Módulo: Pessoal+ > Cadastros
Os Eventos, também conhecidos como rubricas representam o detalhamento das verbas devidas aos trabalhadores, bem como dos descontos realizados. Porém, além das parcelas que integram a remuneração, também devem constar na folha as não integrantes, as chamadas rubricas informativas, que é todo valor que não é pago como provento e nem é descontado do trabalhador, ou seja, não influencia o líquido da folha, mas pode representar um benefício pago ao trabalhador ou ainda compor a base de cálculo de tributos ou do FGTS.
As Fórmulas e Eventos que são exigidos na legislação para os cálculos da folha de pagamento estão nativos no sistema, sendo de manutenção da Sankhya. Porém, podem haver casos em que será necessária a criação de novos eventos e fórmulas, como, por exemplo, descontos e pagamentos de benefícios, descontos sindicais, entre outros. Por esse motivo, esse cadastro assume papel fundamental na operacionalização dos cálculos do processo de Folha de Pagamento, pois é o elo com as Fórmulas de Cálculo.
Abaixo trataremos sobre a aplicação e importância de cada opção disponível para configuração dos Eventos.
Os Eventos são disponibilizados na tela no formato de cards.
A Sankhya possui diversos Eventos padrões, que atendem a legislação trabalhista e que não permitem edição.
Para buscar um Evento já criado, existe o botão "Pesquisar" representado pela lupa na parte superior da tela, onde pode-se digitar uma palavra ou um código, facilitando o acesso ao mesmo.
Tem-se também a opção de "Ordenação", que pode ser feita por código ou descrição, de forma crescente ou decrescente, além da definição de quantos itens deseja que seja visualizado na grade por página.
Além disso, existem filtros nativos que podem facilitar a busca de um Evento. Por exemplo, é possível filtrar apenas os eventos do tipo "Provento", bastando clicar no ícone "Filtrar".
Ao acionar a opção "Atualizar eventos e fórmulas padrão", os Eventos serão atualizados de acordo com as suas características ou códigos cadastrados na base de dados do cliente, a fim de contemplar todas as personalizações existentes. Desse modo, o sistema irá verificar se existem eventos que estejam com os campos Característica = X e Sankhya = S; caso encontre, a atualização será realizada por sua Característica. Do contrário, os Eventos serão atualizados pelo Código. Considere ainda que, se os Eventos estiverem vinculados a fórmulas padronizadas e não possuírem características não serão atualizados.
Caso queira reverter a atualização dos Eventos e Fórmulas, basta acionar o botão "Reverter última atualização", assim, o sistema irá realizar uma busca pela última sequência existente e irá retornar esses dados para as tabelas originais. Após essa reversão, a data e hora da atualização anterior poderão ser visualizadas nas telas Eventos, Fórmulas e Padronização de Eventos.
Além disso, o sistema contará com um "Job" noturno que atualizará de forma sincronizada as tabelas de Fórmulas (TFPNEWFORM), Eventos (TFPEVE) e Bases de Cálculo (TFPEBA) exatamente nessa ordem, de acordo com os dados do repositório Sankhya. Esta ação será apresentada na parte superior da tela.
Observação: para o Evento de movimento do tipo valor é necessário as seguintes configurações:
- A marcação "Tem seus valores recalculados" da aba Avançado deve estar habilitada;
- As marcações "Aplicar percentual em todos os eventos da folha complementar (mensalistas)" e "Aplicar percentual em todos os eventos da folha complementar (não mensalistas)" da aba Propriedades da Regra de Cálculo devem estar desabilitadas;
- Inclusão do Evento no parâmetro "Cód. Eventos recalculados por % na complementar - FPEVECALCCOMP" para que ele seja recalculado com base no percentual do reajuste, caso contrário, o evento será recalculado com o mesmo valor, independente do salário base do funcionário.
Ao passar o mouse sobre o card de um Evento, tem-se as opções:
Duplicar Evento: para criar um novo Evento a partir de um Evento existente.
Observação: acionando o botão Duplicar Evento, a duplicidade do Evento será realizada integralmente, por isso, ao salvar a operação será apresentado um pop-up solicitando sua confirmação com as seguintes opções:
- Sim: finaliza a duplicação e desativa o Evento original;
- Não: finaliza a duplicação, mas não desativa o Evento original.
Bloqueado para edição: indica que esse Evento não pode ser alterado por se tratar de um Evento padrão Sankhya.
Excluir Evento: para excluir qualquer Evento.
Os eventos que são "Proventos" estão com o ícone em verde, já os que são "Descontos" estão com o ícone em vermelho e os que são "Neutros" são exibidos com o ícone azul, sendo que:
- Proventos são valores que representam os ganhos do funcionário;
- Descontos são as deduções nos proventos, ou seja, a soma dos ganhos menos a soma dos descontos resulta no valor líquido a ser recebido pelo funcionário.
- Neutro é o evento que não interfere nos valores recebidos pelo funcionário, podendo ser utilizado como base para o cálculo de outros eventos.
A presença deste ícone indica que o Evento está configurado para ser enviado ao eSocial, ou seja, está com a marcação "Compõe eSocial" ativada na aba Básico:
Para cadastrar um novo Evento, acione o botão "Adicionar Evento", apresentado no canto inferior direito da tela e configure as abas disponíveis:
Aba Básico | Aba Avançado |
Aba eSocial | Aba Bases de Cálculo |
Aba Documentação |
Aba Básico
Realize nesta aba as configurações principais para o cadastro de um Evento.
Observação: ao criar ou duplicar eventos no sistema, os códigos de identificação serão gerados com numerações a partir de 10.000.
No campo "Característica", insira uma característica de no máximo 25 caracteres, caso tenha a licença "30779 - PESSOAL + / W (TELAS BETA) - A". Ela será apresentada em caixa alta e sem caracteres especiais, assim o sistema irá verificar se esta não estará associada a nem um outro Evento e após salvar o Evento, esse campo não poderá ser editado.
Nota: a Característica poderá ser padronizada ou personalizada na tela Padronização de Eventos.
O "Código" do Evento será preenchido automaticamente com o próximo número disponível, preencha então, a "Descrição Evento" .
Em "Tipo" defina a forma como será utilizado pelo sistema dentre as opções: Provento, Desconto ou Neutro.
Informe uma classificação no campo "Grupo Financeiro", para que o Pessoal+ utilize essa informação para construção de gráficos que possibilitem um maior entendimento sobre a composição do salário do funcionário, de acordo com as seguintes opções:
|
|
Estabeleça no campo "Unidade" qual será o critério empregado na apuração do Evento pelo sistema, de acordo com as opções a seguir:
- Dias;
- Horas;
- Quantidade;
- Valor.
O campo "Base Líquida" servirá para definir se o Evento terá ou não incidência no líquido da folha.
Em "Evento como regra em cálculo de:", defina em quais folhas o Evento será calculado automaticamente, caso atenda às especificações da fórmula associada. É possível selecionar mais de uma opção, simultaneamente. Este campo disponibiliza as seguintes opções:
- Normal;
- Férias;
- Rescisão;
- Décimo terceiro;
- Complemento Resc.;
- Partic. nos Lucros;
- Semanal;
- Adiantamento;
- Resc parcial;
- Pensão;
- Dissídio;
- Intermitente.
Logo abaixo, "Selecione a fórmula" de cálculo que será utilizada. Esta, deverá estar cadastrada na tela Fórmulas. Além disso, é possível "Atualizar Fórmulas" ou "Ir para o cadastro da fórmula" clicando nos ícones disponíveis a frente do campo.
No campo "Sequência" determine a ordem em que os Eventos serão considerados para o cálculo.
Importante: para ilustrar a importância da Sequência, tem-se o exemplo do evento de Imposto de Renda. Para obter o valor da sua base, todos os proventos incidentes nesse imposto devem ser somados e o valor do INSS deve ser abatido, sendo assim, o Imposto de Renda deve ter uma Sequência maior do que a do INSS e dos eventos de proventos com incidência. O sistema possui 2 regras para definição da ordem de cálculo: através do código do evento, onde os de menor código são calculados primeiro, ou através da sequência.
Ative a marcação "Criar evento na atualização, caso não exista" quando for necessário.
O campo "Índice" trata-se de um multiplicador ou divisor que esse Evento terá para o cálculo, podendo ser um campo útil para a confecção de fórmulas, assim como o campo "Valor do Evento".
A marcação "Evento Ativo" definirá que o Evento está sendo utilizado para os cálculos da folha de pagamento. Já, a marcação "Imprime em Documentos" indica que o Evento será apresentado ao emitir o resumo da folha ou holerite, por exemplo.
Todos os Eventos participantes da folha de pagamento deverão ser transmitidos ao eSocial. Para isso, realize a marcação "Compõe eSocial".
Ao habilitar a marcação "É Base?", irá indicar ao sistema que o Evento em questão possui Base de Cálculo, dessa forma, o campo Evento como regra em cálculo de: deve ser preenchido.
Observação: a base de cálculo será atualizada conforme as parametrizações realizadas na tela Padronização de Eventos.
A marcação "Integra Contabilidade?" vem, por padrão, efetuada. Ela aponta que o Evento e seus valores calculados deverão ser enviados para a contabilidade, durante a contabilização da folha de pagamento mensal.
Habilite as marcações "Provisiona Férias" e "Provisiona 13º Salário" se desejar que os valores referente as férias e ao 13º sejam provisionados.
O campo "Centro de Resultados" é utilizado pelo sistema como um dos critérios de Rateio. Sendo assim, haverá uma relação de prioridades e locais onde o sistema verificará o centro de resultados para o envio das informações ao Financeiro. É de preenchimento obrigatório apenas para os casos de rateio por evento.
Em "Identificação do evento" classifica-se o Evento utilizando uma das opções disponíveis. Essa identificação é usada principalmente para eventos que compõem as guias de encargo ou o pagamento de verbas com natureza de "Salário Família", "Licença Gestante", "Honorários", "Pró Labore", "Serviço Militar" ou "Acidente de Trabalho".
No campo "Natureza para Integração Financeira" associa-se a natureza financeira do Evento, que é usada como critério de rateio de uma movimentação financeira gerada pela integração da folha.
No campo "Índice Adicional para Médias" insira o índice que será utilizado no calculo de médias. Esse campo deverá ser preenchido com o valor 1,00, seguindo a mesma premissa dos eventos de Horas, caso seja informado um valor inferior a 1,00, o sistema emitirá a seguinte mensagem:
"Se o Índice Adicional para Médias for informado, tem que ser maior ou igual a 1."
O campo "Evento Correlato" tem por objetivo evitar que os eventos que foram substituídos por outros, sejam considerados nas médias.
Informe no campo "Evento Resc. Parcial" algum Evento a ser pago parcialmente na rescisão.
No campo "Descrição Salário Variável" descreva o motivo da variação de salário para o cálculo deste Evento, caso houver.
Aba Avançado
Nesta aba associa-se as identificações dos eventos para compor informações enviadas ao governo através do aplicativos externos, como a DIRF e a SEFIP. Determina-se as incidências de INSS, FGTS e IRRF, e também se o Evento irá incidir sobre o cálculo das médias.
O campo "Base DIRF" é utilizado para definir se o Evento será informado na DIRF e ainda, em qual local essa informação será usada com base nas opções abaixo:
- Rendimentos Isentos Voluntários da Copa;
- Rendimentos Isentos Bolsa de Médico Residente;
- Rendimentos Tributáveis - Dedução - FAPI;
- Rendimentos Tributáveis - Dedução - Fundo de Previdência do Servidor Público;
- Lucros e dividendos pagos ao sócio da sociedade em conta de participação;
- Rendimentos pagos sem retenção do IR na fonte;
- Aposentadoria, reserva, reforma. (>= 65 anos);
- Dividendo, bonificação em dinheiro;
- Informações complementares;
- Diárias e ajudas de custo;
- Contribuição Previdenciária Oficial 13º;
- Salário família;
- Pensão judicial 13º;
- Previdência Privada;
- Contribuição Previdenciária Oficial;
- Lucros arbitrados;
- 13º Salário;
- Não entra no Informe Rendimentos;
- Outros não tributáveis;
- Pensão, aposentadoria ou reforma por invalidez;
- Dependentes;
- IRF sobre rendimentos tributáveis;
- Entra como rendimento tributável;
- Outros tributáveis exclusivamente na Fonte;
- Tributável e outros não tributáveis;
- Dependentes 13º;
- Abono Pecuniário;
- Plano de Saúde;
- Inden.Resc.Contrato de trabalho.
Já o campo "Base SEFIP" diz se o Evento irá compor base SEFIP, conforme as seguintes opções :
- Não é base para SEFIP;
- Base SEFIP;
- Base SEFIP 13º Salário.
As marcações "FGTS" e "INSS" serão exibidas quando a opção Base SEFIP 13º Salário for selecionada no campo acima.
A marcação "Tem seus valores recalculados" deverá ser habilitada em caso de Folha complementar, que paga as diferenças de dissídio para o funcionário.
Ao efetuar a marcação "Evento de indenização integrante do Aviso Prévio Indenizado", quando a projeção do API recair sobre o mês data base, esse Evento será incluído na folha de Dissidio/Convençao/ACT com o cálculo da diferença.
Assinalando a marcação "É evento da folha Recibo de Férias?", o sistema habilitará automaticamente a marcação Tem seus valores recalculados, fazendo com que os eventos relacionados às férias sejam recalculados, apresentando assim, as diferenças a serem pagas ao funcionário.
Selecione o "Evento de Diferença" para ser calculado na folha de pagamento.
Nos campos "INSS", "IRRF" e "Outros" serão associadas as incidências dos eventos nas bases dos encargos. Quando definidas aqui as incidências, a aba Bases de cálculo será preenchida automaticamente.
- Mês Anterior à Rescisão;
- Mês da Rescisão;
- Indenizações.
Observação: caso queira inativar um Evento quando este estiver associado a outros Eventos no campo "Evento de Diferença - RRA", o processo de salvar as alterações do evento será interrompido e a seguinte mensagem será exibida:
"Atenção!
Este evento não pode ser inativado por estar vinculado como Diferença de RRA ao(s) evento(s) abaixo: XX - XXXXXX."
Por fim, o campo "Incide sobre médias" que é por padrão configurado com a opção "Não incide", pode ser ajustado de acordo com o impacto do Evento das médias, utilizando-se uma das demais opções disponíveis:
-
A opção "Incide nas médias pelo valor" faz com que o sistema calcule as médias levando em consideração o valor do Evento nos Acumulados do Ano. Somente os eventos normais, que estiverem marcados com o campo Unidade em Quantidade, Valor, Dias ou Horas, poderão incidir nas médias pelo valor.
-
Se escolhida a opção "Incide nas médias pelo índice", o índice do Evento será considerado no cálculo das médias. Apenas os eventos que estiverem com a Unidade como Horas ou Dias, poderão incidir nas médias pelo índice.
Ao escolher essa opção, o valor da média será calculado conforme o índice e o salário atual, sendo considerado o valor final para fins de cálculo. Por exemplo:
Mês referência - JUN/22 - evento 52 de 1,6%.
Faça o cálculo da conversão de horas utilizando o índice informado do respectivo mês, em junho é o de 28,62, portanto, como o valor está em decimais será necessário realizar o seguinte cálculo: 0,62 (decimal do índice) dividido por 0,6 (padrão de conversão de minutos) somado a 28 (número inteiro do índice) multiplicando por 1,6 (índice do evento 52) totalizando 46,45333333.
Fórmula: (0,62 / 0,6 + 28 * 1,6 = 46,45333333).
|
Pois bem, após chegarmos ao valor real das horas, usaremos o valor do salário base, que no presente caso é R$ 3654,66, dividiremos por 220 (total em horas de um funcionário que trabalha 44 horas semanais), totalizando R$ 16,61 por hora, pegaremos esse resultado e multiplicaremos pelo valor real das horas do primeiro cálculo, sendo assim 16,61 vezes 46,453333333, que totalizará R$ 771,69.
Fórmula: (3654,66 / 220 = 16,61 * 46,45333333 = R$ 771,69). |
Observação: este cálculo deverá ser feito mês a mês, de acordo com a regra apresentada, não sendo possível somente somar os índices.
- A opção "Incorpora ao salário" deve ser marcada, como o nome sugere, somente para eventos cujo valor deve ser incorporado ao salário.
- Por fim, a opção "Evento de falta" deve ser escolhida nos eventos que deduzem a folha como faltas.
Observação: se a opção Incorporar ao salário estiver selecionada no campo acima, o cálculo será efetuado considerando a referência de cálculo. Porém, quando a referência anterior estiver aberta, o sistema verificará se existem eventos fixos na referência do cálculo e, caso não exista, será analisado se há eventos fixos na folha em aberto. Se possuir, será considerado no cálculo os eventos fixos da folha em aberto e calculado os valores com base na referência atual de cálculo.
Aba eSocial
Informa-se na aba eSocial boa parte do cumprimento das exigências legais e recolhimento dos impostos e contribuições ao eSocial.
O campo "Natureza da Rubrica" será o responsável pela ligação entre o que o eSocial entende como rubrica com o Evento cadastrado no sistema. O preenchimento deve ser feito com o auxílio da Tabela 3 - Naturezas das Rubricas da Folha de Pagamento disponível na Documentação Técnica do Portal do eSocial.
O eSocial espera receber também uma análise prévia da Tabela de Rubricas do empregador ou órgão público com o objetivo de verificar suas incidências para o "FGTS", "Previdência Social", "IRRF" e "Contribuição Sindical". Para isso, realize o preenchimento destes campos e, caso precise de apoio, consulte o Portal do eSocial.
Aba Bases de Cálculo
Por fim, a aba Bases de cálculo será preenchida automaticamente assim que as incidências do Evento forem identificadas.
Também é possível inserir ou excluir eventos bases. Para inserir, clique no botão "Adicionar Base" localizado na parte inferior no canto direito da tela; para excluir uma base, passe o cursor do mouse sobre o card e clique no botão "Excluir base".
Observação: referente ao Evento 53 - HORA EXTRA 100%, tem-se as seguintes considerações:
- Dentro da arquitetura do cálculo das médias, se o evento incidir nas médias pelo índice e a unidade for horas ou dias, o valor do evento será recalculado com nova base de cálculo, porém isso não é feito com sua fórmula.
- O sistema monta a base de cálculo com três valores: "Salário base atual + Incorporações + Eventos reflexivos".
A solução, nesse caso, é cadastrar a Lista de Eventos Reflexivos para compor base de Médias no cadastro do evento de hora extra, na aba Avançado.
Por exemplo, na fórmula (Cód.5020) - HORA EXTRA, os eventos E10009 e E10010 compõe a base do cálculo do evento 53. Portando, no cadastro do evento 53, esses eventos devem ser listados no local acima mencionado.
((&F1007+&VLRINCORPORA+&REFLEXIVOS+&E10009+&E10010)/
(QUEFUNCIONARIO.HORASSEM*5))*&F1006
- Na fórmula do evento não há a necessidade de utilização da variável &REFLEXIVOS, pois esse valor é utilizado geralmente no cálculo de médias.
Aba Documentação
Nesta aba deverão ser cadastradas as informações do Evento, tais como: embasamento legal, modo de funcionamento, configurações originais e outras informações pertinentes a funcionalidade desse evento.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.