MENSAGEM:
Volume alternativo não pode ser alterado. Já existem lançamentos para este produto/unidade. Esta operação não é permitida devido ao impacto no Sped Fiscal.
SOLUÇÃO:
Visto que não é permitido alterar informações de volume alternativo, quando já existem movimentações no sistema para o respectivo produto/unidade a ser alterado, será necessário avaliar entre as possibilidade destacadas abaixo, qual melhor se adéqua a sua empresa. Para tal, realize sintonias internas junto ao implantador do sistema e/ou usuários certificados com conhecimento no processo.
1- Excluir os lançamentos registrados com o respectivo produto/unidade:
- Caso as movimentações geradas para o respectivo produto/unidade sejam movimentos que permitam exclusão, sem impactos para a empresa, proceda com a mesma.
- Realizada a exclusão dos lançamentos que utilizaram tal unidade, será possível realizar os ajustes desejados no cadastro da 'Unidade Alternativa'. Após isso refaça os lançamentos.
- Esteja ciente que essa solução é recomendada para registros com poucas movimentações, como por exemplo uma única nota de compra.
2- Inative o produto atual, e realize o cadastro de um novo produto:
Caso essa alteração seja necessária após registro de movimentações que não podem ser excluídos, o sistema de fato não permitirá as alterações, por questões fiscais. Dessa forma, recomenda-se:
- Realize um ajuste de saída do estoque atual desse produto, em seguida inative o mesmo.
- Realize o cadastro de um novo produto que substitua esse, informando os cadastros de unidade corretamente. Realize um ajuste de entrada de estoque referente ao produto inativado.
- Para essa possível solução, atente-se ao fato de análises gerenciais referente o produto se tornarão "incompletas", visto que as movimentações do produto inativo deixarão de ser consideradas.
3- Inative a unidade alternativa "incorreta" e cadastre uma nova unidade:
- Como possibilidade, o cadastro de uma unidade alternativa com outra descrição de 'unidade', e inativação da unidade alternativa incorreta:
Por exemplo:
Unidade utilizada atualmente que encontra-se com cadastro incorreto:
Acessamos a tela 'Unidades' (Configurações » Cadastros » Produtos) e criamos:
- Unidade: CY
- Descrição: Caixa
Vinculamos a unidade alternativa CY no cadastro do produto, e essa passará a ser utilizada nas movimentações.
Para a unidade CX, basta desmarcar a opção 'ATIVO'.
Importante:
Essa terceira possibilidade deve ser alinhada internamente, principalmente se for utilizada nas movimentações de saída, visto que serão enviadas via XML/DANFE e poderá causar desconforto junto aos clientes, por não utilizar a 'Tabela Padrão de unidade de medida'.
CAUSA:
Mensagem apresentada ao tentar alterar informações de 'unidade alternativa' do cadastro do produto, quando já existirem movimentações/lançamentos para o respectivo produto/unidade.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.