Para sua melhor compreensão, considere o seguinte case exemplo:
![]() |
Para a criação da ocorrência, primeiramente, acesse a tela "Ocorrências" (Pessoal + > Rotinas Folha).
Posteriormente, clique na aba "Cadastro", nela você irá visualizar todas as ocorrências padrões do sistema que atendem às situações legais e rotineiras mais comuns. Caso não encontre a ocorrência que a empresa necessita, utilize o botão "Adicionar novo tipo de ocorrência" disponível no canto inferior direito da tela.
Primeiramente, selecione o "Tipo de afastamento" e selecione o ícone que corresponde com o case exemplo deste artigo, sendo este a opção "Bonificado":
Esse tipo de afastamento fará com o sistema considere a ocorrência como uma
justificativa para o afastamento, ou ausência do funcionário.
Para liberar o lançamento de ocorrências desta natureza no Portal RH, a marcação "Aparece no Portal RH" deve ser habilitada.
Caso a ocorrência se trate de um afastamento, ou ausência legalmente prevista, é necessário também informar o "Código" do afastamento para o eSocial, para o "FGTS", para a "RAIS" e a "Descrição Causa" do afastamento.
A seção "Propriedades da Ocorrência" é onde serão definidas as informações dos impactos da ocorrência no controle de ponto e nos cálculos da folha de pagamento. Em nosso case exemplo, vamos habilitar a marcação "Reduz dias trabalhados".
Agora, resta apenas confirmar as alterações no botão "Confirmar alterações", para salvar o cadastro, e Pronto! A ocorrência foi lançada.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.