A partir de 01 de janeiro de 2021 os navegadores de mercado (Chrome, Firefox, Edge), em função do fim do suporte à tecnologia Flash, deixarão de exibir as telas (nativas e de extensões) com o layout anterior. Dessa forma, somente as telas no novo layout em HTML5 serão suportadas nos navegadores de mercado.
Essa mudança não afeta o Navegador Sankhya, que possui suporte embarcado ao flash. Então não se preocupe!
Preparamos algumas perguntas e respostas com as dúvidas mais comuns:
Por que as telas com layout antigo não serão exibidas nos navegadores de mercado?
-
A tecnologia usada no layout antigo utiliza o Flash Player. Conforme anunciado pela Adobe, empresa desenvolvedora do Flash, em julho de 2017, a empresa irá interromper a atualização e distribuição do Flash Player após 31 de dezembro de 2020. Este anúncio foi feito em colaboração com várias empresas - dentre eles Apple, Facebook, Google, Microsoft e Mozilla - que emitiram anúncios complementares com mais detalhes técnicos sobre o fim da vida útil do Flash Player.
- Os motivos que levaram a empresa a tomar a decisão está relacionada a falha de segurança e incompatibilidade com tecnologia mobile.
|
Qual o impacto dessa decisão para o ERP Sankhya?
Nossa solução possui dois tipos de layout de telas. Vamos chamá-los de antigo e novo, para simplificar.
- O layout antigo está presente em um grande número de telas e depende do flash player para serem utilizadas.
- O novo layout, que começou a ser desenvolvido em 2017, utiliza tecnologia HTML5 e não depende de nenhum plugin para funcionar. Assim, para o novo layout, nada vai mudar.
Dessa forma, a partir de janeiro/2021, você conseguirá utilizar o ERP Sankhya com as telas no novo layout em HTML5. Para as telas com layout antigo, o Navegador Sankhya continuará dando suporte normalmente.
|
Todas as telas do ERP serão convertidas?
- Não. Algumas telas ficaram de fora da conversão por serem telas que não são mais utilizadas ou que são específicas de alguns clientes.
- Porém, em torno de 90% das telas nativas com o layout antigo entraram na lista para serem convertidas.
- Para as telas que não serão convertidas o sistema exibe um aviso ao acessá-las.
|
Todas as telas convertidas já estão disponíveis?
- Não. Primeiramente as telas são disponibilizadas em beta, durante o processo de estabilização. Em seguida, são disponibilizadas para todos os clientes.
- Para ver as telas em beta é necessário ligar o parâmetro “HTML5BETA”, que vem desligado por padrão. Observação: As telas em beta são identificadas por meio de uma tarja no topo da tela.
- Através da tela “Status Conversão HTML5” você pode acompanhar o status de todas as telas que serão convertidas.
|
Vou precisar atualizar para a última versão para usar as telas com novo layout em HTML5?
- As telas convertidas para HTML5 estarão disponíveis na versão 4.5 ou superior.
- Recomendamos, inclusive, que mantenha sempre o build da versão atualizado.
|
Vou conseguir utilizar as telas adicionais nos navegadores de mercado?
- Sim. As telas adicionais já são convertidas automaticamente para HTML5, tanto as novas quanto as antigas.
- Portanto, basta utilizar as telas com o layout em HTML5.
|
Tenho extensão criada por um fornecedor terceiro que possui telas com layout antigo. Vou continuar usando nos navegadores de mercado?
- Não. Somente no Navegador Sankhya.
|
Tenho extensão com tela no layout antigo e desejo utilizar nos navegadores de mercado. É possível?
- Entre em contato com a empresa que desenvolveu a extensão para realizar a conversão para HTML5.
- Nosso framework já está disponível há muito tempo, e melhora a cada dia para que os fornecedores possam realizar a conversão das extensões.
|
Quais são os principais benefícios das telas com novo layout?
- Os principais destaque são a nova roupagem (UI e UX) com recursos que promovem maior produtividade e a utilização de tecnologia padrão de mercado.
|
O Navegador Sankhya é bom?
- Sim. O Navegador Sankhya utiliza a mesma tecnologia do Chrome.
- Com ele a navegação fica restrita apenas ao sistema (incluindo WPM, Datasync, etc.), além da comodidade de embarcar todos os plugins necessários, como Flash Player e Web Connection.
- Ele ainda manterá o suporte à todas as telas nativas ou de extensões não convertidas.
|
Nunca usei o Navegador Sankhya, como devo proceder?
-
Acesse o artigo do Navegador Sankhya na Central de Ajuda. Você vai encontrar todas as informações necessárias. Clique aqui para acessar.
|
Comentários
4 comentários
Não consigo encontrar uma versão do navegador Sankhya que funcione nos MacOSs mais novos. O que está acontecendo? Como vamos acessar o sistema nos Macs depois do fim do suporte ao Flash? Vocês precisam resolver isso urgentemente!
Olá Fabrício.Boa Tarde!
Já se encontra disponível novamente o arquivo de instalação do Navegador para MACOs.
Navegador Sankhya MacOs
Dúvidas estamos a disposição
Equipe Service Desk Sankhya
Sankhya Jiva Gestão
Tenho um monte de representantes que utilizam o sistema, mas só possuem celular ou tablet, quando terá a disponibilidade de acesso via android e ios?
Olá Patrick.
Tudo bem?
As soluções Sankhya, dispõe de alguns App para uso em Smartphones/Tablet, como Sankhya Vision, Tasks, OK, GPD e outros.
Porém, nossa aplicação ainda não esta totalmente convertida para HTML5, o que implica em usabilidade de alguns recursos, como lançamento de pedidos e faturamento em soluções Mobiles.
Alguns clientes têm recursos de terceiros, que serve como Mobilidade para captação de vendas, onde posteriormente são descarregados para a aplicação, com toda a validação possível (Estoque, Financeiro e etc).
Fique a vontade para agendar uma visita de um Consultor da Unidade para maiores esclarecimentos.
Dúvidas estamos a disposição.
Equipe Service Desk Sankhya
Sankhya Jiva Gestão
Por favor, entre para comentar.