MENSAGEM:
Produto não existe ou não pode ser usado aqui: PK[114]
SOLUÇÃO:
De acordo com as possíveis causas da mensagem, listamos os procedimentos para correções:
Código informado incorretamente:
- Certifique-se que o código do produto' informado no campo "Produto" está correto.
Produto INATIVO:
- Acesse a tela "Produtos" (Caminho de acesso: Configurações » Cadastros » Produtos) e confirme se o campo 'Ativo' na aba "Propriedades" está marcado para o produto a ser utilizado.
- Em caso negativo, sintonize internamente se essa inativação procede, ou se poderá ser ajustada.
Unidade Alternativa inativo
- Acesse o "cadastro de Produtos" (Caminho de acesso: Configurações » Cadastros » Produtos), aba "Unidades alternativas" e verifique se ela está ativa. Caso não esteja, ative a e faça um novo lançamento.
TOP com restrição:
Se a situação ocorre em lançamentos através do Portal (Vendas/Compras/Mov.Interna), anote o 'Tipo de Operação (TOP)' que está sendo utilizado e siga com as orientações abaixo:
- Acesse o cadastro de TOP’s (Caminho de acesso: Comercial » Arquivo » Cadastros).
- Acione o botão "Outras Opções" » "Restrições/Exceções".
- Verifique se existem regras vinculadas para "Produto":
Central de Certificações:
- Caso a empresa utilize o módulo de 'Central de Certificação', averigue se na tela de "Central de Certificações" (Caminho de acesso: Comercial > Avançado > Certificações > Central de Certificações) exista alguma regra definida para a empresa utilizada e se o usuário da operação está com alguma restrição vinculada em tela "Usuários" (Caminho de acesso: Configurações > Controle de Acesso) Aba: "Validações".
- Em caso positivo, sintonize internamente para compreender a necessidade dessa regra no processo da empresa e assim alterar os dados do seu lançamento ou desativar a regra.
OBSERVAÇÃO:
O erro pode ocorrer também caso algum processo leve por default o Produto 0 (zero) e este não existe cadastrado mais na base. Então, se faz necessário intervenção via banco de dados para cadastrar novamente o produto 0 (zero) na base, neste caso pode acionar o Service Desk para apoio no processo.
CAUSA:
Ocorre quando o produto não está devidamente cadastrado no sistema, com restrições ou inativo.
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