Trataremos neste tópico da utilização da Central de Vendas, cujo layout dos Tipos de Movimento "Pedido de Venda" e "Nota de Venda", tenha sido configurado assinalando a marcação Usar PDV Web. Com esta configuração realizada, você pode trabalhar com uma nova forma de inserção de itens na Central. Assim, trataremos nesse artigo sobre os seguintes tópicos:
Novo documento na Central Botões da tela
Recebimento Variações na rotina
Simular formas de pagamento Descontos e Promoções no PDV Web
Parâmetros que influenciam esta rotina
Novo documento na Central
Ao dar início a inclusão de um novo documento na Central de Vendas, temos a visualização da seguinte tela:
Algumas informações são essenciais para inclusão dos itens no documento. São dados que serão utilizados para incluir o Cabeçalho do Pedido/Nota, ou seja, Parceiro, Empresa, Tipo de Operação - TOP e Tipo de Negociação. Essas informações também são necessárias para identificação do preço, desconto por quantidade, entre outros. O próprio layout pode conter valores padrões para esses campos. Para preencher esses dados, clique no botão "[F3] Identificar"; será aberto o pop-up "Nota/Pedido":
Nota: Os campos apresentados no pop-up Nota/Pedido serão configurados na tela Configurador de Layout da Nota, botão "Configurar layout do PDV Web", aba "Detalhes da venda".
Importante: Ao informar o Tipo de Operação - TOP que será utilizado, é necessário verificar se em sua aba Geral, o campo "TOP p/ Faturamento" se encontra configurado.
A definição dos dados do cabeçalho do documento (botão Identificar), deve ser realizada antes de dar início à inclusão dos itens. É possível ainda configurar para que estes campos contidos no pop-up Nota/Pedido sejam preenchidos automaticamente. Os dados a serem apresentados em cada campo, deverão ser pré-definidos no campo "Valor padrão" localizado no pop-up "Editando o campo 'xxx'" (xxx representa o campo selecionado para edição) acessado através do ícone em destaque na imagem abaixo:
Para inserção dos produtos no documento, informe o seu Código de Barras no espaço "F8] Inserir produto" e pressione "Enter":
Observação: Ao realizar a inserção de um produto no documento, caso um dos dados do cabeçalho do documento não esteja preenchido; teremos novamente a exibição do pop-up "Nota/Pedido" para inserção dos dados.
Nota: Caso seja informado um Código de Barras não existente, a seguinte mensagem será apresentada:
"Produto não encontrado com a referência: XXXXXXXXXXXXX"
Clicando na imagem representada pelo Código de Barras localizada junto ao campo de pesquisa (Inserir produto), temos a exibição do pop-up "Inserir/Remover produtos rapidamente" que apresenta as seguintes orientações para inclusão e remoção dos produtos da tela:
- 2*12345678910
Quantidade de vezes que o código de barras deverá ser adicionado para mais de uma unidade do produto;
- -12345678910
Remove uma única unidade do produto correspondente ao código de barras;
- 2-12345678910
Quantidade de vezes que o código de barras deverá ser retirado para mais de uma unidade do produto.
Vale salientar que o PDV Web irá agrupar os produtos de mesmo Código de Barras.
Existem produtos que possuem código de barras iniciando com o número "2" e com tamanho de 14 caracteres (informação esta, inserida no campo "Referência", localizado na aba Geral do Cadastro de Produtos); nesta situação, a interpretação feita pelo sistema, é que este item, se trata de um produto que é pesado em balança e vendido de acordo com seu peso, ou seja, todo o código de barras representa, "código de barras do produto (identificação) + preço + peso (quantidade)". Este comportamento é ativado pelo acionamento do parâmetro "Cód.barras = Cód.Prod./Preço/Qtd, qdo iniciado c/2 - CODBARDECOMP2". O sistema está apto a trabalhar no modo PDV Web com o parâmetro citado ativado.
Observação: Os parâmetros "Aceitar prod.repetido para Exec.diferente?- ACEITARPRODREPE" e "Aceitar produto repetido-ACEITARPRODREP" quando habilitados, permitem que seja inserida mais de uma linha do mesmo produto no documento. Ainda nesse contexto, considerando que seja inserido o mesmo produto, porém com local de origem e/ou controles diferentes, a inclusão de forma repetida será permitida, independente dos parâmetros mencionados.
Botões da tela
Nesta tela, temos os seguintes botões:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Identificar
Como já mencionado no tópico Novo documento na Central, o acionamento deste botão, apresenta o pop-up "Nota/Pedido" para inclusão dos dados do cabeçalho do documento, tais como Parceiro, Empresa, Tipo de Operação - TOP, Tipo de Negociação, Centro de Resultado e Natureza.
No pop-up Nota/Pedido, você pode também informar os campos "Desconto no total", "Percentual de Desconto" e "Vlr. do frete". Para isso, na tela Configuração do layout de PDV Web aba "Detalhes da venda" é necessário incluir os campos mencionados. Além disso, para editar os campos o parâmetro "com.aceita.desconto.pe.nota-DESCTOT" deve ser acionado.
Observação: O valor do frete será apresentado em cima do valor total quando o campo "Tipo do frete" estiver como "Incluso". Caso esteja como "Extra nota", o valor do frete não será exibido em cima do valor total cobrado.
Consultar produtos
Por meio deste botão, pode-se consultar os produtos com modelo de grade (conforme configuração realizada na tela de Cadastro de Produtos, aba Medidas e estoque, sub-aba Controle adicional, controlar por "Grade") e sem modelo de grade.
Para os produtos com modelo de grade, ao clicar duas vezes sobre o registro será apresentado um pop-up, onde você poderá definir as "Variações da grade".
Você também pode adicionar os produtos para venda, por meio deste botão. Para isso, clique no botão Consultar Produtos, depois, no campo "Busca por nome" pesquise pelo produto desejado, desse modo, ao selecionar o produto na grade o mesmo será inserido na tela do PDV Web.
Observação: Para utilizar esta configuração, assinale a marcação "Usar novo PDV Web", na tela Configurador de Layout da Nota, botão "Configurar layout do PDV Web", seção "Configurações Gerais".
Importar Pedidos
Por meio deste botão, você poderá realizar a importação de pedidos para a Central de Vendas|PDV Web. Porém, antes de acioná-lo é necessário efetuar as configurações abaixo:
- Na tela Tipos de Operação- TOP, aba Financeiro, campo "Atualização do Financeiro" selecione a opção "Provisionar";
- Depois, no Portal de Vendas efetue o lançamento de uma nota utilizando a TOP configurada anteriormente;
Feito isso, no PDV Web clique no botão "Importar Pedidos". Assim, no pop-up que será apresentado informe o número da nota que foi criada anteriormente e clique no botão "Buscar pedidos". Clicando no pedido, no painel a direita, pode-se visualizar os itens que foram incluídos.
Por fim, na parte inferior da tela você deverá selecionar uma "Série". Desse modo, ao clicar em "OK" o pedido será importado.
Editar
Ao acionar este botão, temos o pop-up "Alterar item" onde você pode realizar modificações na Unidade, Quantidade, Valor Unitário e Valor de Desconto dos itens, poderá também, editar o "Vendedor" de cada item inserido na nota. Ainda neste pop-up, tem-se o link Estoque disponível que ao ser acionado, exibe o estoque correspondente ao produto e possibilita a escolha dos correspondentes locais e controles dos itens, caso existam.
Na realização da edição de algum item, assim como ocorre na Central de Vendas, o modo PDV Web respeita a mesma configuração de digitação nos documentos definida no Cadastro de Produtos (aba Venda, campo "Digitação na nota").
Ainda na edição de itens, trabalhando com descontos, caso seja feita a inserção separadamente de um mesmo produto (uma linha distinta para cada item na tela de PDV Web), o desconto concedido será aplicado a todas as linhas deste mesmo produto.
Excluir
Este botão efetua a retirada do produto selecionado da listagem de produtos.
Observação: É válido mencionar que, o modo PDV Web também pode ser utilizado com documentos em andamento, ou seja com cabeçalho e itens já inseridos na Central de Vendas. Desta forma, quando é feita a edição e/ou exclusão de um item em modo PDV Web que já se encontrava na Central, ele será editado e/ou excluído do próprio PDV Web e também da Grade de Itens.
Receber
O acionamento deste botão, finaliza a inserção de itens e dá início ao Recebimento dos valores.
Importante: Ao Concluir a inclusão dos itens, caso algum deles possua alguma inconsistência, no canto inferior esquerdo da tela, tem-se os avisos a respeito do ocorrido; além disso, o produto em questão receberá uma coloração diferenciada em relação aos demais e no alto da tela, temos a respectiva quantidade de alertas encontrados que deverão ser corrigidos para que o processo possa ser concretizado:
Além disso, quando um cliente for informado na venda, e este possuir crédito, ao clicar no botão , o botão
, será exibido. Assim, informe o financeiro e o valor parcial, ou total que será compensado no pop-up "Crédito a compensar", desde que estes, estejam dentro do crédito que o cliente possui. Entretanto, para isso, é preciso realizar algumas configurações no sistema. Observe:
- Primeiramente, na tela "Configuração de Compensação", na configuração a ser utilizada na compensação, habilite a marcação "Crédito tradicional";
- Em seguida, na tela Tipos de Operação, aba Geral, na TOP utilizada, vincule o registro da Configuração de Compensação no campo "Configuração da compensação de crédito no PDV web".
Assim, quando houver o recebimento por Tipo de Título, a soma dos créditos será abatida do saldo a receber da nota. Porém, ao receber o pagamento com Tipo de Negociação, a soma dos créditos será subtraída das parcelas que já encontram-se no recebimento. {disponível na versão ≥ 4.13}
Cancelar
Por meio deste botão, será feita a exclusão de todos os itens presentes na tela, exceto aqueles produtos que já haviam sido inseridos Central diretamente na Grade de Itens.
Ações de Caixa
Nota: Este botão será apresentado apenas se o parâmetro "Utiliza abertura e fechamento de caixa do PDV Web - USAABFCAIXAPDV” estiver ligado.
Ao acionar este botão, será exibido o pop-up "Fechamento de Caixa" com as seguintes informações:
- Caixa;
- Usuário;
- Dt. Abertura;
- Saldo Inicial.
Neste pop-up, temos também os campos "Suprimento" e "Sangria" que são utilizados apenas para consulta. Na frente destes campos são exibidos os botões de mesma nomenclatura, para realizar suas respectivas operações.
Por meio do botão , pode-se realizar uma sangria para pagamento de despesas. Assim, ao clicar neste botão será apresentado o pop-up "Despesa", onde você deverá informar o "Tipo" como "Despesa" e preencher os campos "Parceiro", "Natureza", "Tipo de Título" e o "Valor" da baixa.
Feito isso, na tela Saldo Bancário será apresentado o novo "Saldo real em reais" e na tela Movimentação Financeira ao selecionar as marcações "Despesas" e "Baixados" será exibido o valor da baixa, conforme informado no pop-up Despesas.
Ainda no pop-up Fechamento de Caixa, na coluna "Informado" preencha os campos com os seus respectivos valores, são eles:
- A vista;
- A prazo;
- Parcelada;
- Cheque pré-datado;
- Crediário;
- Financeira;
- Cartão de crédito;
- Cartão de debito;
- Voucher;
- PIX.
Caso o usuário seja gerente de caixa e financeiro (tela Usuários, aba Segurança, seção "Controle", marcações "Gerente de caixa" e "Gerente do financeiro") os campos acima não poderão ser editados e será apresentada a coluna "Calculado".
Realizadas as configurações dos campos acima, você pode acionar os botões "Voltar" ou "Fechar Caixa". Ao clicar no botão Fechar Caixa, será realizado o fechamento do caixa e exibido o pop-up "Impressão Comprovante Fechamento" com os valores preenchidos na coluna Informado ou Calculado (caso o usuário seja gerente de caixa e financeiro).
Acionando o botão "Imprimir", o cupom será impresso e processo de fechamento será encerrado.
Observação: A impressão de comprovantes de fechamento de caixa, pode ser realizada apenas no modelo de impressão TXT.
Atalhos
Através deste botão, será apresentado o pop-up de "Mapa de Atalhos" possíveis de serem utilizados na tela, de modo a facilitar o manuseio da tela.
Voltar para a Central
Este botão, localizado na parte superior direita da tela, retorna o foco para a Central de Vendas.
Uma vez posicionado na Central, caso seja necessário retornar à tela de PDV Web, acione o botão em destaque na imagem abaixo:
Observação: O sistema conta com um recurso interno (job) que descarta automaticamente PDV's Web não finalizados e que não sofreram alterações nos últimos 15 (quinze) dias.
Ações
Serão apresentadas neste botão, ações que permitem a execução de tarefas específicas de forma rápida e descomplicada. Para cadastrá-las, acesse a tela Dicionário de Dados e busque o registro com os seguintes dados:
- Nome da tabela: TGFCAB
- Nome da Instância: CabecalhoNota
- Descrição da Instância: Nota/Pedido
Em seguida, na aba Ações registre a ação desejada.
Ressaltamos que, caso você não cadastre nenhuma ação nesta aba, o botão Ações ficará desabilitado.
[voltar ao subtítulo][voltar ao topo]
Recebimento
O recebimento dos valores das mercadorias será realizado com o acionamento do botão "Receber", no entanto algumas configurações serão necessárias para que este processo ocorra de forma correta. Iremos abordar cada um delas:
- Nas Preferências da Empresa, aba NF-e/NFC-e, "Seção NFC-e", habilite a marcação "Utiliza troco no PDV Web";
- As formas de pagamento do PDV Web, sendo elas Dinheiro, Cheque, Cartão de Crédito e Cartão de Débito, devem estar devidamente configuradas e associadas à um tipo de título. Esta associação é feita no cadastro de Tipos de Título, por meio dos campos "Tipo de pgto para NFC-e/NF-e/CF-e" (aba Geral) e "Operação CTF" (aba Preferências de Cartão). Além disso, habilite o parâmetro "Usa recebimento com carto (CTFClient)? - USARECEBCARTCTF" para que a comunicação entre o Sankhya Om e o TEF-AUTTAR seja realizada.
- Na tela Configurador de Layout da Nota, você deverá indicar através do campo "Tipo Recebimento" qual será a forma de recebimento a ser utilizada.
Deste modo, ao solicitar o recebimento o sistema estará pronto e levará em consideração o Tipo de Recebimento que foi selecionado. Sendo que, ao optar pela opção Ambos será necessário indicar um dos tipos para dar continuidade no processo:
Tipo de Título
Se o tipo de recebimento escolhido for Tipo de Título, ao concluir a venda a tela de recebimento será exibida contendo na sua parte esquerda as formas de pagamento configuradas para esse título.
Ao escolher a forma de pagamento e acionar o botão "Concluir", a venda será finalizada e rotina de emissão e impressão de nota será executada.
Considere o exemplo abaixo, utilizando a forma de pagamento Dinheiro:
Tem-se ainda que você poderá fazer o parcelamento quando o Tipo de Título for com "Cartão de Crédito - POS", para tal ação, basta você ligar a opção "Utiliza POS" (Tela Tipos de Título, aba "Geral"). Após confirmar o recebimento, informe as parcelas e poderá notar que no rodapé da nota na Central de Vendas irá constar a quantidade de parcelas informadas anteriormente.
Os pagamentos podem ser divididos em tipos de títulos diferentes, basta que você realize o cadastro dos títulos desejados na quantidade de parcelas que preferir na tela Tipos de Negociação aba Parcelas e, assim, no momento da venda, ao selecionar o Tipo de Negociação, os títulos cadastrados poderão ser selecionados.
Se o parceiro selecionado possuir crédito a compensar, ao inserir a forma de pagamento Tipo de Título, o sistema permitirá que você selecione a quantidade de parcelas onde os créditos para compensação estarão agrupados em apenas um item.
Quando uma compra for cancelada, você poderá escolher se deseja incluir uma nova compra ou cancelar a venda por meio dos botões "Incluir novo" ou "Fechar aba".
Tipo de negociação
Em relação ao tipo de recebimento Tipo de negociação, realize a seleção do Tipo de Negociação que será utilizado de acordo com a preferência do cliente e em seguida, a rotina de emissão e impressão de nota será executada.
Observações:
- Dinheiro e Cheque são as únicas formas de pagamento que podem gerar troco.
- Tratando-se do pagamento em cheque, o sistema solicitará que seja informado o CMC7 do cheque que está sendo utilizado. Conforme exemplo a seguir:
Observação: Se você desejar realizar a baixa automática no recebimento, primeiramente, habilite o parâmetro "Baixar título na central sem perguntar? - BXARTITSEMPERG" e configure o Tipo de Título para permitir baixa automática, na aba Fast Service, marcações "Utiliza no Fas Service?" e "Baixa automática". Realizadas estas configurações, a baixa automática já será realizada, bastando que você acesse o processo de venda dentro do PDV Web. Para validar a baixa do título, acesse a tela Movimentação Financeira.
Se o parceiro selecionado possuir crédito a compensar, ao inserir a forma de pagamento Tipo de Negociação, a compensação será realizada e se o valor entregue não for suficiente para cobrir o valor completo da compra compensada, o resto do valor será cobrado por meio do Tipo de Negociação.
Variações na rotina
Nesse tópico, apresentaremos algumas variações que poderão ocorrer no PDV Web. Observe:
![]() |
Pesagem de Produtos | ![]() |
||
![]() |
Controle de Grade |
Pesagem de Produtos
Alguns produtos podem exigir pesagem no ato de sua inclusão; para que este processo possa ser utilizado neste novo método de inclusão de produtos na Central, configure no Cadastro de Produtos, aba Medidas e Estoque, sub-aba Medidas, o campo "Registrar peso" correspondente ao item que deverá ter seu peso mensurado; temos quatro configurações possíveis:
- Pela balança: O peso será obtido por meio de balança (sem digitação do usuário);
- Balança manual: O peso poderá ser obtido pela balança, mas você também pode digitá-lo;
- Manualmente: O peso será digitado;
- Não registrar peso: O produto não necessita de pesagem.
Tendo um produto configurado para pesagem, seja pela balança ou de forma manual, um pop-up para registro do peso será exibido na inclusão do item:
O sistema realiza o cálculo do peso total do produto com base no peso informado manualmente ou obtido pela balança, multiplicado pelo valor do item:
Observação: Ao solicitar a alteração de um item que exige pesagem (botão "[F4] Editar"), no pop-up "Alterar item" também será possível obter o peso pela balança.
Nota: O peso capturado será salvo no campo "Quantidade" localizado na Grade de Itens da Central de Vendas.
Trabalhando com a obtenção de pesos dos produtos por meio de balança, é importante citar que atualmente o sistema suporta alguns modelos da marca DIGI-TRON. Para saber quais são os modelos aceitáveis, acione a equipe de Software Sankhya.
Controle de Grade
Se o produto inserido por código de barras possuir controle por grade, você poderá selecionar o tipo de sua preferência no pop-up "Variações Grade", conforme as configurações do produto na tela Cadastro de Produtos na aba Medidas e estoque, sub-aba Controle Adicional.
Por meio do botão Editar, através o campo "Controle", também é possível alterar essa configuração de forma a mudar o controle da grade de acordo com sua preferência.
Controle por série
Para que esta rotina funcione corretamente os parâmetros abaixo devem estar ligados:
- Usa Número de Série Global? - USACBGLOBAL;
- Utiliza a coluna Controle para controlar o estoque - UTILIZACONTROLE.
Ao incluir produtos controlados por Série, conforme configurações realizadas na tela Cadastro de Produtos aba Medidas e estoque, sub-aba Controle Adicional, será apresentado o pop-up "Número de Série" na qual pode-se selecionar múltiplas séries e incluí-las de uma vez na nota; esta seleção é realizada mantendo pressionada a tecla "Ctrl" no teclado e clicando nas séries desejadas.
Feito isso, ao concluir a venda será apresentada a tela de "Conferência de Série" onde você pode conferir a série do produto. Para isso, basta inserir o "Número de série" e confirmar a conferência.
[voltar ao subtítulo][voltar ao topo]
Simular formas de pagamento
Para realizar a simulação das formas de pagamento no PDV Web, é necessário efetuar as seguintes configurações:
- Primeiramente, ligue o parâmetro "Simula formas de pagamento na Central? - USASIMFORMAPGTO".
- Depois, na tela Configurador de Layout da Nota clique no botão
"Configurar layout do PDV Web", assim, no pop-up que será exibido marque a opção "Usar novo PDV Web" localizada na seção "Configurações Gerais".
- Ainda na tela Configurador de Layout da Nota, selecione no campo "Tipo Recebimento" a opção "Tipo de Negociação".
- Feito isso, acesse a tela Tipos de Negociação, aba Simulações e assinale as marcações "Disponível para simulação?" e "Permite edição simulação pgto.?". Se desejar, pode-se inserir a taxa de juros que também serão calculadas na geração das parcelas. Depois, na aba Parcelas, campo "Opção de digitação" selecione a opção "Digitar Prazo e Valor", para que seja possível modificar o valor das parcelas no pop-up de simulação.
- Agora, na tela Tipos de Título, aba Geral, marque a opção "Permite alteração no tipo de negociação".
Realizadas as configurações acima, acesse o Portal de Vendas e efetue o lançamento de uma nota. Depois, no PDV Web clique no botão "Simular formas de pagamento", desse modo, será apresentado um pop-up com os tipos de negociação que foram configurados:
Clicando sobre a linha, serão listados a direita do painel todas as parcelas referente a negociação selecionada, tendo como última coluna o botão "Editar". Ao clicar neste botão, será aberto um novo pop-up; nele você pode realizar a alteração do tipo de título ou do valor da parcela, conforme as configurações anteriores.
Clicando em "Confirmar", as parcelas presentes no pop-up de simulação terão seus valores atualizados, bem como os totalizadores no rodapé.
Por fim, clicando em "Usar esta simulação" o pop-up será fechado e os financeiros serão gerados conforme a simulação efetuada.
Descontos e promoções no PDV Web
Você também poderá, aplicar promoções especiais em determinados produtos, como por exemplo, uma promoção leve X e pague Y. Como essa promoção necessita de uma determinada quantidade para ser ativada, quando esta for atingida, seu preço será ajustado em escala conforme a quantidade Y de produtos ganhos.
Além disso, quando a quantidade X é atingida e mais produtos forem adicionados, os valores dos produtos fora da quantidade da promoção serão lançados normalmente, porém se esses produtos atingirem novamente a quantidade estipulada para a promoção, esta será ativada novamente.
Assim, para realizar o cadastro desses produtos, na tela Descontos Promocionais, clique no botão "Ir para Descontos Especiais" no registro da promoção.
Em seguida, cadastre o tipo de promocão de sua preferência, uma vez que estas podem ser "Sazonal", "Leve X pague Y" ou "Leve X ganhe um de brinde".
Os descontos dado nos itens, ou em determinado grupo de produtos, poderão ser inseridos independente se os produtos forem lançados juntos, ou separados na venda ao atingirem o número necessário para que o desconto seja concedido.
Além disso, quando houver um desconto no menu Identificador, ele será validado e posteriormente somado de acordo com o comportamento atual de desconto conforme as regras de limites configuradas no sistema. {disponível na versão ≥ 4.13}
Parâmetros que influenciam esta rotina
Quando o parâmetro "Usa Local Padrão no PDV Web? - LOCALPADRAOPDVW" estiver habilitado, fará com que o local do Estoque seja ignorado, e utilizará a rotina que busca o local padrão.
No campo "Texto" do parâmetro "Query complementar de busca Pedidos PDV WEB - BUSCPEDPDV", você pode criar uma query com determinados filtros para realizar buscas de pedidos no PDV Web, por meio do botão "[F10] Importar pedidos". Observe a seguir os filtros que poderão ser inseridos:
- TGFCAB CAB;
- TGFTOP TPO;
- TGFPAR PAR; e
- TGFVEN VEN.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.