⦁ Introdução
A tela ‘Acessos Pessoal Mais’ tem a finalidade de gerenciar os funcionários da empresa, permitindo criar novos usuários, liberar os primeiros acessos, e indicar quem é o líder responsável pelo recebimento de requisições da cada persona no sistema.
⦁ Acessos Pessoal Mais
A tela de ‘Acessos Pessoal Mais’ pode ser aberta a partir do botão disponível no Painel de configurações.
Ou, se preferir, a tela pode ser acessada diretamente através do menu Rotinas do módulo Pessoal +.
Uma vez aberta, podemos utilizar o painel de filtros, ao lado esquerdo, para facilitar a busca de funcionários através da empresa, departamentos ou pela situação do funcionário. Importante que esteja logado no sistema com um usuário que tenha empresa vinculada a ele. Para ilustrar, vamos filtrar apenas os funcionários da “Empresa Modelo”.
Caso deseje procurar diretamente pelo nome do funcionário, é disponibilizado o campo de pesquisa, indicado pela ‘lupa’, na parte superior da tela.
Definidos os filtros, os funcionários serão listados na tela em ‘cards’, identificados de acordo com sua situação: atividade normal, demitido, transferido ou afastado.
Selecionando um funcionário ou mais, serão habilitados no canto inferior direito da tela os botões “Criar Usuário OM”, “Atribuir/Remover Líder”, “Liberar Acesso PortalRH”, “Remover Acesso PortalRH” e “Ver Guia de Acessos Pessoal+”.
⦁ Botão Criar Usuário OM
O botão “Criar Usuário OM” será utilizado para criação de usuários para os funcionários selecionados a partir das informações do cadastro de cada um, sendo vinculados automaticamente seus dados.
Clique no card do funcionário que deseja criar o usuário, utilizando nosso case exemplo, marque a ‘Funcionária X’.
Acione o botão ‘Criar Usuário OM’ para que o sistema busque as informações da tela de funcionários e faça o cadastro automático.
Será aberto um pop-up para confirmação desse cadastro. clique em SIM.
Repare que, uma vez criado um usuário do Sankhya Om para determinado funcionário, é apresentado no card o ícone ‘Tem usuário Sankhya’ .
O cadastro através dessa tela é muito interessante por vincular automaticamente informações obrigatórias ao cadastro do usuário, como Funcionário, Empresa, e CPF. Apesar disso, vale dizer que temos também a possibilidade de fazer esse cadastro diretamente na tela ‘Usuários’ do Sankhya OM.
⦁ Botão Atribuir/Remover Líder
Criado o usuário, será necessário definir quem é o líder responsável por ele. Para isso, clique sobre o card do funcionário e em seguida acione o botão ‘Atribuir/Remover Líder’, apresentado no canto direito da tela.
Logo será apresentado um pop-up para confirmar se deseja continuar. Clique em SIM.
Em seguida são apresentados todos os usuários que podem ser vinculados como líder do funcionário. No nosso exemplo, o líder da “Funcionária X” será o colaborador “Bento”. Clique sobre o card do Líder e clique em ‘SIM’ para confirmar. O Líder será o responsável pelas aprovações e reprovações das requisições enviadas pelo funcionário.
Viu como é simples vincular um líder ao funcionário?
É possível também remover o líder que fora incluído erroneamente, ou para os casos de uma mudança de gestão. Para isso, selecione o card do funcionário e acione o botão ‘Atribuir/Remover Líder’.
Será aberto o mesmo pop-up apresentado anteriormente, mas com o campo ‘Remover Líder’
habilitado. Acione-o.
Logo após será disponibilizado outro pop-up com os líderes disponíveis, basta clicar na lixeira disponível no card do líder.
Pronto: líder removido. Caso queira incluir um novo líder, é só repetir o passo a passo apresentado anteriormente.
⦁ Relacionamento entre usuários
Outra forma de atribuir quem são os líderes e seus subordinados é acessando a tela de ‘Relacionamento entre usuários’ onde também é possível consultar facilmente a estrutura atual das equipes. Acessando essa tela serão disponibilizados todos os usuários cadastrados no sistema.
Quando um usuário vai compor a equipe preexistente de outro, ou ainda na necessidade de substituir um usuário por outro, é possível copiar os relacionamentos previamente configurados. Nestas situações, basta acionar a opção ‘Importar Relacionamentos’ disponível no botão ‘Outras opções’, e escolher o usuário do qual os relacionamentos serão copiados.
⦁ Botão Liberar Acesso PortalRH
O botão ‘Liberar acesso PortalRH’ é utilizado para dar acesso ao funcionário ao Portal RH.
Para utilizá-lo, primeiro selecione o card do funcionário para o qual deseja liberar o acesso. No nosso exemplo, vamos selecionar a ‘Funcionária X’.
Logo em seguida, acione o botão ‘Liberar acesso ao Portal RH’, apresentado no canto direito da tela.
Será apresentada na tela uma mensagem para confirmar se deseja realmente liberar o acesso ao funcionário selecionado. Cliquem em ‘SIM’.
Depois de liberado o acesso ao Portal RH, no card do funcionário será apresentado um ícone de identificação de que esse funcionário ‘tem acesso ao Portal RH’.
Importante informar que a liberação do acesso ao Portal RH só é possível se o funcionário estiver ativo, com seu CPF corretamente informado e ainda não tiver acesso ao Portal.
Se for necessário, a remoção de acessos ao Portal RH é bem simples: basta selecionar o funcionário e clicar no botão “Remover acessos PortalRH.
⦁ Liberar acesso pela tela Funcionários
É possível também fazer a liberação de acesso ao Portal RH, diretamente na tela de cadastro de ‘Funcionários’, na aba Pessoal
Ao clicar no botão de ‘Liberar Acesso ao PortalRH’ será aberto um pop-up questionando se tem certeza de que deseja liberar o acesso. Clique em SIM.
Qualquer que seja a opção utilizada para liberação, o funcionário logo receberá um e-mail com a senha provisória para acesso ao Portal RH.
Em caso de dúvidas, utilize o botão “Ver Guia de Acessos Pessoal+” para consultar a documentação completa desse recurso.
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