⦁ Como cadastrar CBO, Cargos e Funções
⦁ Pessoal+ » Configurações » Painel de Configurações
Antes de realizar o cadastro de Cargos e de Funções é importante que os códigos da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) relacionados aos cargos da empresa já estejam disponíveis na base de dados.
Como a CBO é uma classificação padrão instituída pelo governo federal, o cadastro deve respeitar a codificação definida pela portaria ministerial. Pensando nisso, nossa solução permite que a lista da Classificação Brasileira de Ocupações seja atualizada automaticamente. Para tanto, utilize o botão ‘Importar CBOs padrões do sistema’ situado no canto inferior direito da tela ‘Painel de Configurações’.
Depois de realizada a importação, você pode consultar as CBOs importadas ou realizar ajustes diretamente no cadastro de CBOs.
⦁ Pessoal+ » Cadastros » CBO
Para cadastrar uma CBO no Pessoal+ acesse a tela disponível no menu Pessoal + » Cadastros
» CBO.
Como realizamos a importação, na tela inicial clique na opção “Mostrar grade” para visualizar os registros já disponíveis.
Note que a lista de CBO já está disponível mas que a coluna “Tipo do Horário Noturno” ainda está vazia. Seu preenchimento é opcional, pois essa informação é observada prioritariamente no cadastro de sindicatos. O “Tipo do Horário Noturno” identifica o tipo do trabalhador para efeitos do cálculo do adicional noturno, conforme atividade que desempenhar.
Essa informação pode ser utilizada diretamente na grade ou, se preferir, através da visualização do registro em modo formulário. Alterne para o modo formulário através de um duplo clique no registro desejado ou do botão “Modo Formulário (F6)”.
No nosso exemplo, vamos considerar que o trabalho desempenhado pelos colaboradores dessa empresa é do tipo “Urbano”.
Se for necessário cadastrar uma nova CBO, clique no botão “Cadastrar CBO...” ou acione a tecla “F8” no seu teclado.
Insira o código de até 6 dígitos correspondente a descrição que deseja incluir, preenchendo também o “Tipo do Horário Noturno” da forma apresentada.
⦁ Configurações » Avançado » Preferências
Normalmente a CBO é associada ao cadastro de cargos, que é o agrupador das funções. Se necessário, este padrão pode ser alterado através da preferência “Onde Utiliza o CBO?” (FPUTILIZACBO). Em nosso case exemplo, manteremos a preferência como ‘Cargo’.
⦁ Pessoal+ » Cadastros » Função
Função é o conjunto das atividades desempenhadas por um cargo. Diante dessa definição, podemos inferir que as funções devem ser vinculadas aos cargos e, para tanto, precisam estar disponíveis quando o cadastro dos cargos vier a ser realizado.
Para cadastrar uma função acesse a tela ‘Função’. Acione o botão [+Novo Registro] na tela inicial ou o botão “Cadastrar Funções (F8)” . Preencha a “Descrição” da função e o campo “CBO” que, embora seja obrigatório, pode ser preenchido com o código “0” (zero), uma vez que definimos que a CBO será vinculada no cadastro de “Cargos”.
A parte inferior da tela apresenta as abas “Competências”, “Função Curso” e “Tarefas”, que são utilizadas no processo de Gestão de Pessoas, oferecendo as informações necessárias para a avaliação de desempenho. Essas informações não são necessárias em nosso case exemplo.
Uma vez cadastradas as funções previstas para a empresa, elas já estão disponíveis para serem vinculadas ao cadastro de cargos.
⦁ Pessoal+ » Cadastros » Cargo
O acesso ao cadastro de cargos pode ser feito digitando o termo “Cargo” na barra de pesquisa. Para incluir um novo cargo, clique no botão “Novo registro” da
tela inicial, ou no botão “Cadastrar Cargos (F8)” se já estiver no modo grade ou formulário do cadastro.
Será solicitada uma descrição para o cargo e o código de CBO correlato. Vale dizer que a mesma CBO pode ser utilizada por vários cargos, ou seja, a estrutura de cargos da empresa, para efeitos de controle, normalmente é bem mais analítica que a lista prevista na Classificação Brasileira de Ocupações. A CBO é enviada ao eSocial através do vínculo estabelecido entre o Funcionário e seu cargo.
As informações consolidadas desta tabela são utilizadas por todos os empregadores e contribuintes obrigados à apresentação do eSocial, na validação de diversos eventos, entre os quais podemos citar o cadastramento inicial, a admissão, a alteração de dados contratuais, dentre outros.
⦁ Aba Descrição Analítica Cargo
Essa aba possui um campo livre para descrever atividades e aspectos comportamentais relevantes para o profissional ocupante de cada Cargo. Poderá ser utilizada para informar quaisquer dados que a empresa julgar necessários. É o local ideal para “Descrever” e “Classificar” o ‘Cargo’.
⦁ Aba Missão
A aba ‘Missão’ também pode ser conhecida com o nome de “Responsabilidades”, ela pode ser utilizada para que sejam definidos os objetivos de cada Cargo dentro da organização.
⦁ Aba Funções
Nesta aba são inseridas as ‘Funções’ inerentes a cada ‘Cargo’ dentro da empresa, sendo que estas já devem estar previamente cadastradas.
As abas “Carreira” e “Níveis por Cargo” são utilizadas no processo de Gestão de Pessoas. Já as abas “Cargos Pretendidos”, “Características”, “Etapas do Processo de Seleção”, por sua vez, são utilizadas no processo de Recrutamento e Seleção. Estas abas, portanto, não serão necessárias no momento, e seu preenchimento será descrito em detalhes nos cursos dedicados a esses processos.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.