Este artigo mostra as etapas necessárias para cadastrar uma empresa no sistema, com o objetivo de usar os recursos de folha de pagamento do módulo Pessoas+.
Principais cadastros |
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Cadastro da empresa | Cadastro Empresa Pessoal |
Painel de Configurações |
Cadastro da empresa
Módulo: Configurações > Cadastros > Empresas
Antes de começar a usar o Pessoas+, a empresa precisa estar registrada no sistema com as seguintes informações:
Dados básicos
Na aba Geral, informe a Razão Social e Razão Abreviada, CNPJ ou CPF, código da Empresa Matriz, Inscrição Estadual e Municipal, o Número de Proprietários, bem como, o nome do Principal Titular e seu CPF.
Endereço
Na aba Endereço, informe os dados referentes à localização da empresa e sua página na web, assim como, os dados de contato.
Informações fiscais
Na aba Naturezas, indique o Cód. Município, Natureza Estabelecimento, Natureza Jurídica e Atividade Econômica.
Preencha os demais campos conforme o regime tributário e atividade econômica da empresa.
Clique no botão Salvar para confirmar o cadastro.
Painel de Configurações
Módulo: Pessoal+ > Configurações > Painel de Configurações
Com a empresa cadastrada, acesse o Painel de Configurações para preparar o ambiente do Pessoas+. Nesse momento, atualize os relatórios da base para liberar modelos importantes para o funcionamento da folha de pagamento. Acione, então, o botão Atualizar relatórios da base, que disponibiliza na tela Relatórios Formatados uma série de documentos padrões necessários aos diferentes processos. Alguns destes modelos serão adicionados, mais adiante, ao cadastro da empresa para a folha.
Cadastro Empresa Pessoal
Módulo: Configurações > Cadastros > Pessoal > Empresas
Realizado o cadastro das informações fiscais da empresa, já é possível inserir as configurações para a ativação da folha de pagamento.
Acesse a tela Empresas, clique no botão Cadastrar Empresa Pessoal e, no campo Empresa, informe o código da empresa que foi cadastrada anteriormente ou utilize o auxílio do botão de pesquisa. Em seguida, marque que a empresa está ativa para ser usada nas rotinas do sistema.
Na aba Informações Gerais:
- escolha o registro fiscal e a regra de cálculo previamente cadastrados;
- indique a data de referência, sendo o mês em que a folha começará a funcionar no sistema;
- defina se a empresa será centralizadora, centralizada ou independente na geração das obrigações;
- indique se a empresa é sindicalizada ou mudou de endereço no ano base;
- marque se o sistema deve gerar a matrícula do funcionário de forma automática;
- indique se o sistema permitirá solicitar abono de férias e férias fracionadas pelo Portal RH;
- preencha o grupo e as datas de entrada no eSocial, conforme o cronograma oficial.
Se a empresa usar o Portal RH, defina nesta aba, os modelos de holerite e ponto. Eles podem ser os padrões do sistema ou personalizados.
Nota: os Modelo hollerit e Modelo Ponto foram adicionados ao banco de dados através do botão Atualizar relatórios da base do Painel de Configurações. Porém, é possível cadastrar um novo relatório através da tela Relatórios Formatados e em seguida indicá-lo nesta tela, se for preciso a personalização de um modelo específico.
Também é possível ativar ou desativar opções como:
- impressão ou envio por e-mail dos documentos;
- integração com o Portal RH;
- visualização de evolução salarial, extrato de ponto, programação de férias;
- permissão para férias antecipadas e batida de ponto online.
Na aba Informações para RAIS, apenas indique se a empresa esteve em atividade no ano base. As demais informações são preenchidas automaticamente com base nas contribuições feitas.
Preencha na aba Informações para a DIRF os dados necessários para a geração da DIRF:
- marque se houve pagamento de rendimentos a pessoas no exterior;
- informe se houve cisão, fusão, incorporação ou liquidação;
- indique o CPF do responsável pelo CNPJ;
- adicione os dados de contato da pessoa responsável pelo preenchimento, como contador ou profissional de DP.
Na aba Pagamentos, defina os dias de pagamento, as contas bancárias para salário e FGTS, e se o sistema deve sugerir automaticamente a data de pagamento. Você pode configurar essa data com base em dias úteis ou dias fixos.
Informe também as contas bancárias utilizadas, que devem estar previamente cadastradas na tela Contas.
Na aba Contabilização, indique a empresa de contabilidade que receberá os valores da folha e das provisões de férias e 13º salário. Caso deseje, informe também o centro de resultado.
Se a empresa participa do PAT, na aba Programa de Alimentação do Trabalhador marque essa opção e indique como a alimentação é oferecida. Os percentuais informados devem somar 100%.
Na aba Etapas de Processos de Seleção, você pode vincular processos seletivos à empresa para organizar o cadastro de candidatos e admissões.
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