Módulo: Pessoal+ > Rotinas Folha
Para geração do arquivo SEFIP, é necessário que o layout tenha sido previamente importado para a base. Atualmente dispomos do MGE Configurações para a importação e do Sankhya Place para download do arquivo.
Após realizado esse processo, sua base estará pronta para que o arquivo SEFIP seja emitido. Dessa forma, acesse a tela Geração de Guias, em seguida, acione o menu "SEFIP" e "Geração da guia", respectivamente.
De acordo com o manual da SEFIP, o arquivo deverá ser gerado levando em consideração os códigos de recolhimento, portanto, você deverá se atentar e alterar tanto o arquivo de leiaute, quanto o código de recolhimento se necessário.
Na etapa 1 - Informações Gerais, selecione o "Arquivo de Leiaute" utilizando o código ou a lupa como apoio na busca do arquivo.
Importante: Existem dois leiautes distintos que deverão ser usados considerando as possíveis situações ocorridas na competência, que são:
- 11 - Sefip 650: responsável pelo envio das informações dos empregados que tiveram cálculo de folha de Dissídio/Convenção Coletiva/ACT.
- 8 - Sefip: recolhimentos gerais dentro do prazo, constando todos os cálculos dos demais tipos de folha, exceto os cálculos por definição dos reajustes sindicais anuais.
Informe a "Referência" e a "Empresa Responsável" para qual será gerado o arquivo.
Indique se o "Tipo de Folha" será "Normal", "Somente 13º" ou "Normal e 13º".
Os indicadores "Recolhimento do FGTS" e "Recolhimento do INSS", sinalizam para o validador da SEFIP se as informações estão ou não dentro do prazo legal. Preencha também a "Data" do recolhimento.
É importante ressaltar que se for recolhimento "Em atraso" deverá ser informada ainda a data do efetivo recolhimento. Com isso as informações geradas serão acrescidas de Juros/Multas, automaticamente no campo "Índice cálculo JAM".
Informe no campo "Contato da empresa responsável", o nome do responsável pelo envio das informações.
O campo "Código Recolhimento" é uma chave para a SEFIP e indica qual a natureza das informações, por exemplo, o código "115" utilizado para recolhimento/declaração referente a situações que não se enquadrem nos demais códigos de recolhimento.
O recolhimento/declaração ao FGTS, bem como, a declaração ao FGTS devem ser indicadas por meio do campo "Modalidade", de acordo com as seguintes opções:
-
Recolhimento ao FGTS e Declaração à Previdência (em branco): indicando que haverá recolhimento ao FGTS e prestação de informações à Previdência.
-
1 Declaração para FGTS e à Previdência: deve ser utilizada nas situações em que não é recolhido o FGTS devido no mês de competência, configurando a confissão de débito para o Fundo de Garantia, bem como para prestar informações à Previdência.
-
9 Confirmação/Retificação de informações anteriores – Recolhimento ao FGTS e Declaração à Previdência/Declaração ao FGTS e à Previdência: deve ser usada para retificar informações de SEFIP já transmitidas.
Nos campos "Inscrição da Software House" e "Tipo inscrição da Software House", preencha as informações relacionadas a Empresa que desenvolveu o Software.
Após todo o preenchimento, clique em "Próximo" ou na etapa seguinte.
A etapa 2 - Autônomos (Financeiro), deverá ser preenchida em casos de geração do arquivo para autônomos. Não havendo esses funcionários, avance para a próxima etapa.
Na etapa 3 - Empresas, selecione a empresa do arquivo a ser gerado.
Selecione na etapa 4 - Funcionários, quem irá compor o arquivo. Aqui, podemos definir "Filtros" padrões e personalizados, incluindo condições.
Por fim, na etapa 5 - Gerar, clique no botão "Gerar". Logo após, acesse o aplicativo da SEFIP e realize a importação da folha.
Integração financeira
Com o arquivo SEFIP gerado, realize a integração com o Financeiro. Para isso, retorne a tela principal da Geração de Guias e clique novamente no menu SEFIP, em seguida no menu "Financeiro".
Na aba "Geral", seção "Informações Gerais", defina se a "Guia" será emitida por "Empresa" ou "Departamento". Indique também a "Empresa" responsável pelos dados da integração financeira.
Se definida a geração por Departamento, será apresentado o campo de "Grau", que, por padrão, o sistema preenche automaticamente.
Abaixo é possível "Selecionar Departamentos" que vão compor o arquivo. Caso deseje selecioná-los, clique em cima do campo para escolher.
No grupo "Gerar Por", as opções "FGTS" e "FGTS Menor Aprendiz", permitem informar se gerará o arquivo somente para Menor Aprendiz ou para os demais vínculos.
Em "Dados da Folha", marque os tipos de "Folhas" e selecione a "Referência" para a integração.
A seção "Valores" está relacionada às informações em caso de pagamento fora do prazo. Assim, estando preenchidas todas as informações, clique em "Gerar Demonstrativo".
Serão apresentadas na tela as informações para conferência, sendo possível imprimir ou apenas fechar o arquivo após a conferência.
Clique na aba "Integração Financeira" e selecione a configuração financeira para a integração no campo "Integrando com financeiro com base na configuração".
Preencha as demais informações para integração financeira como "Data de Negociação", "Data de Vencimento", "Data de Entrada e Saída", "Natureza" e "Histórico". Clique em "Integrar Financeiro" e confirme a integração financeira.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.