Com o intuito de reduzir os custos com impressão e armazenamento físico, temos a integração do processo de Assinatura Digital de documentos (Sub-OS) no Sankhya-Om, com base no certificado digital.
Esta integração se dará juntamente a empresa Certillion (grupo Soluti). Sendo que, as funcionalidades relacionadas a assinatura digital só estarão disponíveis para as empresas que se enquadrem nos seguintes aspectos:
- Adquirir junto a Certillion o certificado digital;
- Possuir em seu contrato com a Sankhya o produto "30738 – Assinatura Digital de Documentos".
A seguir, trataremos dos detalhes sobre as configurações a serem executadas no sistema, bem como seu consequente comportamento:
Acessos
Primeiramente, é essencial que na tela de Acessos sejam configuradas as permissões de acesso pertinentes a assinatura digital para o(s) respectivo(s) usuário(s). Sendo que estas devem compreender a tela de Ordem de Serviço, bem como a tela de Executadas.
Certificado Digital
Na tela Certificado Digital, realize a associação do CNPJ/CPF de um parceiro com um certificado digital válido. O referido certificado será empregado pelo sistema para realizar a assinatura dos documentos.
Nota: Para cada CNPJ/CPF temos a possibilidade de efetuar somente um registro de certificado digital.
Solicitando a Assinatura Digital
Este tópico visa demonstrar a aplicabilidade da Assinatura Digital para documentos (Sub-OS) no Sankhya-Om. Uma vez que foram realizadas as configurações apresentadas nos tópicos anteriores, o sistema se encontra apto para executar o processo. Este recurso está presente na tela Ordem de Serviço, bem como a tela de Executadas.
Em ambas as telas temos os mecanismos para Execução, Anulação e Verificação da Assinatura Digital, onde cada tela contém suas especificidades. A seguir, trataremos das descrições de cada uma delas:
Ordem de Serviço
Ao utilizar a tela Ordem de Serviço, você pode solicitar a assinatura ou revogação de apenas um documento (Sub-OS) por vez. As possibilidades pertinentes a assinatura digital são apresentadas ao acionar o botão "Opções para Assinatura Digital da Sub-OS".
Por meio da opção "Solicitar Assinatura Digital", realize o pedido da assinatura digital do documento (Sub-OS) em questão:
Neste pop-up são apresentados os dados do solicitante e do destinatário da assinatura; os dados relevantes a solicitação podem ser descritos no campo "Mensagem".
Um documento (Sub-OS) assinado, não permite alterações em seus dados ou que a sua assinatura seja efetuada novamente. A opção "Revogar Documento Assinado" permite anular a assinatura e assim executar as devidas modificações. Sendo que, em caso excepcional o "problema" poderá ser alterado quando houver pelo menos uma Sub-OS com assinatura válida.
Observação: Ao revogar um documento (Sub-OS) é acrescentado ao final do seu nome o sufixo "_EXC". Assim como o documento assinado, o documento revogado será armazenado no seguinte diretório C:\Users\<usuario>\.sw_file_repository\Sistema\DocumentoAssinado. Sendo que, apenas a última versão revogada será mantida.
Para realizar uma análise do status atual da assinatura ou recarrega-lo, você pode utilizar a opção "Verificar Status da Assinatura".
A opção "Ver detalhes" estará disponível apenas para documentos (Sub-OS) já assinados. Aqui temos as informações de assinatura do documento, sendo que podemos realizar a visualização do documento em PDF ou o seu download.
Executadas
A tela de Executadas contém as mesmas opções apresentadas na tela Ordem de serviço, sendo que aqui você pode solicitar ou revogar as assinaturas de múltiplos documentos (Sub-OS), desde que estes sejam destinados para um único destinatário.
As opções para Assinatura Digital da Sub-OS são apresentadas na seção "Assinatura Digital", contudo temos a inclusão de três colunas que correspondem a seleção e demonstrativo de informações de cada documento (Sub-OS).
Através do botão "Solicitar", realize o pedido da assinatura digital do documento (Sub-OS) em questão:
Neste caso, temos somente a possibilidade de descrever os dados relevantes à solicitação no campo "Mensagem".
Ao acionar o botão "Atualizar Status" será recarregado o status de todas Sub-OS contidas na grade. Ocorrendo a atualização com sucesso, a seguinte mensagem será exibida:
"Operação concluída com sucesso. O status de cada Sub-OS pode ser verificado através das colunas 'Status Assinatura Digital' e 'Detalhes Status'."
Conforme dito anteriormente, a aplicação do botão "Revogar" permite a solicitação ou anulação da assinatura de múltiplos documentos (Sub-OS).
Nota: Caso a marcação "Agrupar por Ordem de Serviço" localizada no lado superior esquerdo da tela se encontre acionada, não será possível realizar solicitações de assinatura digital.
Histórico Assinatura Digital
Através da tela Histórico Assinatura Digital, você pode consultar os dados a cerca das solicitações de assinatura digital, podendo localizar e verificar de forma rápida e precisa as informações pertinentes ao status de cada Ordem de Serviço.
O painel de filtros localizado na parte esquerda da tela, permite refinar as informações através da configuração de filtros personalizados, filtros rápidos e/ou por um filtro de usuários.
Parâmetros que influenciam neste processo
Intervalo de tempo para o Job de Assinatura Digita - INTJOBASSINDIG: Este parâmetro determina o intervalo de tempo em minutos, ao qual a atualização de status da assinatura digital será executada. O valor padrão é de 10 minutos.
Timeout para Assinatura Digital de Documentos (horas) - TIMEOUTASSINDIG: Através deste parâmetro, você indicará o prazo máximo que uma solicitação de assinatura deverá aguardar para que seu status seja alterado para "Expirado".
Lista de serviços não assináveis digitalmente - SERVNAOASSIN: Por meio deste parâmetro, são apontados os serviços que não permitem a assinatura digital.
Diretório base para o repositório de arquivos - FREPBASEFOLDER: A assinatura do documento gera um arquivo em PDF para cada item contendo a descrição do problema da OS e a solução. Por padrão, cada arquivo será armazenado no diretório C:\Users\<usuario>\.sw_file_repository\Sistema\DocumentoAssinado. Este parâmetro permite alterar o caminho base para o repositório de arquivos.
URL WSDL para Assinatura Digital de Documentos - WSDLURLASSINDIG: Neste parâmetro é descrita a URL para assinatura digital de documentos (Sub-OS).
URL REST para Assinatura Digital de Documentos - RESTURLASSINDIG: Aqui será indicado, a URL REST para assinatura digital de documentos (Sub-OS).
AP ID fornecido pelo provedor de Assinatura Digital - APIDASSINDIG: Este parâmetro comportará o AP ID fornecido pela Certillion.
Tipo padrão de assinatura digital - TIPOASSDIGITAL: Este parâmetro contém as opções "Adobepdf" e "Cades", dentre estas, se a opção Adobepdf for selecionada, a assinatura contida no documento será validada pelo Adobe Reader.
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