MENSAGEM:
Produto não existe ou não pode ser usado aqui: PK[114]
SOLUÇÃO:
De acordo com as possíveis causas da mensagem, listamos os procedimentos para correções:
1- Código informado incorretamente:
- Certifique-se que o código do produto' informado no campo 'Produto' está correto.
2- Produto INATIVO:
- Acesse a tela 'Produtos' (Configurações » Cadastros » Produtos) e confirme se o campo 'ATIVO' na aba 'Propriedades' está marcado para o produto a ser utilizado.
- Em caso negativo, sintonize internamente se essa inativação procede, ou se poderá ser ajustada.
3- TOP com restrição:
Se a situação ocorre em lançamentos através do Portal (Vendas/Compras/Mov.Interna), anote o 'Tipo de Operação (TOP)' que está sendo utilizado e siga com as orientações abaixo:
- Acesse o cadastro de TOP’s (Comercial » Arquivo » Cadastros).
- Acione o botão 'Outras Opções' » 'Restrições/Exceções'.
- Verifique se existem regras vinculadas para 'PRODUTO':
4- Central de Certificações:
- Caso a empresa utilize o módulo de 'Central de Certificação', é necessário averiguar se na tela de 'Central de Certificações' (Comercial > Avançado > Certificações > Central de Certificações) exista alguma regra definida para a empresa utilizada e se o usuário da operação está com alguma restrição vinculada (Tela 'Usuários'/ Aba Validações).
- Em caso positivo, sintonize internamente para compreender a necessidade dessa regra no processo da empresa, e assim alterar os dados do seu lançamento ou desativar a regra.
CAUSA:
Ocorre quando o produto não está devidamente cadastrado no sistema, com restrições ou inativo.
Observação:
O erro pode ocorrer também, caso algum processo leve por default o Produto 0(zero) e este não existe cadastrado mais na base. Entao se faz necessário intervenção via banco de dados para cadastrar novamente o produto 0(zero) na base, neste caso pode acionar o Service Desk para apoio no processo.
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