São chamados de eventos as ocorrências que envolvem as modalidades de cálculo do sistema. Os eventos são utilizados toda vez em que for necessário o cálculo de um pagamento ou desconto, o registro de informações ou o lançamento das Movimentações dos Funcionários. Por este motivo, esse cadastro assume papel fundamental na operacionalização dos cálculos do processo de Folha de Pagamento, pois é o elo com as Fórmulas de Cálculo.
Falaremos agora da aplicação e importância de cada opção disponível para configuração dos eventos.
1.Contextualização - Case Exemplo
Para ilustrar considere que, no levantamento dos processos da Empresa Modelo, foi identificado que um evento de “Desconto de Convênio Médico” precisa ser cadastrado na base, a fim de registrar o desconto de coparticipação no valor do convênio, que varia de acordo com a idade do titular.
Segundo definição da empresa, o valor do Convênio deve ser descontado mensalmente, na folha Normal, e também deve ser descontado no cálculo da Rescisão.
Como esse evento é específico de cada empresa e pode possuir regras diferentes de acordo com a operadora do plano de saúde, a base padrão Sankhya hoje não dispõe do mesmo. Diante disso será necessário seu cadastro.
Abra sua base de treinamento e execute as configurações destacadas nessa aula, para entender como cadastrar um novo evento para cálculo da folha de pagamento.
2.Conhecendo o cadastro de Eventos
A tela de Eventos pode ser acessada através da barra de pesquisa ou do menu Pessoal+ >> Cadastros. Os eventos são disponibilizados na tela no formato de cards.
A Sankhya possui diversos eventos padrões, que atendem a legislação trabalhista e que não permitem edição.
Para buscar um evento já criado, existe o botão de “Pesquisar” disponível na parte superior de tela, onde você pode digitar uma palavra ou um código, facilitando o acesso ao mesmo.
Temos também a opção de ordenação, que pode ser feita por código ou descrição, de forma crescente ou decrescente, além da definição de quantos itens deseja que seja visualizado na grade por página.
Além disso existem filtros, nativos que podem facilitar a busca de um evento. Por exemplo, é possível filtrar apenas os eventos do tipo “Provento” escolhendo a opção “Proventos”.
Ao clicar sobre um card, o sistema mostra um quadro com as informações resumidas do evento em questão:
Ao passar o mouse sobre o card de um evento, temos as opções:
Excluir Evento;
Editar Evento - para alterar alguma informação de um evento já cadastrado;
Duplicar Evento - criar um novo evento a partir de um evento existente;
Bloqueado para edição, que indica que esse evento não pode ser alterado por se tratar de um evento padrão Sankhya.
Repare que os eventos que são ‘Proventos’ estão assinalados em verde com esse símbolo , já para os que são ‘Descontos’ estão com o símbolo vermelho e os que são ‘Neutros’ são exibidos com o símbolo azul.
A presença desse símbolo indica que o evento está configurado para ser enviado para o eSocial, ou seja, está com o campo ‘Compõe eSocial’ marcado.
3.Como cadastrar Eventos
Agora que já conhecemos as opções básicas do cadastro, vamos aprender a cadastrar um novo evento. Para isso, acione o botão ‘Adicionar Evento’, apresentado no canto inferior direito da tela.
3.1. Aba Básico
Na aba ‘Básico’ informaremos as configurações principais para o cadastro de um evento. O campo ‘Código’ será alimentado automaticamente com o próximo número disponível em seu
banco de dados. No campo ‘Descrição Evento’ informe o nome do evento de ‘Convênio Médico’, conforme nosso case exemplo.
Em ‘Tipo’ define-se a forma como o evento será utilizado pelo sistema através de ‘Provento’, ‘Desconto’ ou ‘Neutro’. Para nosso case exemplo, selecione ‘Desconto’.
✎ SAIBA MAIS
|
Informe uma classificação, no campo ‘Grupo Financeiro’, para que o Pessoal+ utilize essa informação para construção de gráficos que possibilitam um maior entendimento sobre a composição do salário do funcionário. O Convênio Médico pode ser classificado no grupo “Benefício”, por exemplo.
O campo ‘Unidade’ estabelece qual será o critério empregado na apuração do evento pelo sistema. Para nosso exemplo podemos definir como ‘Valor’, visto que o desconto ocorrerá de acordo com a idade do titular.
O campo ‘Base Líquida’ servirá para definir se o evento terá ou não incidência no líquido da folha. No exemplo, escolha a opção ‘Sim’.
Em ‘Evento como regra em cálculo de’ definimos em quais folhas o evento será calculado automaticamente, caso atenda às especificações da fórmula associada. É possível selecionar mais de uma opção, simultaneamente. No nosso exemplo, vamos definir que o desconto deve ocorrer para folhas ‘Normal’ e ‘Rescisão’.
Logo abaixo temos o campo para associação da fórmula de cálculo. Veja mais detalhes sobre a criação de fórmulas no curso ‘Como criar fórmulas para os eventos no Pessoal+’ . Caso já possua uma fórmula cadastrada, basta pesquisá-la e selecioná-la.
No campo ‘Sequência’ definimos a ordem em que os eventos serão considerados para o Cálculo. Indique sequência de número 4, como exemplo, de forma que este evento seja calculado após os eventos mais básicos da folha.
✎ SAIBA MAISPara ilustrar a importância da definição da ‘Sequência’ podemos tomar como exemplo o evento de ‘Imposto de Renda’. Para obter o valor da sua base todos os proventos incidentes nesse imposto devem ser somados e o valor do INSS deve ser abatido, sendo assim, o Imposto de Renda deve ter uma Sequência maior do que a sequência do INSS e dos eventos de proventos com incidência. O sistema possui 2 regras para definição da ordem do cálculo: através do código do evento, onde os de menor código são calculados primeiro, ou através da sequência. |
O campo ‘Índice’ trata-se de um multiplicador ou divisor que esse evento terá para o Cálculo, podendo ser um campo útil para a confecção de fórmulas, assim como o campo ‘Valor do Evento’.
Abaixo temos o campo ‘Evento Ativo’ que definirá que o evento está sendo utilizado para os cálculos da folha de pagamento. O campo ‘Imprime em Documentos’ indica que o evento será apresentado ao emitir o resumo da folha ou holerite, por exemplo. Vamos marcar os dois campos.
O campo 'Integra a Contabilidade?' vem, por padrão, marcado. Ele aponta que o evento e seus valores calculados deverão ser enviados para a contabilidade, durante a contabilização da folha de pagamento mensal.
Todos os eventos participantes da folha de pagamento deverão ser transmitidos ao eSocial. Para isso, marque o campo ‘Compõe eSocial’.
Em ‘Identificação do evento’ classificamos o evento utilizando uma das opções disponíveis. Essa identificação é usada principalmente para eventos que compõem as guias de encargo ou o pagamento de verbas com natureza de ‘Salário Família’, ‘Licença Gestante’, ‘Honorários’, ‘Pró Labore’, ‘Serviço Militar’ ou ‘Acidente de Trabalho’.
No campo ‘Natureza para Integração Financeira’ associaremos a natureza financeira do evento, que é usada como critério de rateio de uma movimentação financeira gerada pela integração da folha.
3.2. Aba Avançado
Através da aba ‘Avançado’ associamos as identificações dos eventos para compor informações enviadas ao governo através do aplicativos externos, como a DIRF e a SEFIP. Determinamos as incidências de INSS, FGTS e IRRF, e também dizemos se o evento irá incidir sobre o cálculo das médias
O campo “Base DIRF” é usado para definir se o ‘Evento’ será informado na DIRF e ainda em qual local essa informação será usada.
Já o campo “Base SEFIP” diz se o evento irá compor base SEFIP.
Nos campos ‘INSS’, ‘IRRF’, ‘Outros’ serão associadas as incidências dos eventos nas bases dos encargos. Quando definidas aqui as incidências, a aba ‘Bases de cálculo’ será alimentada automaticamente.
Por fim, o campo ‘Incide sobre médias’ que vem por padrão configurado com a opção ‘Não incide’, pode ser ajustado de acordo com o impacto do evento das médias, utilizando-se uma das demais opções disponíveis:
-
A opção “Incide nas médias pelo valor” faz com que o sistema calcule as Médias levando em consideração o Valor do Evento nos Acumulados do Ano. Somente os eventos normais, que estiverem marcados com o campo unidade em quantidade, valor, dias ou horas, poderão incidir nas médias pelo valor.
-
Se escolhida a opção “Incide nas médias pelo índice”, o índice do evento será considerado no cálculo das médias. Apenas os eventos que estiverem com a unidade como horas ou dias, poderão incidir nas médias pelo índice.
-
A opção “Incorpora ao salário” deve ser marcada, como o nome sugere, somente para eventos cujo valor deve ser incorporado ao salário.
-
Por fim, a opção “Evento de falta” deve ser escolhida nos eventos que deduzem a folha como faltas .
3.3. aba Esocial
É aqui na aba ‘eSocial’ que informamos boa parte do cumprimento das exigências legais e recolhimento dos impostos e contribuições ao eSocial.
Em ‘Natureza da Rubrica’ será o responsável pela ligação entre o que o eSocial entende como rubrica com o evento cadastrado no sistema. O preenchimento deve ser feito com o auxílio da Tabela 3 - Naturezas das Rubricas da Folha de Pagamento disponível na Documentação Técnica do Portal do eSocial.
O eSocial espera receber também uma análise prévia da Tabela de Rubricas do empregador ou órgão público com o objetivo de verificar suas incidências para o FGTS, Previdência Social, Imposto de Renda Retido na Fonte e Contribuição Sindical Laboral. Para isso, realize o preenchimento dos campos correlatos. Caso precise de apoio no preenchimento, leia também o disponível no Portal do eSocial.
5.4. Aba Bases de Cálculo
Aba ‘Bases de cálculo’ será alimentada automaticamente assim que as incidências do evento forem identificadas.
Também é possível inserir ou excluir eventos bases. Para inserir, clique no botão ‘Adicionar base’ disposto na parte inferior no canto direito da tela. E para excluir uma base, passe o cursor do mouse sobre o card e clique no botão ‘Excluir base’ .
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.