Configurações > Cadastros > Pessoal
Através desta tela são cadastrados todos os funcionários da empresa e opcionalmente, para fins de SEFIP, diretores e autônomos. Todas as informações requisitadas são importantes e utilizadas na geração de arquivos para Bancos, SEFIP, CAGED, Informe de Rendimento e RAIS.
Filtros iniciais
Uma vez realizados cadastros na tela, nos campos disponibilizados na parte superior, você poderá buscar algum funcionário para análise e/ou edição de seus dados.
O campo "Nome contendo" auxilia na localização de funcionários em casos que tem-se conhecimento apenas de parte de seu nome.
Você poderá buscar os funcionários de acordo com a "Função" que eles exercem na empresa; as funções aqui apresentadas, são as que foram previamente cadastradas na tela Funções.
É possível também selecionar os funcionários de acordo com o "Cargo" por eles exercido; os dados aqui apresentados para escolha, são previamente cadastrados na tela Cargos.
De forma similar aos campos anteriores, através do campo "Departamento" você poderá selecionar o(s) funcionário(s) desejado. Este cadastro é realizado através da tela Departamentos.
Por fim, através do campo "Situação" busque o funcionário desejado com base na sua conjuntura empregatícia junto à empresa. Você poderá escolher dentre as seguintes opções:
- Demitido;
- Atividade normal;
- Afastado sem remuneração;
- Afastado por acidente de trabalho;
- Afastado para serviço militar;
- Afastado por licença gestante;
- Afastado por doença acima de 15 dias;
- Transferido;
- Outros.
Iniciando um cadastro
Ao acionar o botão de inclusão "Cadastrar Funcionário", temos inicialmente o preenchimento dos seguintes dados:
A "Matrícula" se refere a uma numeração própria de cada empresa, que visa auxiliar na sua identificação do funcionário.
O campo "Código" é preenchido com a numeração que irá identificar o cadastro que está sendo realizado. Este preenchimento pode ser automaticamente, ou de forma manual; dependendo das configurações feitas através do botão "Configuração da tela", opção " Numeração", localizado no lado superior direito da tela.
Em seguida, obrigatoriamente informe o "Nome" e o "CPF" do funcionário.
Localizado à frente do campo CPF, temos o botão "Importar dados pré-cadastrados do cpf" que, ao ser acionado, será aberto o pop-up "Importe dados pré existentes do funcionário"; esta funcionalidade tem o objetivo de auxiliar na importação do pré-cadastro realizado na tela Registro Preliminar. Para que a busca seja efetuada, é necessário que o CPF do funcionário seja informado.
No alto deste pop-up teremos a marcação "Dados em maiúsculo" que ao ser efetuada, as informações pré-existentes do funcionário serão carregadas na tela em maiúsculo; se for mantida desmarcada, os dados ficarão em minúsculo.
Geral
A aba Geral é destinada as informações gerais da contratação do funcionário, como por exemplo, descrição das atividades, informações referentes ao Atestado de Saúde Ocupacional e eSocial.
Endereço
Esta aba concentra as informações acerca do domicílio e formas de contato do funcionário. O preenchimento do Endereço, Bairro e Cidade são obrigatórios.
Pessoais
A aba Pessoais, solicita a inserção de dados exclusivos do funcionário, bem como seu "Estado civil", sua "Naturalidade" e "Nacionalidade", entre outros. Você poderá também no campo "Imagem" salvar uma foto para melhor identificação do funcionário.
Ainda nesta aba, temos a seção "Estrangeiro" que será habilitada para preenchimento caso a Nacionalidade tenha sido definida com alguma informação diferente de Brasileiro.
Documentos
Teremos nesta aba, informações a respeito da documentação do funcionário; dados sobre o "Registro de identidade civil", "Carteira de Habilitação", "Carteira de Trabalho" e "Título eleitoral".
Admissão
Na aba Admissão, tem-se os dados a respeito do vínculo do funcionário com a empresa; são inseridas aqui informações acerca da "Data de admissão", "Tipo de admissão", "Dados para FGTS", entre outras.
Contrato
Esta aba agrupa informações acerca do Contrato do funcionário junto à empresa, ou seja, as condições acordadas entre as partes para realização do trabalho e seus correspondentes proventos.
Bancos
Nesta aba são inseridos os dados pertinentes à instituição financeira na qual o funcionário possui Conta Bancária e receberá seus rendimentos.
Lotação
Na aba Lotação, será realizado obrigatoriamente a inclusão de informações relacionadas à "Função" que o funcionário irá exercer, bem como o "Sindicato" ao qual ele pertence, seu "Departamento", as "Horas semanais" de suas atividades, entre outros aspectos.
Afastamento
A aba Afastamento é destinada ao preenchimento de dados referentes ao distanciamento do funcionário de suas funções, caso ocorra. Além disso, em caso de "Transferência" de empresa, estes detalhes também são incluídos nesta aba.
Observação: Para habilitar os campos desta aba para edição, ative o parâmetro "Permite editar a aba Afastamento - FPEDITABAAFAST".
Informações
Nesta aba são armazenadas as informações referentes ao último usuário que efetuou alguma modificação no cadastro do usuário, ou seja, seu Código/Descrição e a Data/Hora de tal alteração.
Deficiência
Esta aba é destinada ao cadastro de deficiências do funcionário.
Ao acionar o botão "Cadastrar deficiências do funcionário", você poderá cadastrar vários tipos de deficiências para o mesmo funcionário.
No campo "Observação deficiência", descreva as possíveis limitações para os casos de múltiplas deficiências ou qualquer informação relevante sobre qualquer tipo de deficiência.
Carga horária histórica
A carga horária de trabalho do funcionário é inserida nesta aba. Caso existam modificações nos horários, eles devem ser inseridos nesta aba, de modo que assim será possível acompanhar o seu histórico. Para alimentação desta aba, é necessário um cadastro prévio na tela Carga Horária.
Validações
A aba Validações é destinada à inserção de alguma Regra definida para o funcionário. As informações desta aba são cadastradas previamente através da tela Central de Certificações.
Histórico
Temos nesta aba o histórico dos dados a respeito da trajetória do funcionário na empresa. Podemos notar a "Referência", "Salário base", os "Departamentos" pelos quais ele passou, entre outros aspectos.
Dependentes
Nesta aba são inseridas as informações pertinentes aos dependentes do funcionário; como preenchimento obrigatório, temos, o "Nome", "Grau de parentesco" e a "Data de nascimento".
Anexos/Documentos
Esta aba é destinada à inserção de documentos e/ou anexos relacionados ao funcionário, que terão importância para a empresa.
Botão Outras Opções...
No botão Outras Opções..., temos as seguintes funcionalidades:
Consulta Reajuste de Salário
Ao acionar esta opção, é aberto um pop-up com esta mesma nomenclatura, na qual você poderá navegar entre os anos e verificar os reajustes salariais para o funcionário selecionado.
Importar dados pré-cadastrados
Esta opção tem o objetivo de auxiliar na importação do pré-cadastro realizado na tela Registro Preliminar. Para que a busca seja efetuada, informe o CPF do funcionário e acione o botão "Importar dados pré-cadastrados do cpf" para que os dados sejam importados.
Botão Trocar empresa
O botão "Trocar empresa" ao ser acionado, abre o pop-up "Selecionar Empresa" na qual será realizado a escolha da empresa que terá seus funcionários inseridos e/ou analisados. Basta optar pela empresa desejada e clicar no botão "Ok", para que os funcionários pertencentes àquela empresa sejam apresentados ou a partir disso possam ser inseridos:
A empresa escolhida terá seu nome em destaque no lado superior direito da tela.
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