O Boleto rápido API é uma solução do Sankhya Fintech que visa aumentar a eficiência operacional e a produtividade das empresas por meio da automação no processo de emissão e gestão de boletos bancários. Ao eliminar a necessidade de arquivos de remessa e retorno, essa solução simplifica e automatiza as operações financeiras de forma significativa.
Confira abaixo como credenciar uma conta do banco Sicoob no Boleto rápido.
Credenciamento Sicoob |
Configurações iniciais |
Caso não tenha gerado suas credenciais, acesse o link Como obter as credenciais do banco Sicoob para obter instruções detalhadas sobre como criar suas credenciais de acesso.
Configurações iniciais
Na tela Contas, escolha a conta que deverá se tornar API, em seguida, ative na aba Boleto(s)/Duplicatas a marcação Boleto Rápido e selecione o serviço API do Banco. Clique no botão Configurar Credencias e será aberto um pop-up com a jornada de credenciamento.
O credenciamento do Boleto rápido é composto por três etapas:
Modalidade do serviço
Para escolher a modalidade do serviço, selecione o Boleto simples ou o Boleto híbrido, que é o boleto tradicional, acrescido de um QR code para pagamento por PIX.
Importante: para aderir ao Boleto híbrido é preciso ter uma chave PIX aleatória junto à instituição bancária e preparar o seu atual modelo de boleto para receber o QR code. Em caso de dúvida, chame o gerente de relacionamento responsável por sua conta.
Avance para dar o aceite aos termos e condições de uso do Boleto rápido.
É fundamental ler os termos e condições de uso no link do pop-up, para entender os custos e obrigações legais ao ativar a funcionalidade. Depois da leitura, é necessário confirmar que concorda com as informações apresentadas. Essa confirmação representa a assinatura oficial para contratar o serviço Boleto rápido.
Configuração de cobrança
Configurar ações após o vencimento do título
Nesta etapa é possível definir regras para a permanência do boleto, negativação e protesto.
Nessa opção, o campo Permanência após o vencimento indica se o boleto permanecerá ativo no banco após o vencimento:
- se a opção Seguir com a permanência padrão do convênio for selecionada, a validade dos boletos respeitará o prazo acordado com a instituição bancária no momento da contratação dos serviços de emissão de boletos;
- já, escolhendo a opção Configurar manualmente a permanência após o vencimento, o prazo de permanência dos boletos após o vencimento deverá ser inserido no campo Dias de permanência após o vencimento.
Na seção Negativação, especifique se o boleto será negativado após o vencimento. Caso opte pela negativação, informe o número de dias corridos após o vencimento no campo Dias para negativação para que a negativação ocorra automaticamente.
Defina no campo Dias para protesto se o boleto será protestado após o vencimento. Se optar pelo protesto, informe o número de dias corridos após o vencimento para que o protesto ocorra automaticamente.
Nota: para as contas do Banco Sicoob não é possível negativar e protestar o título ao mesmo tempo.
Configurar juros
Determine os Tipos de Juros dentre as seguintes opções:
- dispensar a cobrança de juros: não será atribuído juros no boleto;
- definir uma taxa diária (em porcentagem): no registro do boleto será considerado um percentual diário para cobrança de juros. Com essa opção ativada, o campo Valor percentual será habilitado. Nele, informe o percentual de juros. Por exemplo, caso seja informado 1%, será cobrado uma taxa de juros de 1% ao mês em relação ao valor do título;
- definir um valor fixo (R$) por dia de atraso: no registro do boleto será considerado um valor diário em reais para cobrança de juros. Escolhendo essa opção, o campo Valor em reais será habilitado. Nele, preencha o valor dos juros. Por exemplo, caso seja informado R$ 1,00, será cobrado uma taxa de juros de R$ 1,00 ao dia.
Defina no campo Data dos juros a partir de qual data serão cobrados os juros, dentre as seguintes alternativas:
- usar data de vencimento: a data de vencimento será considerada para cobrança de juros;
- configurar quantidade de dias: será possível configurar uma quantidade de dias considerando a data de vencimento como base para cobrança de juros. Por exemplo, caso seja informado um dia no campo, será usada a Data de Vencimento + 1, ou seja, os juros serão cobrados um dia a partir da data do vencimento.
Configurar multa
Configure também os Tipos de Multa, conforme as alternativas a seguir:
- dispensar a cobrança de multa: não será atribuído multa no boleto;
- definir um percentual em relação ao valor do título: ao registrar o boleto será definido uma porcentagem de multa sobre o valor do título. Ao selecionar essa a opção, o campo Valor Percentual será habilitado para informar o percentual de multa a ser aplicado. Por exemplo, se for definido 10%, a multa corresponderá a 10% do valor do título;
- definir um valor fixo (R$): no registro do boleto será considerado um valor fixo em reais para cobrança de multa. Com essa opção marcada, o campo Valor em Reais será habilitado para preencher um valor fixo de multa, independentemente do valor do título. Por exemplo, se for definido R$ 10,00, a multa aplicada será exatamente R$ 10,00, sem variação conforme o valor do boleto.
Defina no campo Data da Multa a partir de qual data será cobrada a multa, dentre as seguintes alternativas:
- usar data de vencimento: a data de vencimento será considerada para cobrança de multa;
- configurar quantidade de dias: será possível configurar uma quantidade de dias considerando a data de vencimento como base para cobrança de multa. Por exemplo, caso seja informado um dia no campo, será usada a Data de Vencimento + 1, ou seja, a multa será cobrada um dia a partir da data do vencimento. Com essa opção marcada, o campo Dias para multa deverá ser preenchido com um valor que não seja negativo.
Observação: é obrigatório o preenchimento de todos os campos que forem habilitados.
Ao concluir o credenciamento, os tópicos configurados corretamente serão marcados como finalizados, permitindo o avanço para a próxima etapa.
Credenciamento de conta
Nesta etapa forneça os dados da conta:
- agência bancária com dígito;
- conta-corrente com dígito;
- CNPJ da conta-corrente;
- código do beneficiário;
- último boleto emitido pela conta;
- chave PIX (exclusivo para boleto híbrido);
- credenciais: client_id.
Inseridas todas as informações, clique no botão Credenciar para concluir a configuração e validação dos dados informados. Finalizada com sucesso, o sistema exibirá uma mensagem que confirmará a conclusão. Porém, caso seja encontrado algum dado incorreto, será apresentada a mensagem:
"As credenciais inseridas apresentaram erro no teste de integração. Por favor, tente novamente."
Nesse caso, reveja as informações inseridas e realize uma nova tentativa.
Configurações de ações automáticas
Na aba Boleto(s)/Duplicatas, na seção Ações automáticas ao receber o retorno, com o serviço API do Banco selecionado, poderão ser realizadas as configurações abaixo.
Baixa automática
Determine se a Baixa automática será feita via API, conforme as alternativas:
- não realizar;
- realizar na data de pagamento;
- realizar na data do crédito em conta.
Pode-se verificar se o boleto foi baixado e conciliado automaticamente por meio dos campos:
- histórico: localizado na aba Lançamento da tela Movimentação Financeira para versões menores que 4.23;
- baixa por API: deverá ser ativado por meio da opção de configurações de formulário para versões 4.24 ou maiores.
Quando um boleto for baixado automaticamente, o campo receberá a seguinte descrição:
"Baixado automaticamente pela API do Banco."
Caso falte alguma configuração que impeça a API de realizar a baixa automática, aparecerá no Histórico do título na Movimentação Financeira:
"Não foi possível realizar a baixa automática. Verifique triggers e processos de baixa."
Já, o campo Baixa por API trará o tipo de erro que impediu a realização da baixa.
Lançamento baixa boleto
O campo Lançamento baixa boleto refere-se ao tipo de lançamento bancário. Se esse campo estiver vazio na tela Contas, o código de lançamento bancário a ser utilizado será aquele especificado no campo Lançamento bancário receitas, na aba Propriedades das Preferências da Empresa.
TOP baixa boleto
No campo TOP Baixa boleto informe uma TOP de lançamento ao título. Lembre-se que, esse campo deve ser preenchido para que a baixa automática seja efetuada.
Conciliação automática
O campo Conciliação automática pode ser configurado apenas quando o campo Baixa Automática não estiver com a opção Não realizar selecionada. Nele, defina a forma da Conciliação automática, conforme as opções:
- não realizar;
- realizar na data de pagamento;
- realizar na data do crédito em conta.
Nota: a baixa e conciliação automáticas para contas do Banco Santander só devem seguir a opção Realizar na data do crédito em conta caso o prazo de recebimento seja 0 ou 1 dia, visto que o banco não retorna via API a data de crédito em conta.
Aba impressão
Por meio do campo Modelo Cobrança busque e selecione o modelo de boleto cadastrado na tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boletos.
Defina a impressora que será utilizada para emissão do documento.
Pontos de atenção na integração Sicoob
Ao utilizar o Boleto Rápido Sicoob, é importante considerar que o Sicoob não informa o canal de pagamento dos boletos, o que impossibilita a distinção entre pagamentos feitos via linha digitável e QR code.
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