⦁ Introdução
O ‘Pessoal+’ é um produto que compõe o conjunto de soluções do Sankhya OM, que concede à empresa o poder de realizar a gestão de todos os processos da folha de pagamento em uma única plataforma, utilizando inteligência artificial e uma visão de fluxos da organização que possibilita a identificação de eventuais gargalos nesses processos.
⦁ Conhecendo o Pessoal+
Para ter acesso ao Pessoal+, é necessário primeiramente acessar o Sankhya OM com usuário ‘SUP’ e liberar acessos aos usuários que vão executar as rotinas do sistema.
⦁ Guia Pessoal+
Para te apoiar nas configurações do sistema, além dos cursos disponíveis na Universidade Sankhya, temos o ‘Guia Pessoal+’, que pode ser localizado através da barra de pesquisa situada na parte superior da tela, ou pelo menu “Pessoal+ >> Consultas >> Guia Pessoal+”. Esse guia é iniciado por uma breve explicação sobre o nosso produto. Importante dizer que ele foi elaborado seguindo o fluxo previsto para o processo, desde as configurações até o cálculo da folha. Navegue pelos tópicos através dos botões localizados à esquerda do guia. Ao clicar em um botão, são exibidos os tópicos disponíveis e o conteúdo de cada tópico.
O Guia também pode ser acessado a partir da maioria das telas do Pessoal+. Para isso, basta acionar o botão ‘Ver guia Pessoal+’ no canto inferior direito. Ao acionar esse botão, o usuário será levado ao guia, já posicionado no conteúdo relacionado ao cadastro ou rotina.
O Guia Pessoal+ também facilita a navegação entre os diferentes tópicos do guia ou até mesmo para as rotinas citadas em seu conteúdo. Esse ícone simboliza que há um Lançador para outra tela, ou seja, sempre que encontrá-lo você poderá ser redirecionado para outro tópico no Guia ou para determinada rotina necessária ao processo que está sendo apresentado.
⦁ Botões disponíveis
Depois que conhecermos o Guia Pessoal+, outros recursos relevantes também precisam ser apresentados. Além do acesso ao guia, por exemplo, todas as telas do Pessoal+ trazem outros recursos na parte inferior da tela, como o ‘Chat’ . Como os botões e suas finalidades são diferentes dependendo da rotina, sempre observe quais funcionalidades estão disponíveis nesta área. Ao passar o cursor sobre cada botão serão apresentadas legendas sobre suas funções.
⦁ Personas do sistema
O ‘Pessoal +’ foi concebido em torno de quatro personas principais:
⦁ Governo
⦁ DP (Departamento Pessoal)
⦁ Líderes
⦁ Funcionários
Dentre estas personas, os usuários Líderes e de DP são usuários chaves nas tomadas de decisão.
Já o Governo não interage com o Pessoal+, mas é cliente das informações por ele geradas, através do recolhimento de tributos e da entrega de obrigações acessórias relacionadas à folha de pagamento, previstas na legislação trabalhista.
Antes de iniciar a parametrização do ‘Pessoal +’, é importante entender quais são as responsabilidades das personas que interagem diretamente com o sistema: DP, Líderes e Funcionários.
⦁ DP
O usuário “DP” é um dos usuários chave na tomada de decisão. É quem utilizará a ferramenta diariamente e, por isso, ele tem acesso a quase todas as rotinas, consultas e cadastros do sistema. Diante disso, o usuário do DP, poderá, dependendo das definições de acesso, realizadas no “Painel de Configurações”:
⦁ Solicitar, aprovar e rejeitar requisições de:
⦁ Admissão, férias, rescisão, ponto, benefícios, transferência, afastamento, dados cadastrais, alteração de cargos e salários, exclusão de benefícios;
⦁ Calcular a folha;
⦁ Realizar cadastros e configurações gerais da folha, como Eventos, Regras de cálculos, Configuração de permissões, Configurações de integrações financeiras;
⦁ Acessar o Gerenciador de DP, que permite a visualização de notificações da timeline, onde estão dispostas as requisições com status de ‘aguardando aprovação’, do histórico de requisições aprovadas e reprovadas para cada funcionário, e permite ainda o acompanhamento em tempo real de notícias do eSocial e Ministério da Economia;
⦁ Gerenciar as folhas.
⦁ Líderes
Da mesma forma que os usuários de DP, o usuário “Líder” também é chave nas tomadas de decisão, sendo que este exercerá o papel do gestor da empresa, tendo acesso a alguns recursos relevantes ao processo de gestão de pessoal, que são:
⦁ Visualizar o conteúdo do Painel de Lideranças: que permite realizar análises diversas, consultar informações dos liderados e abrir a tela de lançamento de requisições;
⦁ Da mesma forma que o usuário de DP, o Líder também pode solicitar, aprovar e rejeitar requisições de:
⦁ Admissão, férias, rescisão, ponto, benefícios, transferência, afastamento, dados cadastrais, alteração de cargos e salários, exclusão de benefícios;
⦁ Realizar a gestão de pendências das requisições dos liderados.
⦁ Funcionários
O acesso de “Funcionário” é universal a todos os colaboradores da empresa, que podem realizar solicitações e consultas através do “Portal RH”, relacionadas à gestão do seu contrato com a empresa. No Portal os Funcionários podem:
⦁ Solicitar férias;
⦁ Realizar ajustes e registro de ponto;
⦁ Consultar informações sobre o histórico de suas remunerações;
⦁ Requisitar alterações em seus dados cadastrais;
⦁ Consultar na Timeline o status das solicitações.
⦁ Considerações finais
O Pessoal+ foi desenhado através da definição de personas que visam permitir a gestão das atividades e melhor comunicação entre os setores, e conhecemos as responsabilidades de cada persona no processo.
Esperamos que esse conteúdo tenha oferecido uma visão introdutória do Pessoal+.
Comentários
4 comentários
Olá, não encontrei a informação para poder imprimir o TRCT
Você pode imprimir acessando o gerenciador de folhas > Clicar sobre o cálculo da rescisão realizada > Lado esquerdo terá os documentos > Rescisão (TRCT).
Cheila, obrigado pela informação. Encontrei a solução!
Para poder imprimir o recibo TRCT, precisa configurar os eventos do TRCT dentro das regras de cálculo.
Senão fizer esta configuração, o botão Rescisão (TRCT) não é exibido.
Sim, previamente precisa configurar os campos com os eventos. E depois seguir o passo a passo citado anteriormente.
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