Algumas empresas possuem como apoio na execução das rotinas trabalhistas, a assistência de um escritório de contabilidade ou profissional que registra e suporta todos os encargos para execução de um serviço.
Pensando nisso, foi criada uma rotina no módulo Pessoal+ para permitir que esses usuários, de regime de trabalho Pessoa Jurídica (PJ), possam ter acesso ao sistema de forma controlada, ou seja, apenas nas atividades que realmente façam parte de suas atribuições pré-contratadas.
Como sabemos, o Pessoal+ foi desenhado por meio de personas, sendo uma delas, o Departamento de Pessoal (DP), que é o responsável pelas rotinas trabalhistas no sistema. Assim sendo, para definir um usuário com esta persona, é necessário cadastrá-lo como funcionário da empresa. Como o usuário PJ não faz parte do quadro de funcionários da organização, entendeu-se a necessidade de se criar uma tela exclusiva para fazer a inclusão e indicação de que esse profissional será o responsável pelas rotinas da folha de pagamento.
Abaixo demonstramos como criar um usuário PJ:
Primeiramente, acesse a tela de Usuários e clique no o botão "Cadastrar Usuário [F8]". Informe o "Nome" do usuário e a sua "Senha", que serão os mesmos para acessar o sistema posteriormente. Preencha os campos obrigatórios destacados com (*) e caso você deseje, também é possível inserir uma foto para esse usuário. Clique em
"Salvar [F7]":
Após criar o usuário, acesse agora a tela "Pessoal+ > Cadastros > Vínculo PJ" para fazer o vínculo desse usuário e clique no botão "Adicionar Vínculo":
Como demonstramos acima, é disponibilizado o formulário para preenchimento dos dados do usuário PJ anteriormente cadastrado na tela Usuários. Observe que alguns campos são de preenchimento obrigatório e outros que devem ser observados, pois trazem informações necessárias para alguns procedimentos, como a emissão de possíveis relatórios.
Importante: O campo "Data do Fim" só deverá ser preenchido quando não houver mais a prestação de serviços pelo PJ, ou seja, quando realmente finalizar o contrato entre a organização e prestador, mesmo que já esteja pré-definida a data de encerramento.
|
Os campos "Código da Empresa" e "Código do Departamento" deverão ser preenchidos com os dados da empresa para a qual ele está prestando serviços, ou seja, a empresa em que executará as atividades. Por exemplo, a empresa "Contabilidade X" faz a folha de pagamento da Sankhya, então no campo Empresa, indicaremos a Sankhya.
Se esse usuário for executar as rotinas de Departamento de Pessoal, lembre-se ainda de efetuar a marcação "Pertence ao DP/RH".
Ainda é preciso preencher os dados de contato desse usuário, como o "Telefone" e "E-mail". Caso deseje informar algum dado adicional, utilize o campo "Observação".
Aqui também é possível fazer a inclusão de uma foto do vinculado PJ:
Após salvar, o sistema retornará para a tela principal, apresentando o card com o novo PJ cadastrado:
Caso deseje cadastrar novos Vínculos PJ, basta repetir o processo.
Observação: Verifique na tela de Parceiros se esse PJ está cadastrado como parceiro da empresa, para maior controle dos associados.
Se o VínculoPJ cadastrado pertence ao Departamento Pessoal ou ao Recursos Humanos, e executa as rotinas dessas áreas, é necessário que seja feita a liberação das telas no sistema para realização dos procedimentos relacionados à atuação deste PJ. Para isso, na tela Acessos faça as liberações para o usuário cadastrado.
Após isso, será necessário incluir esse usuário PJ também a um grupo de decisor. Para isso, acesse a tela "Pessoal+ > Configurações > Painel de Configurações" e clique no menu "Grupos de Decisores". Adicione o usuário a um grupo de decisor mas, caso não exista esse grupo, realize a inclusão, clicando em "Adicionar novo grupo" e, no campo "Grupo de decisores" informe uma descrição que identifique esse grupo:
Atenção! Lembre-se de indicar a "Empresa" para a qual ele executará as atividades:
Após criar o grupo e vincular o usuário, faremos a "Configuração de permissões". Assim, considere que para esse usuário serão liberados todos os "Cálculos", então, selecione o card correspondente:
Ative a liberação para todos os tipos de cálculos, utilizando a opção "Selecionar todas" e, em seguida, salve-as:
Faça esse mesmo procedimento para as demais rotinas que o usuário executará como atividades no Pessoal+.
Para outros procedimentos e processos em que o usuário necessite de permissão, como por exemplo, iniciar ou aprovar uma requisição, acesse o menu "Configuração de processos" desse painel, para a liberação ou bloqueio de acesso a recursos do Pessoal+:
Caso o seu usuário PJ seja líder de algum funcionário da empresa, é possível também fazer o relacionamento entre usuários. Para isso, acesse a tela "Pessoal+ > Rotinas Folha > Acessos Pessoal Mais", selecione o funcionário e acione o botão "Atribuir/Remover Líder" assim como demonstramos abaixo:
Pronto! O usuário PJ será o gestor de um funcionário interno da empresa e poderá fazer requisições e aprovações para o mesmo.
|
Comentários
2 comentários
É possível liberar um acesso no PORTAL RH para um PJ?
Boa tarde,
Não é possível realizar essa liberação.
At.te
Equipe Central de Ajuda
Por favor, entre para comentar.