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A tela Notas Canceladas é onde você visualizará as notas que por algum motivo foram canceladas. A partir do momento que é cancelada uma nota fiscal, não é mais possível reverter este processo, sendo necessário lançar a nota fiscal novamente.
Os campos "Chave NF-e", "Nro. Protocolo Cancelamento", "Emissão NFe" e "Dt. Protocolo Cancelamento" desta tela, facilitarão o rastreamento das "Notas Fiscais Eletrônicas" que passaram pelo processo de cancelamento.
Você definirá no campo "Atualiza Livros Fiscais", em qual livro a nota será escriturada, não dependendo da configuração do Tipo de Operação - TOP que a mesma encontra-se vinculada. Diante disto, as opções disponíveis neste campo serão as seguintes:
Ao configurar a NF-e com a opção "Livro de entrada" tem-se que ao gerar o ICMS/IPI, a nota será escriturada como "Entrada" na tela Cadastro Livro ICMS/IPI, aba Geral, campo "Entrada/Saída".
Ao selecionar a opção "Livro de saída", gerando o ICMS/IPI da nota esta será alterada para a opção "Saída" no campo acima mencionado.
Caso a nota seja alterada para a opção "Ambos", esta será gerada como Entrada ou Saída, a depender da movimentação.
Selecionando a opção "Não atualiza", a nota não será gerada na tela Cadastro Livro ICMS/IPI.
As informações sobre as "Notas Fiscais Eletrônicas de Serviço" que passaram pelo processo de cancelamento, serão visualizadas através dos campos "Protocolo de Cancelamento (NFS-e)", "Data Cancelamento Prefeitura (NFS-e)" e "Tipo de Cancelamento NFS-e".
A marcação "NFS-e Cancelada Extemporaneamente" não é habilitada para edição, pois será ativada automaticamente quando uma NFS-e for cancelada nas telas Portal ou Central de Vendas.
A tela possui além do botão para criação de filtros personalizados através do assistente de filtros, um filtro rápido. Utilizando o filtro rápido o usuário poderá filtrar as notas por "Empresa", "Parceiro", "Tipo de Operação", "Período de Cancelamento" e "Nro. Único".
Ao clicar no botão "Cadastrar Nota Cancelada" para inclusão de uma nova nota, os campos "Número da Nota", "Número Único da Nota", "Série", "Modelo do Documento", "Empresa", "Cód. Parceiro", "Dt. de Neg.", "Dt. de Canc." e "Motivo" são habilitados para preenchimento, onde estes se tornam obrigatórios.
O botão "Excluir" permite a exclusão de notas canceladas, exceto nos casos em que:
Se algum dos seguintes campos não estejam vazios: Chave NF-e, Emissão NF-e, Nro. Protocolo NF-e, Nro. Reg. EPEC, "Nro. Protocolo Cancelamento", "Nro. Protoc. Canc. Esp." e "Modelo do Documento = 57".
Mensagem de validação apresentada ao tentar excluir alguma CT-e:
"CT-e cancelado não pode ser excluído".
Para NFS-e, caso alguns dos seguintes campos não estejam vazios: Código verificação NFS-e na tabela TGFNFSE (Arquivos da NFS-e) ligado à nota ou o campo NUMNFSE da TGFCAB_EXC ligado a nota.
Mensagem de validação apresentada ao tentar excluir alguma NFS-e:
"NFS-e cancelada não pode ser excluída".
Geração de arquivo XML
Na parte superior da tela é apresentado o botão "NF-e". Este botão é composto pelas seguintes opções:
- Gerar arquivo XML da NF-e cancelada e enviar por e-mail para o destinatário: ao acionar esta opção, a nota que estiver posicionada na seleção é enviada para o e-mail do destinatário da NF-e (assim como é feito nos Portais, contudo para notas canceladas).
- Gerar arquivo XML da NF-e cancelada para Download: por meio desta opção é aberta uma tela para realização do download do arquivo, onde será acrescentado ao nome do arquivo os dizeres "can.XML". Nos casos em que for realizado o download de vários "XML's", um arquivo zipado será gerado.
- Enviar Evento de cancelamento: esta opção deve ser acionada para enviar o evento de cancelamento da NFe para a SEFAZ.
Importante: caso o parâmetro "Gerar XML de aprovação e cancelamento? - GERAXMLAPROVCAN" esteja desativado, ao selecionar-se as notas e clicar nesta opção serão gerados apenas XML's de cancelamento; caso o referido parâmetro esteja acionado, serão gerados os XML's de cancelamento e aprovação.
O botão "CT-e" localizado também na parte superior da tela possui as seguintes opções:
- Imprimir Dacte Cte Cancelado;
- Gerar XML de cancelamento para CT-e;
- Enviar XML de CT-e cancelado por e-mail.
Nota: estas opções permitirão a exportação de XML de um CT-e Cancelado, tanto para download quanto para envio por e-mail e impressão do mesmo.
Observação: Quando for realizada a impressão do CT-e Cancelado, no documento irá constar a escrita "CT-e Cancelado" à fim de identificar que o documento encontra-se cancelado.
Nota: estas 3 opções também estarão disponíveis no botão CT-e do Portal de Vendas quando o "Tipo de Movimento" estiver configurado para "Canceladas".
Importante: estas funcionalidades só estarão disponíveis para Empresas que possuem o Produto CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO/W.
Comentários
2 comentários
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Você escreveu:
“ Oi, bom dia.
Eu exclui uma nota de entrada no sistema e o pedido não voltou a ficar pendente.
Nesse caso eu copiei o pedido para faturar novamente e fiquei com 2 pedidos no sistema.”
Bom Dia Diego.
Tudo bem?
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Equipe Service Desk Sankhya
Sankhya Jiva Gestão
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