Módulo: Configurações > Avançado > Envio de Mensagens
Esta tela apresentará os dados, de um pedido/nota, enviados por e-mail, em que você poderá visualizar se o e-mail de XML foi ou não enviado.
Você também poderá utilizar os Filtros disponíveis na tela para encontrar o(s) e-mail(s) desejados, desse modo, teremos a seção "Status" em que pode-se filtrar os e-mails por:
- Pendente de envio;
- Em processo de envio;
- Erro de envio; e
- Enviadas.
Se você desejar filtrar todos os status basta marcar a opção "Status".
Assim como por "Período de Entrada", "Email", "Parceiro", "Número Único Financeiro", "Número Nota" e "Nosso Número".
Tem-se ainda que no topo da tela teremos os botões:
Navegação: Por meio desses botões, você poderá passar dentre os e-mails que foram filtrados na tela.
Atualizar: Este atualizará as informações da tela.
Exportar: Aqui pode-se exportar a grade para PDF, tem-se ainda as opções "Exportar para PDF", "Exportar para planilha" e "Exportar para cubo".
Agendar: No pop up exibido ao pressionar este botão, informe o tempo em minutos para que a tela faça uma atualização automática de seus dados.
Nota: caso você informe zeros, a tela não será atualizada automaticamente.
Reenviar: Este irá reenviar os e-mails marcados na grade por meio da opção de seleção.
Ao selecionar o e-mail, será possível verificar no campo localizado logo abaixo o corpo da mensagem. Caso seja necessário, o usuário ainda poderá clicar no botão "Ver mensagem em HTML" para que a mesma seja apresentada neste formato. Ao lado é possível verificar o anexo do e-mail e para baixá-lo, basta clicar no botão "Baixar anexo" e salvá-lo no local de sua preferência.
Os e-mails que tiveram sucesso de envio serão apresentados na grade na cor verde, os que estão pendentes de envio na cor amarela e os que tiveram algum erro de envio são apresentados na cor vermelha.
Além disso, no filtro Status existe uma legenda indicando a que se refere cada cor, sendo:
- Pendentes de envio: Amarelo;
- Erro de Envio: Vermelho;
- Enviadas: Verde.
Nota: a medida que os e-mails vão sendo enviados, os arquivos de anexos vão sendo gerados e armazenados internamente no sistema. Estes arquivos são desnecessários a partir de um certo momento para o sistema e consomem um espaço significativo no disco. No parâmetro "Dias p/ vencimento de arquivos temporários - DIASVENCTFILE" informe o tempo que o arquivo ficará armazenado internamente. Após este período, ele será excluído para não ocupar espaço desnecessariamente.
Erro no Envio de E-mail
Quando o sistema não conseguir enviar uma mensagem do tipo e-mail, contendo documentos do tipo boleto e nota, uma mensagem de alerta será enviada ao usuário que comandou o envio.
Após 3 tentativas de envio de e-mail sem sucesso, o status do envio da mensagem é alterado para "Erro: não enviado". Além disto, o sistema grava essa mensagem de erro no banco de dados e emite um alerta na tela para o usuário que tentou enviar a mensagem, estando este logado ou não, informando que a mensagem não foi enviada. Tem-se o exemplo:
"A mensagem de e-mail para <EMAIL> com assunto <ASSUNTO> não pôde ser entregue, verifique"
Observação: caso não esteja logado no sistema e sua mensagem não tenha sido enviada, quando ele logar a mensagem será exibida nas notificações do sistema.
Comentários
4 comentários
Pergunto:
Eu consigo cancelar o envio de um e-mail, que esteja no Status de Pendente ou Em Processo de envio?
Boa tarde, José! Como vai?
O cancelamento do e-mail com os status Pendente e/ou Em processo de Envio só poderão ser cancelados via Banco de Dados.
Boa tarde!
Quando enviamos um e-mail Orçamento / Pedido vai uma mensagem padrão no corpo, exemplo:
Segue em anexo pedido de compra de número 73188 em formato pdf gerado em 19/03/2024 14:17.
Número Único: 4241597
Parceiro: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Valor: R$ 4,63
Esta é uma mensagem automática, favor não respondê-la.
É possível alterar ou não enviar essa mensagem padrão?
Olá, Newton.
Ainda não é possível alterar essa mensagem, porém, para que esta não seja enviada, basta não informar o e-mail de envio.
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