O Pessoal+ foi desenvolvido de forma a centralizar os diferentes tipos de requisições numa única tela, a fim de que apenas pessoas autorizadas possam fazer requisições. Um dos tipos de requerimentos formais disponibilizados em nosso sistema é a Requisição de Admissão de Funcionário.
O registro de Requisições de Admissão é realizado através da tela Requisições, que pode ser localizada através da pesquisa de telas ou do menu "Pessoal+ > Rotinas Folha".
Vale dizer que o responsável por essa atividade deve ter acesso à rotina, e também deve fazer parte de um Grupo de Decisores com acesso ao registro desse tipo de requisição.
Ao abrir a tela de Requisições, selecione o card "Admissão":
Após isso, o primeiro passo da requisição de admissão é a seleção da empresa. Para tanto, clique sobre o card correspondente à empresa para a qual deseja fazer a requisição e, em seguida, selecione o card do "Departamento" no qual esse novo funcionário será alocado:
Como demonstramos acima, será apresentada uma tela solicitando os dados básicos do funcionário, sendo que, alguns desses campos são obrigatórios, como o "Nome completo", "CPF", "PIS", "Nome da mãe" e "Email". Já outras informações são de preenchimento opcional na requisição.
Preenchidas as informações disponíveis, clique na seta "Vai para Nascimento" para seguir no preenchimento dos dados:
Feito isso, agora serão solicitados os dados do nascimento desse novo funcionário. Informe a "Data", "Estado" e "Cidade" de nascimento. Em seguida, clique novamente na seta para a direita para seguir com as informações sobre a etnia do novo colaborador:
Defina nessa aba a etnia com a qual o funcionário tenha informado previamente, dentre as opções disponíveis. Basta clicar sobre o ícone desejado e avançar para a informação do sexo. Selecione o sexo do funcionário e, em seguida, avance para informar seu estado civil:
Agora selecione o estado civil do funcionário, ou seja, qual é a sua situação em relação ao matrimônio.
O próximo passo será informar os dados referentes à sua escolaridade e seus contatos, além de indicar se ele possui algum tipo de deficiência. Se a marcação "Possui deficiência" estiver realizada, serão disponibilizados campos para informar o tipo de deficiência e para determinar se ele se enquadra na cota de Pessoas com Deficiência (PCD) da empresa. Preenchidas essas informações, avance para os dados da carteira de trabalho.
Informe os dados da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS do funcionário, se já estiverem disponíveis. Se não possuir essa informação, é possível pular essa etapa avançando para as informações referentes aos seus demais documentos.
Assim como para a Carteira de Trabalho, os dados da Carteira de Identidade, da CNH - Carteira Nacional de Habilitação e Título Eleitoral não são obrigatórios na requisição de admissão. Então, caso já estejam disponíveis, você poderá preenchê-los para facilitar o processo de admissão; caso contrário, avance para que sejam completados posteriormente pelo Departamento de Pessoal.
Na última tela que exibimos acima, você deve definir a nacionalidade do funcionário. Se escolhida a opção "Estrangeiro" serão apresentados na tela os campos para informações referentes ao RNE - Registro Nacional de Estrangeiros, que é o documento que atesta a identidade de indivíduos estrangeiros com residência temporária ou permanente no Brasil.
Porém, se você escolher a opção "Brasileiro", o próximo passo será a informação da residência desse funcionário, se ele reside no "Brasil" ou no "Exterior". Logo em seguida, complete os dados que são obrigatórios:
Observação: Como o preenchimento de todos os campos apresentados podem levar algum tempo, a qualquer momento você pode acionar o botão "Salvar formulário de admissão", localizado ao lado superior direito da tela. Com ele você pode salvar o formulário para depois continuar a preencher a requisição e, para retomar esse preenchimento em andamento, acesse a tela Gerenciador de DP, localize a requisição incompleta e clique no card para abrir o formulário.
Finalizadas as informações cadastrais do funcionário, é preciso definir os dados do contrato de trabalho que está sendo firmado, a começar pela definição dos "Tipos de regimes (trabalhista e previdenciário)" do colaborador:
Em seguida, informe a data de admissão, que é um campo obrigatório. É Importante lembrar que, de acordo com o Manual de orientação do eSocial (MOS), o prazo de envio das informações de admissão é até o final do dia imediatamente anterior ao início da prestação do serviço pelo trabalhador. Caso a empresa não tenha todos os dados para envio do evento de "Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão", é possível fazer o "Registro Preliminar" com apenas o código da Empresa, o CPF, a Data de nascimento e a Data de admissão do funcionário.
Na próxima tela serão solicitadas as informações do contrato de trabalho do funcionário, como "Cargo" e "Categoria do Funcionário", além de dados sobre a composição de seus "Vencimentos" e tipo de "Vínculo" empregatício, sendo de preenchimento obrigatório apenas os campos com o asterisco (*).
Para encerrar a requisição, descreva a necessidade sobre sua contratação ou qualquer outra informação relevante no campo de "Observação". Defina também o nível de urgência de atendimento da sua requisição, podendo ser "Normal", "Alta" ou "Muito alta":
No último passo, é possível fazer o upload de documentos do candidato para admissão, clicando no botão "Adicionar Arquivo" do quadro de anexos, ou simplesmente arrastando e soltando os arquivos na área do quadro:
Finalizados todos os passos, clique no botão "Solicitar". Ao finalizar a requisição, ela estará com o status "Aguardando ação". Observe abaixo:
Caso deseje deixar alguma observação ou inserir outros documentos do processo admissional, estão disponíveis as abas "Comentários" e "Anexos":
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.