Recrutamento e Seleção > Cadastros
O currículo é uma importante ferramenta para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o início do processo seletivo, e é ele que irá despertar o interesse e a curiosidade do examinador em conhecer pessoalmente o candidato. É a propaganda do concorrente, um documento que relata a evolução de sua carreira profissional e, portanto, deve ser elaborado com bastante prudência.
Assim, nessa tela você pode inserir diversos dados sobre o candidato, como também visualizar informações sobre os processos seletivos que ele já participou.
Vale ressaltar que no momento da inserção de um currículo, a quantidade e a qualidade de informações inseridas, podem proporcionar maior chance ao candidato quando selecionado, no caso do início de um processo de recrutamento.
Nota: Junto ao módulo Recrutamento e Seleção/Om, tem-se um opcional denominado "Recrutamento Web/Om", que consiste em um site (HTML), que deve ser vinculado ao Website da Empresa e ao Sankhya-Om; esta é uma alternativa, para que os candidatos através dele enviem seus currículos à Empresa.
O Recrutamento e Seleção/Om pode ser utilizado sem a aquisição desse opcional, entretanto, os currículos devem ser inseridos manualmente no sistema na tela Currículos.
A Implantação do Recrutamento Web/Om requer a leitura de dois documentos que acompanham o arquivo HTML, que hoje esta disponível no Portal do Cliente denominado Recrutamento Web. Esses arquivos possuem orientações sobre a instalação da extensão (responsável pela comunicação com o Sankhya-Om) e da configuração do HTML para comunicação com a página Web do Cliente.
Trataremos neste artigo, das configurações necessárias para realização do cadastro de currículo no sistema. São elas:
Painel de Filtros Informações Iniciais
Aba Considerações Gerais Aba Redes Sociais
Aba Deficiência Aba Cargos Pretendidos
Aba Perfil Área Profissional Aba Perfil Nível Hierárquico
Aba Perfil Requisitos Aba Formação
Aba Dependentes Aba Experiência Profissional
Aba Funções Desempenhadas Aba Processos de seleção que participou
Painel de Filtros
O lado esquerdo da tela, temos alguns filtros que visam auxiliar na apresentação dos currículos desejados.
Através do "Assistente de Filtro", você pode realizar a criação de um filtro personalizado, a fim de que sejam exibidos currículos específicos para cada situação.
Além do Assistente de Filtro, temos a possibilidade de configurar os seguintes campos para filtragem dos currículos:
Informe no campo "Data de inclusão", um intervalo de data em que os currículos foram inseridos no sistema.
Você pode realizar a filtragem dos currículos através do "Status" em que estes se encontram no sistema, de acordo com o andamento dos processos seletivos. Temos aqui, as seguintes opções:
- Todos;
- Aprovado e não contratado;
- Contratado externo;
- Convocado;
- Ex-funcionário;
- Funcionário;
- Reprovado;
- Cadastrado.
Algumas vagas exigem graus de escolaridade diferentes entre si. Caso seja necessário selecionar currículos de acordo com o grau de escolaridade, indique no campo "Grau de instrução". As alternativas são:
- Todos;
- Analfabeto;
- Até 5º Ano Incompleto;
- 5º Ano Completo;
- 6º ao 9º Ano Incompleto;
- Fundamental Completo;
- Ensino Médio Incompleto;
- Ensino Médio Completo;
- Superior Incompleto;
- Superior Completo;
- Mestrado Completo;
- Doutorado Completo.
Através do campo "Área de atuação", você pode selecionar os currículos buscando pela área de atuação de cada candidato.
Você pode realizar a filtragem dos currículos, por meio do "Nível Hierárquico" de cada um deles. Esta escolha é realizada através deste campo.
Através do campo "Perfil", você pode filtrar por um perfil específico.
Informações Iniciais
Nos casos onde não será realizado uma busca por currículos, e sim pelo seu cadastro, informe inicialmente alguns dados, no painel localizado na parte superior da tela.
O campo "Cód. Currículo" é destinado ao código do currículo que está sendo inserido. Essa informação pode ser gerada automaticamente, ou ainda, inserida manualmente; esta definição é realizada através da opção "Numeração", presente no botão "Configuração da tela", localizado no lado superior direito da tela.
Insira o "Nome Completo" do candidato possuidor do currículo.
No campo "Status" defina a situação cadastral do candidato. Temos as seguintes opções:
- Aprovado e não contratado;
- Contratado externo;
- Convocado;
- Ex-funcionário;
- Funcionário;
- Reprovado;
- Cadastrado.
Observação: Caso o campo citado anteriormente não seja preenchido no ato do cadastro, automaticamente ele irá assumir o status Cadastrado, podendo ser modificado nesta situação apenas para Reprovado.
A marcação "Ativo", define se o currículo está ativo ou não dentro do sistema, determinando assim, se poderá ou não ser utilizado nas demais rotinas do sistema.
O campo "Data de Inclusão" é preenchida automaticamente quando o cadastro é finalizado e consequentemente salvo.
Se for assinalada a marcação "Currículo Inapropriado", representa que o currículo não está apto a participar dos processos de Triagem.
Aba Dados Gerais
Nessa aba são inseridas as informações gerais, dados individuais referentes ao candidato. Assim, de forma sintetizada, são preenchidos os dados globais de cada candidato. Informações genéricas que são de comum preenchimento para todos os concorrentes a uma posição de trabalho.
Os campos sinalizados com um asterisco (*) são de preenchimento obrigatório, sendo eles, "Sexo", "Data de Nascimento", "Estado Civil", "Grau de Instrução" e "Nacionalidade". Os demais campos são preenchimento opcional, porém em um cadastro de currículo é importante que se tenha o máximo de informações possíveis, pois estas poderão apresentar detalhes que irão diferenciar um candidato de outro, interferindo diretamente no preenchimento de uma vaga de trabalho.
Por fim, no campo "Foto" você poderá a foto do candidato; esta inclusão facilita o reconhecimento do concorrente, em um momento futuro, caso este seja convocado para uma entrevista presencial.
Aba Endereço
Esta aba é destinada ao preenchimento das informações que irão auxiliar na localização do candidato.
Assim como na aba anterior, esta também conta com campos de preenchimento obrigatório, da mesma forma sinalizados com um asterisco (*); são eles, "Tipo Endereço", "Cidade" e "UF". Os demais campos, sendo estes de preenchimento facultativo, visam enriquecer os dados sobre a localidade do candidato.
Aba Considerações Gerais
Nesta aba temos um espaço destinado ao preenchimento de dados julgados relevantes pelo candidato; informações sobre sua personalidade, suas capacidades técnicas, entre outros pontos.
Aba Redes Sociais
Esta aba é destinada para o preenchimento das redes sociais que o candidato possui.
Aba Deficiência
Caso o candidato possuir algum tipo de deficiência, esta deve ser explicitada e detalhada nesta aba.
Esta aba é composta por alguns questionamentos que visam o entendimento da deficiência do candidato, caso ele contenha.
Você deverá se atentar para o preenchimento de dois campos, caso o candidato possua alguma deficiência; sendo eles, "Quais recursos utiliza para a realização do trabalho?" e "Recursos imprescindíveis para a acessibilidade no local de trabalho". No primeiro, realize a definição dos recurso que o candidato necessita para exercer suas atividades; são disponibilizadas as seguintes opções:
- Prótese;
- Lupas específicas;
- Muletas;
- Linguagem de sinais (Libra);
- Cadeira de rodas;
- Bengala;
- Aparelho ortopédico;
- Aparelho auditivo;
- Amplificador de som;
- Software de voz;
- Outros.
Já em relação ao segundo questionamento mencionado, você deve definir os recursos indispensáveis para que o concorrente tenha acesso ao local de trabalho. Temos as seguintes alternativas:
- Banco ou assento específico;
- Rampas;
- Elevador;
- Indicação em Braile;
- Outros.
Aba Cargos Pretendidos
Nesta aba, os candidatos podem selecionar todos os cargos que julgarem estar aptos a exercerem. Vale ressaltar que os cargos às vezes podem possuir títulos diferentes, porém funções equivalentes. A possibilidade de informar uma maior quantidade de cargos, permite aos candidatos maiores chances de colocação profissional, e permitem às empresas recrutarem uma quantidade mais abrangente de candidatos com aderência às suas necessidades.
Os "Cargos" são previamente cadastrados no sistema conforme sua estrutura organizacional, e disponibilizados nesta aba para que os candidatos efetuem a pesquisa, informando aqueles que desejarem.
Na sub-aba "Geral", a marcação "Candidato" será assinalada automaticamente pelo candidato quando este cadastrar o currículo no site da empresa, fora do Sankhya-Om.
Também é assinalada automaticamente, a marcação "Triagem", quando o usuário do sistema insere um currículo em um cargo através da tela de Triagem.
Aba Perfil Área Profissional
Informe nesta aba, a área ou as áreas nas quais os profissionais atuam.
As "Áreas" são previamente cadastrados no sistema conforme sua estrutura organizacional, e disponibilizados nesta aba para que os candidatos efetuem a pesquisa, informando aquelas em que melhor se enquadrarem.
Aba Perfil Nível Hierárquico
Nesta aba, é feita a definição do Perfil do Nível hierárquico ao qual o candidato melhor se enquadra. Os níveis hierárquicos, são previamente cadastrados no sistema conforme sua estrutura organizacional, e disponibilizados nesta aba para que os candidatos efetuem a pesquisa, informando aquelas em que melhor se encaixam.
Aba Perfil Requisitos
Esta aba é destinada a escolha dos perfis julgados como requisitos, aos quais o candidato se enquadra.
Aba Formação
Nesta aba, são inseridos os dados referentes a formação acadêmica do candidato. Além disso, você também pode inserir cursos, palestras, fóruns, congressos aos quais tenham participado.
Podemos considerar que as chances do candidato aumentarão conforme o preenchimento correto desta aba com todas as atividades voltadas ao seu desenvolvimento pessoal e específico.
Na sub-aba "Geral", temos o campo "Tipo" que está destinado ao preenchimento do tipo de curso no qual o candidato possui formação ou está se formando.
Já no campo "Curso", você realiza a inserção do nome do curso concretizado.
É necessário que seja informado o período em que o curso foi realizado. Essas informações são inseridas através dos campos "Data Início" e "Data Fim", sendo que o primeiro deles é de preenchimento obrigatório.
Caso o candidato tenha conhecimento da carga horária total do curso realizado, você pode indicar no campo "Carga horária em horas". O preenchimento deste campo também é adequado quando referido à seminários, palestras etc.
O campo "Instituição" está reservado ao preenchimento do estabelecimento de ensino na qual foi realizado o curso que está sendo cadastrado.
Aba Dependentes
Por meio da sub-aba "Geral" desta aba, você pode inserir alguns dados relacionados aos dependentes do candidato.
No campo "Grau" determine o grau de parentesco entre o dependente e candidato. Você pode indicar conforme as seguintes opções:
- Sogro(a);
- Filho(a);
- Esposo(a);
- Pai/Mãe;
- Inválido(a);
- Sobrinho(a);
- Outros.
Em "Data de Nascimento", informe a data de nascimento do dependente.
No campo "Sexo", determine qual o sexo do dependente do candidato.
Aba Experiência Profissional
Nesta aba, temos a sub-aba "Geral", onde você realizará o preenchimento dos dados relacionados às últimas práticas profissionais.
Os campos sinalizados com um asterisco (*) são de preenchimento obrigatório, sendo eles, "Nome da Empresa", "Tipo", "Data Início", "Último Cargo", "Cidade" e "Descrição Atividades".
No campo Descrição Atividades, é de suma importância que sejam informados dados verídicos e condizentes com as funções anteriores, de modo a facilitar o encaixe do candidato à nova vaga pretendida.
Os demais campos apesar de não serem obrigatórios, quando preenchidos irão enriquecer os dados referentes ao candidato e os locais nos quais ele exerceu suas funções.
Aba Funções Desempenhadas
Por meio dessa aba, realize a seleção das funções as quais o concorrente exerceu ao longo de suas vivências profissionais. É importante ressaltar que nesta aba você deve priorizar as funções que possuem alguma relação com os cargos pretendidos.
Aba Processos de seleção que participou
De acordo com o andamento dos Processos de Seleção, caso o candidato já tenha participado de algum deles, esta aba será alimentada com as informações referentes ao processo.
No alto da aba, é apresentado o "Número de seleção", que é o código do Processo de Seleção que o concorrente participou na empresa.
Logo abaixo, são exibidas 3 (três) sub-abas, "Geral", "Pontuação" e "Processos de Seleção que Participou"; somando as informações destas três sub-abas, temos a descrição do processo, a data em que este foi iniciado e finalizado, juntamente com a pontuação alcançada pelo candidato nas etapas do processo, além da listagem de todos os processos em que ele foi envolvido.
Na sub-aba Processos de Seleção que Participou, teremos também as sub-abas "Geral" e "Funcionário", em que nesta última você cadastrará as especificidades do candidato nas sub-abas designadas para tal.
Caso seja necessário visualizar informações mais específicas sobre os processos anteriores do candidato, como o desempenho do mesmo, você pode utilizar da opção "Detalhes da seleção", localizado no botão "Outras opções...", onde ao ser acionado, será aberta um pop-up contendo os dados da performance do concorrente por seleção, e por etapa/requisição.
Botão Outras Opções...
Ao acionar o botão "Outras Opções..." na parte superior da tela, temos duas opções:
Ao acionar "Adicionar na pré-seleção", será aberta um pop-up, contendo os processos de seleção que o candidato ainda não participou. Com um "duplo clique" sobre o processo desejado, o currículo selecionado será inserido em um novo Processo de Seleção.
A segunda opção "Remove Currículos" quando acionada, um pop-up será exibido para que seja feita a escolha da data limite para exclusão dos currículos; esta informação é inserida pelo campo "Remover currículos incluídos até". Além disso, teremos a seguinte mensagem de alerta, sobre a definitiva exclusão do currículo:
"Atenção: Esta opção exclui definitivamente os currículos. Antes de usá-la certifique-se que isso é seguro."
Observação: Para que seja possível efetuar a exclusão de currículos, é necessário que o usuário que que irá efetuar tal procedimento, tenha a permissão de exclusão liberada, através da tela Acessos.
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