Logo após o Departamento de Pessoal receber uma requisição de admissão, será possível continuar com as rotinas básicas para cadastro das informações admissionais desse novo colaborador de forma integrada em nossa solução. Umas das etapas a serem realizadas é o cadastro do Atestado de Saúde Ocupacional - ASO.
Abaixo demonstraremos como realizar o cadastro do ASO admissional do novo colaborador.
Ao concluir uma requisição de admissão, o sistema lança uma janela de confirmação onde alguém do Departamento de Pessoal poderá acionar o card ASO para lançar a tela de cadastro do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e adicionar, logo em seguida, o atestado do funcionário em questão.
Observação: Quando a tela é aberta através da conclusão da requisição de admissão, a mesma já traz filtrado o funcionário que está sendo admitido.
Caso você queira visualizar se o colaborador já possui ASO cadastrado, clique sob o card. Como estamos cadastrando um novo funcionário, o mesmo ainda não possui atestados cadastrados e, neste caso, o sistema apresenta a mensagem: "Hey, Este funcionário não possui ASO (Atestado de Saúde Ocupacional)":
Na parte superior da tela, acione o botão "Ativa seleção de funcionários para inclusão de ASO". Logo em seguida, selecione o card com o nome do novo colaborador. Repare que, dessa vez, ao selecionar o card, será habilitado o botão "Inserir novo ASO", no canto inferior direito da tela. Clique nele para iniciar o novo registro:
No formulário são solicitadas as informações do Atestado de Saúde Ocupacional realizado pelo funcionário recém contratado. No primeiro grupo de informações, temos o campo "Tipo de Exame". Em nosso exemplo, vamos escolher a opção "Exame médico ocupacional".
Informe também o "Tipo de ASO". Para o nosso caso, será "Admissional".
No campo "Resultado do ASO" informamos se o candidato está apto ao trabalho, além de apontarmos os campos "Data da realização" e "Vencimento’ do exame".
Logo abaixo são requeridas as informações do "Médico Responsável" que assinou o ASO do funcionário, tendo como obrigatórios os campos "Nome", "CRM" e "UF". São solicitados também os dados do Médico Responsável pelo Monitoramento, que é o médico que assinou os documentos da área de saúde e segurança do trabalho (PCMSO e PPRA), além de informações da clínica onde foi realizado o atendimento.
Na aba "Exames" informaremos a "Descrição" do exame realizado e outros dados como a data da realização e prazo de validade.
Preencha corretamente o campo "Ordem do exame". Aqui, devemos utilizar a opção "1-inicial" para o primeiro de cada tipo que foi realizado no declarante, ainda que antes da obrigatoriedade dos eventos de SST do eSocial, portanto, serão apenas exames complementares (admissionais) realizados após a obrigatoriedade. Utilizamos a opção "2 - sequencial", quando o exame a ser informado é após a obrigatoriedade dos eventos de SST no eSocial; assim, não haverá perda do histórico de saúde ocupacional do trabalhador.
O campo "Indicação de Resultados" não é de preenchimento obrigatório e somente pode ser informado com autorização do trabalhador, em virtude do sigilo médico. Caso preenchido, devem ser adotadas as diretrizes previstas no Manual de Orientação do eSocial.
Por fim, preencha o campo "Fins do e-Social" com a classificação do exame realizado, de acordo com a tabela "27 - Procedimentos Diagnósticos’ do eSocial".
Para salvar o exame cadastrado e incluir um novo exame que componha o mesmo atestado, acione o botão "Inserir Exame" disponível embaixo da tela, preenchendo corretamente as informações requeridas e, depois de incluir todos os exames realizados pelo funcionário, acione o botão "Salvar":
O sistema irá retornar automaticamente para a tela de início do cadastro de Atestado de Saúde Ocupacional, onde você pode visualizar o atestado cadastrado. Note também que agora o card do funcionário apresenta o símbolo "Possui ASO":
Pronto, o cadastro do Atestado de Saúde Ocupacional do funcionário foi realizado.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.