MENSAGEM:
Vendedor não existe ou não pode ser usado aqui: PK[]
SOLUÇÃO:
De acordo com as possíveis causas da mensagem, listamos os procedimentos para correções:
1- Código informado incorretamente:
- Certifique-se que o código do vendedor informado no campo 'Vendedor' está correto.
2- Vendedor INATIVO:
- Acesse a tela 'Vendedores/Compradores' (Configurações » Cadastros) e confirme se o campo 'ATIVO' encontra-se marcado para o vendedor que está sendo utilizado.
- Em caso negativo, sintonize internamente se essa inativação procede, ou se poderá ser ajustada.
3- TOP com restrição:
Se a situação ocorre em lançamentos através do Portal (Vendas/Compras/Mov.Interna), anote o 'Tipo de Operação (TOP)' que está sendo utilizado e siga com as orientações abaixo:
- Acesse o cadastro de TOP’s (Comercial » Arquivo » Cadastros).
- Acione o botão 'Outras Opções' » 'Restrições/Exceções'.
- Verifique se existem regras vinculadas para 'Vendedor/Comprador'.
Restrições: Se o vendedor NÃO estiver incluído nessa lista, a mensagem será apresentada.
Exceções: Se o vendedor estiver incluído nessa lista, a mensagem será apresentada.
4- Central de Certificações:
- Caso a empresa utilize o módulo de 'Central de Certificação', é necessário averiguar se na tela de 'Central de Certificações' (Comercial > Avançado > Certificações > Central de Certificações) exista alguma regra definida para a empresa utilizada e se o usuário da operação está com alguma restrição vinculada (Tela 'Usuários'/ Aba Validações).
- Em caso positivo, sintonize internamente para compreender a necessidade dessa regra no processo da empresa, e assim alterar os dados do seu lançamento ou desativar a regra.
CAUSA:
Mensagem apresentada ao tentar executar alguma rotina do sistema com determinado código vendedor, que possui restrições de usabilidade e/ou encontra-se inativo.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.