Inutilizar uma nota fiscal pressupõe que a numeração não foi usada. Como os documentos devem ser emitidos em numeração sequencial e cronológica, caso hajam saltos nesses números, o contribuinte não poderá fazer uso do algarismo pulado. Dessa forma, a inutilização de numeração consiste em informar para a SEFAZ que a numeração, ou o conjunto delas, não terá servidão para uso do estabelecimento.
Em quais circunstâncias inutilizar a numeração de uma nota?
Esse procedimento deve ser realizado quando existe algum contratempo que impede que o documento fiscal eletrônico seja enviado ou recebido pela SEFAZ. Lembrando que para tal é importante se certificar de que esse documento de fato não consta na base de dados da SEFAZ Nacional/Estadual.
Como realizar a inutilização no sistema?
Para inutilizar a numeração de uma NF-e você precisa ter os dados abaixo referente a mesma, dessa forma é indicado que a inutilização seja realizada antes da exclusão da nota de seu sistema.
Selecione a NF-e nos Portais (Caso não tenha essa NF-e em específico, selecione qualquer nota fiscal eletrônica).
No botão "NF-e" » "Inutilização de Numeração" informe os dados referente a(s) nota(s) a serem inutilizadas:
IMPORTANTE:
A informação a ser preenchida no campo "Modelo de Doc.Fiscal" pode ser confirmada no cadastro da TOP utilizada no lançamento » aba Livro Fiscal » Campo "Modelo do Documento".
Feito esse procedimento atente-se a reposta enviada pela SEFAZ, uma inutilização efetiva deve retornar a seguinte reposta: "Inutilização de número homologada".
Ao deparar-se com uma reposta que difere dessa, busque a mesma em nossa Central de Ajuda para análises específicas.
Lembre-se que a inutilização é apenas uma comunicação com a SEFAZ. Quando essa é homologada, considerando os status nf-e permitidos e a inexistência dessa nota junto à SEFAZ, ela deverá ser EXCLUÍDA do sistema (dessa forma, possíveis estoques e financeiros gerados por ela serão "liberados/excluídos").
Após homologação da inutilização, você pode acompanhar o recebimento da mesma junto à SEFAZ (clique aqui):
- Informe o CNPJ da empresa emitente e o Ano de Inutilização:
- Lembrando que a atualização dessa informação não ocorre de imediato
Seu processo de inutilização será concluído nessa etapa e as numerações saltadas/inutilizadas estarão regularizadas junto à SEFAZ.
Comentários
2 comentários
O seu feedback será muito bem vindo para melhorarmos cada vez mais sua experiência. Muito obrigado! Equipe Sankhya.
Você escreveu:
“Imagem não aparece”
Bom Dia Luciano Schneider.
Tudo bem?
Efetuamos os devidos ajustes nas imagens deste artigo.
Espero ter ajudado.
Grato.
Equipe Service Desk Sankhya
Sankhya Jiva Gestão
Por favor, entre para comentar.