto por três etapas:
Modalidade do serviço:
Para escolher a Modalidade do serviço, selecione o "Boleto simples" ou o "Boleto híbrido", que é o boleto tradicional, acrescido de um QR Code para pagamento por PIX.
Importante: para aderir ao Boleto híbrido é preciso abrir uma chave pix junto à instituição bancária e preparar o seu atual modelo de boleto para receber o QR Code.
Em seguida, clique em "Avançar" para aceitar os termos e condições de uso do Boleto Rápido.
É muito importante ler os termos e condições de uso, disponíveis no link do pop-up, para ciência dos custos e obrigações legais ao habilitar a funcionalidade. Após a leitura, é obrigatório confirmar que está de acordo com as informações apresentadas. Esta é a assinatura oficial da contratação do serviço Boleto Rápido.
Configuração de cobrança:
Defina as regras de permanência do boleto após o vencimento, negativação ou protesto e insira as configurações de juros e multa.
Configurar ações após o vencimento do título:
-
Informe no campo "Permanência após o vencimento" se o boleto permanecerá ativo no banco após o vencimento. Caso escolha a opção "Seguir com a permanência padrão do convênio" o tempo de permanência será configurado conforme negociado com o banco.
-
Na seção "Protesto", informe se o boleto será protestado após o vencimento. Em caso de protesto, informe a quantidade de dias para protesto e se a contabilização será em dias úteis ou corridos.
Nota: para as contas do Banco Santander não é possível negativar um título.
Configurar juros:
- Dispensar a cobrança de juros: ao selecionar essa opção não será atribuído juros no boleto.
- Definir uma taxa mensal (em porcentagem): ao informar essa opção, no registro do boleto será considerado um percentual para cobrança de juros.
Com a opção Definir uma taxa mensal (em porcentagem) ativada, o campo "Valor percentual" será habilitado. Nele, informe o valor ou o percentual de juros. Por exemplo, caso seja informado 1%, será cobrado uma taxa de juros de 1% ao mês em relação ao valor do título.
Configurar multa:
Configure também os "Tipos de Multa", conforme as alternativas a seguir:
- Dispensar a cobrança de multa: ao selecionar essa opção não será atribuído multa no boleto.
- Definir um percentual em relação ao valor do título: nessa opção, ao registrar o boleto será definido uma porcentagem de multa sobre o valor do título.
Com a opção Definir uma taxa mensal (em porcentagem) definida, o campo Valor percentual será habilitado. Nele, informe o valor ou o percentual de juros. Por exemplo, caso seja informado 10%, será cobrado um valor relativo a 10% do valor do título como taxa de multa.
Defina no campo "Data da Multa" a partir de qual data será cobrada a multa, dentre as seguintes alternativas:
- Usar data de vencimento: ao selecionar essa opção, será considerada a data de vencimento para cobrança de multa.
- Configurar quantidade de dias: com essa opção, será possível configurar uma quantidade de dias considerando a data de vencimento como base para cobrança de multa. Por exemplo, caso seja informado 1 dia no campo, será usada a Data de Vencimento + 1, ou seja, a multa será cobrada 1 dia a partir da data do vencimento.
Se for selecionada a opção Configurar quantidade de dias, o campo "Dias para multa", deverá ser preenchido com um valor que não seja negativo.
Observação: é obrigatório preenchimento de todos os campos que forem habilitados.
Ao concluir o credenciamento, os tópicos configurados corretamente serão marcados como finalizados, permitindo o avanço para a próxima etapa.
Credenciamento de Conta
Forneça os dados da conta, como convênio, carteira e modalidade, além das credenciais geradas no portal Developers da instituição bancária correspondente.
Informe no campo "Convênio" o número do convênio estabelecido com o Banco.
Caso esteja credenciando o "Boleto Híbrido", no campo "Tipo de Chave PIX", insira o tipo de chave que está aberta junto ao banco, como e-mail, telefone, CNPJ, celular ou chave aleatória, além de copiar e colar a chave para o campo "Chave PIX".
Com as credenciais geradas, informe o "Client ID" e "Client Secret".
Inseridas todas as informações, clique no botão Credenciar para concluir a configuração e validação dos dados informados. Caso seja concluída com sucesso, o sistema exibirá uma mensagem que confirmará a conclusão. Porém, caso seja encontrado algum dado incorreto, será apresentada a mensagem:
"As credenciais inseridas apresentaram erro no teste de integração. Por favor, tente novamente."
Nesse caso, reveja as informações inseridas e realize uma nova tentativa.
Observação: para ativar o Boleto Híbrido Santander é necessário ter uma chave PIX cadastrada na conta.
Configurações de ações automáticas
Na aba Boleto(s)/Duplicatas, na seção "Ações automáticas ao receber o retorno", com o serviço API do Banco selecionado, poderão ser realizadas as seguintes configurações abaixo:
Baixa Automática
Defina a "Baixa automática" conforme as alternativas:
- Não realizar;
- Realizar na data de pagamento;
- Realizar na data do crédito em conta.
Caso a opção seja diferente de Não realizar, a baixa automática será feita via API.
Pode-se verificar se o boleto foi baixado e conciliado automaticamente por meio dos campos:
- Histórico: localizado na aba Lançamento da tela Movimentação Financeira para versões menores que 4.23;
- Baixa por API: deverá ser ativado por meio da opção de configurações de formulário para versões 4.24 ou maiores.
Quando um boleto for baixado automaticamente, o campo receberá a seguinte descrição:
"Baixado automaticamente pela API do Banco."
Caso falte alguma configuração que impeça a API de realizar a baixa automática, aparecerá no Histórico do título na Movimentação Financeira:
"Não foi possível realizar a baixa automática. Verifique triggers e processos de baixa."
Já, o campo Baixa por API trará o tipo de erro que impediu a realização da baixa.
Lançamento Baixa Boleto
O campo "Lançamento baixa boleto" refere-se ao tipo de lançamento bancário. Se esse campo estiver vazio na tela Conta, o código de lançamento bancário a ser utilizado será aquele especificado no campo "Lançamento bancário receitas", na aba Propriedades das Preferências da Empresa.
TOP Baixa Boleto
No campo "TOP Baixa boleto" informe uma TOP de lançamento ao título. Lembre-se que, esse campo deve ser preenchido para que a baixa automática seja efetuada.
Conciliação Automática
O campo "Conciliação automática" pode ser configurado apenas quando o campo Baixa Automática não estiver com a opção "Não realizar" selecionada. Nele, defina a forma da Conciliação Automática, conforme as opções:
- Não realizar;
- Realizar na data de pagamento;
- Realizar na data do crédito em conta.
Nota: a baixa e conciliação automáticas para contas do Banco Santander só devem seguir a opção Realizar na data do crédito em conta caso o prazo de recebimento seja 0 ou 1 dia, visto que o banco não retorna via API a data de crédito em conta.
Aba Impressão
Por meio do campo "Modelo Cobrança" busque e selecione o modelo de boleto cadastrado na tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boletos.
Informe a "Impressora" que será utilizada para impressão do boleto.
Determine o "Tipo Impressora" para emissão do documento.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.