Em alguns navegadores de internet, vem se tornando complicado o uso de plugins (um plugin ou módulo de extensão, é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas
maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica). Plugins do tipo "jre" estão com sua utilização comprometida; o Google Chrome por exemplo, paralisou definitivamente a utilização do jre.
Com base nestas modificações, para realização de impressões no sistema, foram buscadas algumas alternativas para suprir a necessidade da utilização de plugins, onde a mais viável foi a criação de uma aplicação Java que será executada na máquina do usuário do sistema, e será responsável por efetuar as impressões. Esta aplicação tem o nome de Jiva Web Connection.
Jiva Web Connection - Configurações
Identificação de computadores no Web Connection
Cubo - Variáveis de Filtros e Seleção de Campos
Passos iniciais
Para utilização desta funcionalidade, é necessário primeiramente:
- Realizar a baixa/instalação da aplicação no site Jiva na parte de downloads;
Importante: A versão 1.0 do Web Conection é compatível com a versão 3.12 do Jiva-Om e/ou versões inferiores; já a versão 2.0, trabalha em compatibilidade com o Jiva-Om, desde que este se encontre a partir da versão 3.13 e/ou superiores.
Observação: Caso o Jiva Web Connection tenha sido instalado em uma pasta que não seja a do usuário da máquina, a aplicação deverá ser executada como Administrador (botão direito do mouse, opção Executar como administrador).
Realizar-se no sistema, na tela "Configurações > Avançado > Preferências" a configuração de dois parâmetros, sendo eles:
- Utilizar aplicação externa para impressão? - USAAPPIMPRESSAO: Ao ativá-lo, o sistema entende que a aplicação externa de impressão será utilizada; caso o parâmetro esteja desativado, o sistema irá tentar utilizar o plugin de impressão normalmente. Para que uma modificação na configuração do parâmetro tenha efeito, a tela de impressão deve ser fechada e aberta novamente; a ativação deste parâmetro implica que o Jiva Web Connection seja instalado em todas as máquinas em que as opções de impressão no sistema serão utilizadas;
- Porta onde irá rodar a aplicação de impressão - PORTAPPPRINT: Este parâmetro se refere a porta na qual o Jiva-Om tentará encontrar a aplicação externa de impressão para se comunicar (padrão: 9096). Assim como o parâmetro anteriormente citado, para que uma alteração neste parâmetro tenha efeito, a tela de impressão deve ser fechada e aberta novamente.
Importante: O parâmetro PORTAPPPRINT e a porta onde está "rodando" a aplicação devem possuir a mesma informação; caso a porta onde a aplicação funciona seja alterada, deve-se informá-la corretamente na configuração do parâmetro mencionado.
Através do Jiva Web Conection, tem-se também a possibilidade de utilizar a função de "visualização de cubos". A configuração de uso desta funcionalidade, depende da ativação do parâmetro "Utilizar aplicação externa para visualizar cubo? - USAAPPCUBO". Pode-se visualizar um cubo, através da tela "Financeiro > Gerente > Análise Financeira", por exemplo. A ativação deste parâmetro implica que o Jiva Web Connection seja instalado em todas as máquinas em que as opções de visualização de cubo no sistema serão utilizadas.
Jiva Web Connection - Configurações
Aba Geral
Diretório: Informe neste campo o caminho padrão para onde o aplicativo da Receita efetua a importação das tabelas dinâmicas. O Web Connection irá buscar os arquivos através deste diretório; você poderá buscar o diretório através do botão de Pesquisa localizado à frente do campo. O diretório possui um valor padrão e caso não seja informado nenhum valor, o que será salvo no arquivo de configuração
do Web Connection será:
C:/Arquivos de Programas RFB/Programas SPED/ECF/recursos/tabelas
Tipo Execução: Por este campo, define-se como será a forma de execução do Web Connection. Tem-se duas opções:
- Ao iniciar web connection: Na inicialização do Web Connection ela fará a verificação se existem tabelas a serem atualizadas e existindo, fazer o envio. Se esta opção estiver selecionada, ele fará essa verificação/envio apenas em sua inicialização. Somente se o Web Connection for reiniciado será feita outra verificação/envio;
- Todos os dias: Na inicialização do Web Connection, será feita a verificação se existem tabelas a serem atualizadas e existindo, fazer o envio. Se esta opção estiver marcada, ele criará uma "Thread" que ficará executando durante todo o tempo que o Web Connection estiver em execução, e a cada 24 horas ela irá verificar se há novas tabelas para envio; se houver o envio será feito (opção interessante para quem não desliga sua máquina).
Informe o Ano: Através deste campo, informa-se o ano para o qual se deseja importar as tabelas ECF.
Nota: Serão informadas as referências anteriores em um período de 6 anos, atualizando sempre de 6 em 6 anos. Como por exemplo, inicia-se no ano de 2014 a primeira tabela de layout ECF e vai até o ano de
2019. No próximo ano será de 2015 até 2020.
Nesta aba tem-se dois botões que possuem o seguinte comportamento:
Testar: O Web Connection fará um teste de conexão através da URL informada e irá verificar se o diretório informado é realmente um diretório e se existem arquivos dentro dele. Ao final do teste uma mensagem de sucesso ou erro, será apresentada.
Enviar Agora: O Web Connection irá compactar todos os arquivos existentes no diretório informado e enviá-los independente do histórico de tabelas já enviadas anteriormente.
Observação: Sempre que o Web Connection enviar arquivos para o Repositório de Arquivos do Sankhya-Om, ele irá salvar em uma lista de histórico quais foram os nomes desses arquivos enviados. Na próxima
vez que for executada, se o arquivo estiver nesta lista ele não será enviado, a menos que o usuário tenha clicado no botão "Enviar Agora", pois dessa forma o Web Connection enviará todos os arquivos independente do histórico.
Aba Integração balança
Inicialmente, tem-se a opção "Não usa" que será selecionada quando não se utilizar a integração com balanças.
DIGITRON
Através desta opção, tem-se a integração com balanças do tipo Digitron.
Porta de comunicação: Na porta de comunicação é configurada a porta que a balança está instalada; nesta deve ser configurada exatamente a porta a qual a balança está instalada, pois caso seja informada outra porta, a comunicação não será realizada impossibilitando buscar o preço retornado pela mesma.
Frequência de transmissão: A balança e o software que realiza a leitura devem estar na mesma frequência, pois ambos precisam se comunicar corretamente. Se um estiver com uma frequência mais alta
que o outro, pode-se ter erros de leitura do peso. O padrão é "9600" que é o valor geralmente utilizado pelas balanças.
Tempo de espera de estabilização: Nessa opção, define-se o tempo de timeout, ou seja, um tempo que o sistema deverá aguardar para que a balança retorne o peso estabilizado de acordo com o esperado. Caso este tempo exceda, será apresentada uma mensagem informando que não foi possível estabilizar a balança a tempo. Este tempo é fornecido em segundos.
Filizola (IDM)
Por meio desta opção, tem-se a integração com balanças do tipo Filizola (IDM).
Além dos campos Porta de comunicação e Frequência de transmissão e Tempo de espera de estabilização descritos na opção anterior, será necessário verificar no manual da balança as informações pertinentes
aos campos "Databits", "Stopbits", "Paridade".
A marcação "Testar (obter peso)" serve para verificar se a leitura da balança está sendo efetuada corretamente; de acordo com as configurações efetuadas.
Toledo (P3)
Ao optar por essa opção, ocorrerá a integração com balanças do tipo Toledo (P3).
Os campos presentes nesta opção, são os mesmos elencados na opção Filizola (IDM).
Outra - Serial
Esta opção possibilita a integração com qualquer balança do tipo Serial.
Além dos campos já descritos acima, será necessário verificar no manual da balança as informações pertinentes aos campos "Expressão para captura do peso", "Início da string de leitura", "Fim da string de leitura" e a "Casa decimal".
Tempo de espera de estabilização: Nessa opção, define-se o tempo de timeout, ou seja, um tempo que o sistema deverá aguardar para que a balança retorne o peso estabilizado de acordo com o esperado. Caso este tempo exceda, será apresentada uma mensagem informando que não foi possível estabilizar a balança a tempo. Este tempo é fornecido em segundos.
Utiliza-se a marcação "Ativar log?" para gerar registros de leitura da balança em um arquivo de log. Estes registros são utilizados para auxiliar na configuração da balança.
Impressão
Nesta aba tem-se a listagem das impressoras disponíveis para impressão. Além disso, pode-se imprimir páginas de teste para verificar o funcionamento de cada impressora.
Visualizar/Exportar
Além da possibilidade de visualização, é possível "exportar grades" geradas pelos Dashboards e pelas telas no novo formato (HTML5) para o Web Connection através da opção "Exportar para cubo". Ambas as opções de visualizar e exportar para cubo, estão localizadas no lado superior direito das telas:
Importante: Mantendo-se os dois parâmetros "USAAPPIMPRESSAO" e "USAAPPCUBO" desligados, o comportamento do sistema se mantém inalterado.
Identificação de computadores no Web Connection
O Web Connection conta com um recurso que permite através dele, a identificação de computadores. Para que isso ocorra, se faz necessária a configuração do parâmetro "USAAPPIDENT - Utilizar aplicação
ext. para identificar computador?"; a ativação deste parâmetro implica que o Jiva Web Connection seja instalado em todas as máquinas em que o Jiva-Om será acessado; ao ativar o referido parâmetro, tem-se além dele, o seguinte comportamento:
- Na tela Usuários, aba Segurança , realiza-se para os usuários que irão acessar a aplicação, a marcação "Acessar apenas por computadores liberados?".
- Deste modo, ao acessar a aplicação, será exibida uma mensagem de que o computador em questão não possui acesso ao sistema, sendo necessário preencher o campo "Observação" e clicar-se no botão "Solicitar liberação".
- A partir disso, acessa-se o Jiva-Om com o usuário liberador e localiza-se a tela Liberação de Computadores "; nesta tela, identifica-se o usuário que realizou a solicitação de liberação e altera-se o campo "Status Solicitação" para "Liberado".
Feito isso, com o Web Connection instalado, atualizado e em execução, a repetir a tentativa de login, este será executado com sucesso.
Cubo - Variáveis de Filtros e Seleção de Campos
Atenção: A partir deste trecho, teremos orientações aos usuários da ferramenta de construção de Cubos, onde estes poderão utilizar os novos recursos de seleção personalizada de campos e as novas variáveis para configuração de filtros.
Criação de parâmetros com as novas variáveis:
A nova interface de criação de parâmetros permite a configuração de duas novas opções, sendo elas, "campo requerido" e uma "tabela" que pode ser utilizada para mostrar na tela uma pesquisa de registros.
Caso o campo seja configurado como não requerido, seu preenchimento se torna opcional na visualização do cubo. Se for escolhida uma tabela do sistema para o campo, ele é exibido na tela como uma busca de registros, permitindo ao usuário selecionar o valor desejado de acordo com algum dos campos da tabela, no caso de Parceiro, Nome, Cidade, E-mail, por exemplo.
O novo filtro é criado com a seguinte sintaxe: /*{entity=;req=}*/
Sendo que para req, s é para o campo requerido e n para campo opcional. O campo abaixo é exibido como uma pesquisa na tabela de Parceiro e é um campo obrigatório.
No exemplo passado na imagem acima, tem-se a seguinte "Expressão do Filtro":
:Cód.Parc.: > ?/*{entity=Parceiro;req=s}*/
Selecionando-se com o cursor do mouse o parâmetro "?" que se deseja editar, faz-se com que o botão de editar filtro apareça na tela.
Ao clicar no botão é aberto o pop-up de edição de variáveis. Além disso, é possível editar o status de obrigatoriedade (todo campo é criado por padrão como obrigatório), ou ainda selecionando outra tabela do sistema para o filtro.
Ao clicar na lupa, será aberta a busca no cadastro de tabelas disponíveis para a criação do parâmetro:
O filtro abaixo foi criado à partir da sintaxe citada anteriormente. Este filtro permite a digitação direta do código desejado no campo de texto, além da busca dos registros da tabela salvos no sistema.
Após a configuração do novo parâmetro para o cubo, clicando-se na lupa, o filtro criado permite a busca no cadastro para o preenchimento do filtro; neste exemplo, uma pesquisa de parceiro pelo Nome do Parceiro:
A imagem seguinte exibe o filtro de parceiro com um registro selecionado para filtrar; caso o usuário queira, é possível clicar em "Executar" para visualizar o cubo com todos os campos selecionados, com os registros filtrados por este parceiro.
Para visualizar o cubo, todos os campos obrigatórios de filtros devem ser preenchidos, tais campos serão destacados com um "*" (asterisco) na cor vermelha, tal como o campo "Data Baixa", em destaque na imagem.
A funcionalidade de seleção de campos, em destaque na imagem, permite a seleção de apenas alguns campos para visualização; esta função será detalhada mais adiante neste documento.
Aba de seleção de campos:
Nesta aba, pode-se selecionar, dentre os campos disponíveis para este cubo, os campos que se deseja visualizar. Além disso, é possível agrupar os campos de data por dia, semana, mês, trimestre e ano.
Tanto a seleção de campos para visualização, quanto o agrupamento por data, são estratégias para melhorar o desempenho do cubo, diminuindo o tráfego de dados com o servidor e permitindo uma melhor navegação nos dados.
Pode-se salvar a seleção para visualizar posteriormente. A opção fica disponível, quando o usuário está com a opção "[Padrão]" selecionada para criar uma nova seleção, ou quando posicionado em uma seleção criada anteriormente para salvar possíveis alterações feitas. Deve-se fornecer um nome para identificar a seleção criada.
A opção de excluir torna-se disponível sempre que estiver escolhida uma seleção criada pelo usuário, ou seja, não é possível excluir a seleção padrão.
As opções de agrupamento de data se tornam visíveis, quando é selecionado um campo de data na lista de campos de dimensão.
Para selecionar um campo como campo de valor, este deve ser do tipo numérico, tal como Valor do desdobramento de um financeiro, por exemplo.
Observações Importantes
- Como já informado, a porta de comunicação deve ser a mesma do parâmetro "PORTAPPPRINT" do Jiva-Om.
- A memória RAM deve ser configurada de acordo com a necessidade para o caso de visualização de cubos (Aba Geral > Memória utilizada).
- O tipo de carregamento de cubo Banco de dados, pode ser usado Durante a utilização de algumas funcionalidades do Jiva Web Connection, particularidades relacionadas a acessos via "https://" ou "http://" nos browsers (navegadores de internet - Firefox, Google Chrome), podem ocasionar problemas na visualização de cubos e impressões; para solucioná-los, deve-se realizar a atualização da aplicação para a versão 2.0 disponível no site http://downloads.jiva.com.br/.
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