Através da configuração efetuada na tela Finalidade da Operação, pode-se empregar esta rotina na realização dos cálculos dos impostos PIS, COFINS e CSLL nos pedidos e/ou notas. Deve-se proceder da seguinte maneira:
Ao cadastrar a Finalidade da Operação, acrescenta-se o uma letra que melhor identifique a finalidade, por exemplo:
Imobilizado: I
Consumo: C
Com isto, a descrição da Finalidade da Operação será composta pelo "Nome desejado", caracter ":" (dois pontos) que irá trabalhar como um identificador e a "letra" que irá apontar a finalidade, ou seja:
TODOS:C
TODOS:I
Durante o cálculo de PIS, COFINS e CSLL no pedido/nota, o sistema irá verificar a Finalidade da Operação e a letra que a aponta. A partir disto, é feita a busca da alíquota através do grupo do imposto do produto, adicionado do identificador da finalidade (dois pontos).
Vejamos um exemplo:
Suponhamos um "Grupo de PIS" no cadastro de produtos: "TODOS", com as Finalidades de Operação: "Imobilizado: I" e "Consumo: C";
Alíquota de PIS para Revenda: 3%;
Alíquota de PIS para Consumo: 9%;
Alíquota de PIS para Imobilizado: 6%.
Neste caso, a alíquota de PIS deverá ser cadastrada três vezes, da seguinte forma:
Grupo: TODOS à Alíquota: 3%
Grupo: TODOS:I à Alíquota: 6%
Grupo: TODOS:C à Alíquota: 9%
Desta forma, a partir da Finalidade da Operação do item, o sistema verifica se existe alguma alíquota que tenha o grupo referente à informação da finalidade. Caso não tenha, será utilizada a alíquota padrão.
Observação: O preenchimento da descrição dos grupos de PIS, COFINS e CSSL, precisa ser feita manualmente, ou seja, é preciso informar o caracter ":" (dois pontos) adicionado da sigla da finalidade assim como apresentado acima.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.