Ensinaremos aqui, a utilizar a Central de Vendas cujo layout dos Tipos de Movimento "Pedido de Venda" e "Nota de Venda", tenham sido configurados com a marcação "Usar Checkout de produtos". Com ela, podemos trabalhar com uma nova forma inserção de itens na Central. Teremos:
Novo documento na Central Botões da tela
Novo documento na Central
Ao dar início a inclusão de um novo documento na Central de Vendas, tem-se a visualização da seguinte tela:
Os dados para inclusão do Cabeçalho do Pedido/Nota, como Parceiro, Empresa, Tipo de Operação - TOP e Tipo de Negociação. Essas informações também são necessárias para identificação do preço, desconto por quantidade entre outros. Até mesmo o layout pode conter valores padrões para esses campos. Para preenchê-los, clique no botão "[F3] Identificar", assim, o pop-up "Nota/Pedido" será aberto:
Importante: Os campos apresentados no pop-up Nota/Pedido serão configurados na tela Configurador de Layout da Nota, botão "Configurar layout do Checkout de Produtos", aba "Identificação".
A definição dos dados do documentação do documento (botão "Identificar"), deverá ser realizada antes da inclusão dos itens. Você também poderá configurar para que estes campos do pop-up Nota/Pedido sejam preenchidos automaticamente. Os dados a serem apresentados em cada campo, deverão ser pré-definidos no campo "Valor padrão" localizado no pop-up "Editando o campo 'xxx'" (xxx representa o campo selecionado para edição) acessado por meio do ícone em destaque na imagem abaixo:
Para inserção dos produtos no documento, informe seu Código de Barras no espaço "[F8] Inserir produto" e pressione "Enter":
Observação: Ao realizar a inserção de um produto no documento, caso um dos dados do cabeçalho do documento não esteja preenchido; o "Nota/Pedido" será exibido novamente para inserção dos dados.
Nota: Caso seja informado um Código de Barras não existente, a seguinte mensagem será apresentada:
"Produto não encontrado com a referência: XXXXXXXXXXXXX"
Quando você clicar na imagem representada pelo Código de Barras localizada junto ao campo de pesquisa (Inserir produto), teremos a exibição do pop-up "Inserir/Remover produtos rapidamente" que apresenta as seguintes orientações para inclusão e remoção dos produtos da tela:
- 2*12345678910
Quantidade de vezes que o código de barras deverá ser adicionado para mais de uma unidade do produto;
- -12345678910
Remove uma única unidade do produto correspondente ao código de barras;
- 2-12345678910
Quantidade de vezes que o código de barras deverá ser retirado para mais de uma unidade do produto;
Vale salientar que o Checkout de Produtos irá agrupar os produtos de mesmo Código de Barras.
Existem produtos que possuem código de barras iniciando com o número "2" e com tamanho de 14 caracteres (informação esta, inserida no campo "Referência", localizado na aba Geral do Cadastro de Produtos); nesta situação, a interpretação feita pelo sistema, é que este item, se trata de um produto que é pesado em balança e vendido de acordo com seu peso, ou seja, todo o código de barras representa, "código de barras do produto (identificação) + preço + peso (quantidade)". Este comportamento é ativado pelo acionamento do parâmetro "Cód.barras = Cód.Prod./Preço/Qtd, qdo iniciado c/2 - CODBARDECOMP2". O sistema está apto a trabalhar no modo Checkout de Produtos com o parâmetro citado ativado.
Observação: Os parâmetros "ACEITARPRODREPE - Aceitar prod.repetido para Exec.diferente?" e "Aceitar produto repetido - ACEITARPRODREP" quando habilitados, irão permitir que seja inserida mais de uma linha do mesmo produto no documento.
Botões da tela
- Como já mencionado no tópico Novo documento na Central, o acionamento deste botão, apresenta o pop-up "Nota/Pedido" para inclusão dos dados do cabeçalho do documento, tais como Parceiro, Empresa, Tipo de Operação - TOP, Tipo de Negociação, Centro de Resultado e Natureza.
- Ao acionar este botão, tem-se o pop-up "Alterar item" onde pode-se realizar modificações na Unidade, Quantidade, Valor Unitário e Valor de Desconto dos itens. Ainda neste pop-up, tem-se o link "Estoque disponível" que ao ser acionado, exibe o estoque correspondente ao produto e possibilita a escolha dos correspondentes locais e controles dos itens, caso existam.
Na realização da edição de algum item, assim como ocorre na Central de Vendas, o modo Checkout respeita a mesma configuração de digitação nos documentos definida no Cadastro de Produtos (aba Venda, campo "Digitação na nota").
Ainda na edição de itens, trabalhando-se com descontos, caso seja feita a inserção separadamente de um mesmo produto (uma linha distinta para cada item na tela de Checkout), o desconto concedido será aplicado a todas as linhas deste mesmo produto.
- Este botão efetua a retirada do produto selecionado da listagem de produtos.
Observação: É válido mencionar que, o modo Checkout também pode ser utilizado com documentos em andamento, ou seja com cabeçalho e itens já inseridos na Central de Vendas. Desta forma, quando é feita a edição e/ou exclusão de um item em modo Checkout que já se encontrava na Central, ele será editado e/ou excluído do próprio Checkout e também da Grade de Itens.
- O acionamento deste botão, finaliza a inserção de itens e os apresenta na Grade de Itens na Central de Vendas.
Importante: Ao Concluir a inclusão dos itens, caso algum deles possua alguma inconsistência, no canto inferior esquerdo da tela, teremos os avisos a respeito do ocorrido; além disso, o produto em questão receberá uma coloração diferenciada em relação aos demais e no alto da tela, tem-se a respectiva quantidade de alertas encontrados que deverão ser corrigidos para que o processo possa ser concretizado:
- Por meio deste botão, será feita a exclusão de todos os itens presentes na tela, exceto aqueles produtos que já haviam sido inseridos Central de Vendas diretamente na Grade de Itens.
- Através deste botão, será apresentado o pop-up de "Mapa de Atalhos" possíveis de serem utilizados na tela, de modo a facilitar o manuseio da tela.
Voltar para a Central - Este botão, localizado na parte superior direita da tela, retorna o foco para a Central de Vendas.
Uma vez posicionado na Central, caso seja necessário retornar à tela de Checkout de Produtos, pode-se fazê-lo por meio do botão em destaque na imagem abaixo:
Observação: O sistema conta com um recurso interno (job) que descarta automaticamente Checkouts não finalizados e que não sofreram alterações nos últimos 15 (quinze) dias.
Variações na rotina
Alguns produtos podem exigir pesagem no ato de sua inclusão; para que este processo possa ser utilizado neste novo método de inclusão de produtos na Central, configura-se no Cadastro de Produtos, aba Medidas e Estoque, sub-aba Medidas, o campo "Registrar peso" correspondente ao item que deverá ter seu peso mensurado; tem-se quatro configurações possíveis:
- Pela balança: O peso será obtido por meio de balança (sem digitação do usuário);
- Balança manual: O peso poderá ser obtido pela balança, mas o usuário também pode digitá-lo;
- Manualmente: O peso será digitado;
- Não registrar peso: O produto não necessita de pesagem.
Tendo-se um produto configurado para pesagem, seja pela balança ou de forma manual, um pop-up para registro do peso será exibido na inclusão do item:
O sistema realiza o cálculo do peso total do produto com base no peso informado manualmente ou obtido pela balança, multiplicado pelo valor do item:
Trabalhando-se com a obtenção de pesos dos produtos por meio de balança, é importante citar que atualmente o sistema suporta alguns modelos da marca DIGI-TRON. Para saber quais são os modelos aceitáveis, acione a equipe de Software Sankhya.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.