MENSAGEM
Nota com valor menor que zero. Cancelando operação.
SOLUÇÃO
Para correção seguir os passos abaixo:
1 - Selecione a TOP usada no documento pelo menu Comercial » Arquivo » Cadastros » Tipos de Operação - TOP, acesse a aba Geral, e verifique a marcação do campo:'Usar como Preço = [ ].
Se neste campo estiver em branco. Busque selecionar uma das opções existentes, de acordo com a prática da empresa e do documento.
Exemplo 1: Se selecionar 'Usar como Preço = [Ultimo Custo Reposição]. Será necessário, verificar se para os produtos envolvidos no documento, existe custo de reposição, pois o sistema usará esta informação para validar o documento.
Exemplo 2: 'Preço de Venda', se faz necessário o produto ter um Preço de Tabela.
Como avaliar os Preços e Custos dos Produtos.
Temos a tela Variação de Preços de Produtos e Variação de Custos de Produtos que podem ser usadas para verificar se os produtos possuem registros, para que a TOP consiga buscar o valor correto a ser preenchido no Valor Unitário do lançamento.
Observação: A marcação da TOP não é histórica, portanto caso haja o ajuste basta efetuar o faturamento/devolução novamente.
É necessário também verificar se o Produto tem estoque, acessar a 'Consulta de Produtos' para fazer esta consulta. Observar se o produto tem controle adicional (Lote, Lista e outros) e verificar também se o estoque é controlado por LOCAL.
CAUSA
Ocorre quando ao Faturar um Pedido ou gerar Nota de Remessa, a TOP de Faturamento não consegue buscar um preço ou custo, seja pela falta de preço/custo ou configuração indevida na TOP de Faturamento.
Observação:
Uma opção seria utilizar o parâmetro TOPBRINDE-Top para Brindes, neste parâmetro informa-se o código da TOP de FATURAMENTO.
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