Módulo: Livros Fiscais > Contabilidade |
Esta rotina realiza o bloqueio das movimentações em datas retroativas, certificando-se que, após uma data específica (configurada pelo usuário), os dados relativos às movimentações que afetam a parte contábil e fiscal não serão modificados, ou seja, o fechamento impossibilitará o lançamento, exclusão e/ou edição de documentos em datas passadas, preservando assim, a integridade das informações.
Painel Principal | Aba Configurações | |
Aba Bloqueios |
Painel Principal
Neste Painel, localizado na parte superior da tela, o usuário deverá definir o "Código Empresa" a ser trabalhada no fechamento e, também, a "Descrição" do evento.
Nota: serão consideradas no campo Código Empresa apenas as Empresas da Contabilidade.
Sendo assim, definidos os dados da Empresa, todas as demais Configurações e Bloqueios serão realizados considerando as informações apontadas neste Painel Principal.
No botão "Outras Opções..." desta tela, teremos a o botão "Bloquear Movimentos de Períodos Passados", que ao selecioná-lo será exibido um pop de mesmo nome:
Neste pop-up você informará o período em que deseja realizar o bloqueio. Após selecionar o botão "Bloquear", o sistema irá bloquear os movimentos do período que foi informado no pop-up exibindo a mensagem que o bloqueio dos movimentos foi efetuada para o acesso de qualquer usuário.
Aba Configurações
Nesta aba, o usuário terá a opção de configurar 4 tipos de bloqueios, sendo que estes foram divididos por processos, para que os mesmos ocorram de maneira independente e, se necessário, em datas distintas, considerando os processos internos e particularidades dos fechamentos de cada empresa.
Têm-se as seguintes movimentações nesta aba:
- Movimentações Estoque/Custo;
- Movimentações Financeiras;
- Movimentações Contábeis;
- Movimentações Fiscais.
Observação: cada movimento disponibilizará ao usuário campos com listas de opções, sendo estas:
- Dia específico do mês subsequente;
- Primeiro dia do mês subsequente;
- Último dia do mês;
- Quinzenal;
- 48 Horas.
Nota: apenas as opções "Dia específico" e "Dia específico do mês subsequente" habilitarão os campos para informar o "Dia do Fechamento" no lado direito da tela.
Uma vez definidas as configurações, o sistema somente realizará os bloqueios para movimentações futuras, ou seja, para as datas posteriores à rotina.
Por fim, bastará acionar o botão "Bloquear movimentos" para concluir o processo de configuração.
Observação: após clicar no botão acima, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
"Deseja continuar com bloqueio do fechamento contábil? Caso confirme, será gerado um bloqueio para todos os movimentos que foram configurados, sendo possível alterações a registros de data anterior apenas com liberação".
Ao confirmar o bloqueio, informa-se ao usuário que os movimentos foram bloqueados com sucesso.
Ao preencher as datas para fechamento das movimentações financeira (receita, despesa e bancário), o sistema irá bloquear o lançamento de documentos na tela Movimentação Financeira, no período que estiver fechado. Após o fechamento do período contábil/fiscal, o lançamento de documentos apenas será permitido se a data da ação for maior que as datas determinadas na seção Movimentações Financeiras.
Aba Bloqueios
Nesta aba pode-se configurar as regras de bloqueio de acordo com o período de referência. Além disto, na aba em questão serão configuradas as exceções, ou seja, as permissões de liberação para o desbloqueio do sistema.
Ao realizar a configuração do fechamento contábil, para que sejam bloqueadas as inserções, alterações, deletes e baixas financeiras no período configurado no fechamento, é necessário que o parâmetro "Utiliza Fechamento Contábil? - UTILZFECHACTB" esteja habilitado.
Observação: se o usuário bloquear movimentos de períodos passados nessa aba e tentar faturar parcialmente um pedido emitido no período bloqueado no Portal de Vendas por meio do botão Faturar, o sistema permitirá o faturamento desde que existam produtos a serem faturados e que a data do faturamento esteja fora do período bloqueado.
Esta sub-aba será alimentada automaticamente após acionar o botão "Bloquear movimentos" localizado na aba Configurações.
Resumidamente, após as configurações serem realizadas e o bloqueio criado, apresenta-se nesta sub-aba, as datas escolhidas pelo usuário para cada tipo de movimento, de forma que, o sistema irá realizar o bloqueio de movimentações dos períodos cadastrados.
Ao realizar a marcação do campo "Referência Fixa", o sistema irá bloquear todos os movimentos já realizados. Além de que, ao marcá-lo, as informações ficarão preservadas, evitando assim que um determinado usuário possa excluí-las ou editá-las.
Nota: para solicitar a liberação de notas que foram bloqueadas nesta tela, você poderá acessar a tela Liberação de Bloqueio Contábil.
Nesta sub-aba, realiza-se a solicitação de liberação dos eventos já bloqueados.
Será necessário inserir o "Cód. Usuário Liberador" para que o mesmo realize ou não a liberação do bloqueio na tela Liberação de Limites.
Neste contexto, liberando ou negando a solicitação, o campo "Status Liberação" será modificado.
Observação: sempre que uma solicitação for realizada, o liberador poderá receber um e-mail ou SMS, de acordo com a configuração realizada para o evento no Cadastro de Usuários, botão Outras Opções..., opção "Limites para liberação".
Selecione o "Tipo de Movimento" para o qual deseja bloquear as movimentações dentre as opções abaixo:
- Movimentações Estoque;
- Movimentações Calculo de Custo - Nota;
- Movimentações Calculo de Custo - Produto;
- Movimentações Calculo de Custo - Serviço;
- Movimentações Financeiras;
- Movimentações Bancárias;
- Movimentações Contábeis;
- Movimentações Fiscais - Livro ICMS/IPI;
- Movimentações Fiscais - Livro ISS;
- Movimentações Fiscais - Ajuste Apuração.
Indique o "Tipo de ação" que será realizada no Tipo de Movimento selecionado, conforme as seguintes opções:
- Alteração;
- Deleção;
- Inclusão;
- Rotina de Geração.
O campo "Rotina de Geração" será habilitado para os Tipos de Movimento abaixo, podendo recalcular custos e gerar os impostos definidos:
- Movimentações Calculo de Custo - Produto;
- Movimentações Calculo de Custo - Serviço;
- Movimentações Fiscais - Livro ICMS/IPI;
- Movimentações Fiscais - Livro ISS.
Nos campos "Dh. Inicio Liberação" e "Dh. Fim Liberação", informe o período da autorização para realizar alterações em qualquer outro período fechado.
Exemplo:
Período Fechado: Mês 08 | Alteração: Mês 09 |
Licença: Para que a liberação seja efetivada, preencha nos campos citados acima a data do mês e o horário que realizará a alteração e não a do mês em que o período está fechado. |
Botão Itens Liberação
Você pode desbloquear um ou mais movimentos, por meio do botão "Itens Liberação". Para isso, acione o botão e filtre pelo movimento desejado, através dos campos "Código do Parceiro", "Data de movimento", "Número único", "Número Documento" e "Tipo de Movimentação". Depois, clique no botão "Buscar" para que os registros sejam exibidos.
Feito isso, selecione o movimento desejado e clique em "Gravar". Desse modo, o item indicado será liberado do bloqueio.
Observação: caso a referência a ser lançada para a movimentação financeira retroativa na tela Movimentação Financeira esteja bloqueada, porém, esta não seja visível, deve-se realizar as etapas abaixo:
Nessa tela, na aba Bloqueios, verifique se há uma linha com a referência a ser desbloqueada;
Se não houver, clique na opção "Bloquear Movimentos de Períodos Passados" do botão "Outras Opções" e informe a referência requerida e bloqueie-a. Em seguida, atualize a tela;
Na aba Itens Liberação da tela Liberação de Bloqueio Contábil informe os dados da liberação e realize a solicitação na tela Liberação de Limites. Por fim, inclua a movimentação retroativa, uma vez que a referência foi liberada.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.