Configurações > Cadastros > Pessoal
Através desta tela são cadastrados todos os colaboradores da empresa e opcionalmente, para fins de SEFIP, diretores e autônomos. Todas as informações requisitadas são importantes e utilizadas na geração de arquivos para Bancos, SEFIP, CAGED, Informe de Rendimento e RAIS.
Filtros iniciais Iniciando um cadastro
Aba Informações Aba Carga horária histórica
Aba Dependentes Aba Anexos/Documentos
Botão Outras Opções... Botão Trocar empresa
Filtros iniciais
Uma vez realizados cadastros na tela, nos campos disponibilizados na parte superior, você poderá buscar algum funcionário para análise e/ou edição de seus dados.
O campo "Nome contendo" auxilia na localização de funcionários em casos que tem-se conhecimento apenas de parte de seu nome.
Você poderá buscar os colaboradores de acordo com a "Função" que eles exercem na empresa; as funções aqui apresentadas, são as que foram previamente cadastradas na tela Funções.
É possível também selecionar os funcionários de acordo com o "Cargo" por eles exercido; os dados aqui apresentados para escolha, são previamente cadastrados na tela Cargos.
De forma similar aos campos anteriores, através do campo "Departamento" você poderá selecionar o(s) funcionário(s) desejado. Este cadastro é realizado através da tela Departamentos.
Por fim, através do campo "Situação" busque o funcionário desejado com base na sua conjuntura empregatícia junto à empresa. Você poderá escolher dentre as seguintes opções:
- Demitido;
- Atividade normal;
- Afastado sem remuneração;
- Afastado por acidente de trabalho;
- Afastado para serviço militar;
- Afastado por licença gestante;
- Afastado por doença acima de 15 dias;
- Transferido;
- Outros.
Iniciando um cadastro
Ao acionar o botão de inclusão , temos inicialmente o preenchimento dos seguintes dados:
O campo "Código" é alimentado com a numeração que irá identificar o cadastro que está sendo realizado. Este preenchimento pode ser automaticamente, ou de forma manual; dependendo das configurações feitas através do botão "Configuração da tela" , opção "Numeração", localizado no lado superior direito da tela.
Em seguida, obrigatoriamente informe o "Nome" do colaborador. A "Matrícula" se refere a uma numeração própria de cada empresa, que visa auxiliar na sua identificação do funcionário. Preencha por fim, o "CPF" do funcionário que está sendo cadastrado.
Localizado à frente do campo CPF, temos o botão "Importar dados pré-cadastrados do cpf" , que ao ser acionado será aberto o pop-up "Importe dados pré existentes do funcionário"; esta funcionalidade tem o objetivo de auxiliar na importação de dados do Currículo para candidatos através do módulo de Recrutamento e Seleção/W. Para que a busca seja efetuada, é necessário que o CPF de um funcionário seja informado:
No alto deste pop-up teremos a marcação "Dados em maiúsculo" que ao ser efetuada, as informações pré-existentes do funcionário serão carregadas na tela em maiúsculo; se for mantida desmarcada, os dados ficarão em minúsculo.
Endereço
Esta aba concentra as informações acerca do domicílio do colaborador. O preenchimento do Endereço, Bairro e Cidade são obrigatórios nesta aba.
Pessoais
A aba Pessoais, solicita a inserção de dados exclusivos do funcionário, bem como seu "Estado civil", sua "Naturalidade" e "Nacionalidade", entre outros. Você poderá também no campo "Imagem" salvar uma foto para melhor identificação do empregado.
Ainda nesta aba, temos a seção "Estrangeiro" que será habilitada para preenchimento caso a Nacionalidade tenha sido definida com alguma informação diferente de Brasileiro.
Por fim, na seção "Filiação" você poderá preencher o nome dos pais do funcionário.
Documentos
Teremos nesta aba, informações a respeito da documentação do funcionário; dados sobre a "Carteira de Identidade", "Carteira de Habilitação" e "Carteira de Trabalho do colaborador".
Admissão
Na aba Admissão, tem-se os dados a respeito do vínculo do funcionário com a empresa; são inseridas aqui informações acerca da "Data de admissão", "Data de opção de FGTS", entre outras.
Contrato
Esta aba agrupa informações acerca do Contrato do empregado junto à empresa, ou seja, as condições acordadas entre as partes para realização do trabalho e seus correspondentes proventos.
Bancos
Na aba Bancos, são inseridos os dados pertinentes à instituição financeira na qual o funcionário possui Conta Bancária e receberá seus rendimentos.
Lotação
Na aba Lotação, será realizado obrigatoriamente a inclusão de informações relacionadas à "Função" que o empregado irá exercer, bem como o "Sindicato" ao qual ele pertence, seu "Departamento", as "Horas semanais" de suas atividades, entre outros aspectos.
Afastamento
A aba Afastamento é destinada ao preenchimento de dados referentes ao distanciamento do colaborador de suas funções, caso ocorra. Além disso, em caso de "Transferência" de empresa, estes detalhes também são incluídos nesta aba.
Informações
Esta aba armazena as informações referentes ao último usuário que efetuou alguma modificação no cadastro do usuário, ou seja, seu Código/Descrição e a Data/Hora de tal alteração.
Carga horária histórica
A carga horária de trabalho do colaborador é inserida nesta aba. Caso existam modificações nos horários, eles devem ser inseridos nesta aba, de modo que será possível acompanhar as mudanças de horário de trabalho que o empregado fez parte. Para alimentação desta aba, é necessário um cadastro prévio na tela Carga Horária.
Validações
A aba Validações é destinada à inserção de alguma Regra definida para o funcionário. As informações desta aba são cadastradas previamente através da tela Central de Certificações.
Histórico
Temos nesta aba o histórico dos dados a respeito da trajetória do funcionário na empresa. Podemos notar a "Data de Referência", "Salário base", os "Departamentos" pelos quais ele passou, entre outros aspectos.
Dependentes
Nesta aba são inseridas as informações pertinentes aos dependentes do colaborador; como preenchimento obrigatório, temos, o "Nome", "Grau de parentesco" e a "Data de nascimento".
Anexos/Documentos
Esta aba é destinada à inserção de documentos e/ou anexos relacionados ao funcionário, que terão importância para a empresa.
Botão Outras Opções...
No botão Outras Opções..., temos as seguintes funcionalidades:
Consulta Reajuste de Salário
Ao acionar esta opção, é aberto um pop-up com esta mesma nomenclatura, na qual você poderá navegar entre os anos e verificar os reajustes salariais para o funcionário selecionado.
Importar dados pré-cadastrados
Esta opção tem o objetivo de auxiliar na importação de dados do Currículo para candidatos através do módulo de "Recrutamento e Seleção/W". Para que a busca seja efetuada, é necessário que o CPF de um funcionário seja informado:
No alto deste pop-up, informe o CPF e acione o botão "Importar dados pré-cadastrados do cpf" para que os dados sejam importados. Temos também a marcação "Dados em maiúsculo" que ao ser efetuada, as informações pré-existentes do funcionário serão carregadas na tela em maiúsculo; se for mantida desmarcada, os dados ficarão em minúsculo.
Botão Trocar empresa
O botão Trocar empresa ao ser acionado, abre o pop-up "Selecionar Empresa" na qual será realizado a escolha da empresa que terá seus funcionários inseridos e/ou analisados. Basta optar pela empresa desejada e clicar no botão "Selecionar", para que os colaboradores pertencentes àquela empresa sejam apresentados ou a partir disso possam ser inseridos:
A empresa escolhida terá seu nome em destaque no lado superior direito da tela:
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