MENSAGEM:
Nota de número único "XXX" não possui os valores de ICMS para SIMPLES NACIONAL.
SOLUÇÃO:
Para correção seguir os passos abaixo:
1- Abra a nota através da Central de Vendas/Compras, selecione na grade Itens o primeiro produto.
2- No botão Outras Opções [...] >> 'Consultar/alterar dados dos impostos do Item'verifique se foi gerada uma linha para o Imposto ICMS.
3- Se constarem as informações de ICMS, busque pelo campo CST/CSOSN (Siga com o passo a passo para todos os demais itens da nota, até que seja localizado o item em que essa informação esteja em branco).
4- Identificado os itens onde a informação de CST/CSOSN encontra-se zerada, busque na linha desse item pela informação 'Cód.Alíq.ICMS' (Caso essa informação não exista no seu layout, necessário adicioná-la pelo Configurador de Layout da Nota).
5- Acesse a tela ALÍQUOTAS DE ICMS e digite o ID localizado no item 4 ao lado esquerdo da tela ("Localizar"), pressione ENTER: será apresentado na tela a alíquota responsável pela tributação do item analisado.
6- Nessa alíquota acesse a aba 'Simples Nacional' e preencha o campo "Código de Situação da Operação no Simples Nacional - CSOSN".
7- Inutilize a nota rejeitada, refaça o lançamento, refaça a conferência da informação CST/CSOSN conforme Item 3 e confirme a nova nota lançada.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
ICMS não calculado:
Para os casos onde a linha de ICMS não é localizada através do 'Consultar/alterar dados dos impostos do Item' realize a verificação dos cadastros necessários ao cálculo desse imposto:
- Tipos de Operação >> Aba Impostos >> Cálculo de ICMS, IPI e ISS
- Tipos de Operação >> Aba Impostos >> Tem ICMS
- Produtos >> Aba Impostos >> Calcular ICMS
Se necessário o ajuste de alguma dessas informações, lembre-se de inutilizar/excluir a nota rejeitada, e refazer o lançamento.
Nesse novo lançamento confira se a linha de ICMS foi devidamente gerada para todos os itens, com os respectivos dados de CST/CSOSN conforme orientações do seu Contador.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Correção "Manual":
- O passo a passo acima resulta na solução do problema através da causa raíz.
Diante necessidades urgentes, é possível inserir a informação CSOSN diretamente na nota ('Consultar/alterar dados dos impostos do Item' e linha do Item), contudo essa só será possível para os casos onde o Tipo de Operação - TOP está configurado como "Calcula e Digita" (aba Impostos, campo Cálculo de ICMS, IPI e ISS).
CAUSA:
Empresas Optantes pelo Simples Nacional, ao emitir NF-e com ausência de informações do ICMS e seu respectivo CSOSN, terão a rejeição apresentada.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.