SITUAÇÃO:
Ao tentar efetuar o cancelamento de uma NF-e, ocorre a mensagem.
MENSAGEM:
Nota XXXXX, não está aprovada na SEFAZ, ela não pode ser cancelada.
SOLUÇÃO:
Para correção seguir os passos abaixo:
1- Acessar Comercial » Consulta » Portal de Vendas
Busque e selecione a NF-e.
Na Grade de 'Resultado da seleção', consulte o status da nota no campo 'Status NF-e'.
- Se o Status da NF-e for diferente de 'APROVADA', primeiramente a nota deverá ser Aprovada na SEFAZ, para posterior cancelamento.
- Se o Status da NF-e estiver 'Aguardando Correção' é possível inutilizar a numeração e excluir a Nota.
Para Inutilizar acesse o botão NF-e>>Inutilização de Numeração.
- Se o Status da NF-e estiver 'Aguardando Autorização', acesse o botão: 'NF-e>>Buscar Autorização'.
Caso ocorra alguma rejeição, utilize a opção: Outras Opções(...)>>Ver Acompanhamentos, e consulte o código da Rejeição(utilize a Central de Ajuda, para te apoiar na solução das rejeições).
Após os ajustes busque autorização novamente. Caso posteriormente deseje CANCELAR, poderá ser feito sem problemas.
CAUSA:
Ocorre quando a NF-e ainda não esta APROVADA, e é feito a tentativa de cancelamento.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.