1. Introdução
Acesse a tela de “Ocorrências” disponível no menu “Rotinas Folhas” para fazer o lançamento de uma ocorrência. Nesta tela você visualizará os filtros disponíveis no canto esquerdo, que facilitam a busca pelo funcionário para o qual deseja fazer o lançamento. Informe a empresa e os cards dos funcionários serão apresentados.
No canto superior direito da tela, vamos habilitar a chave “Ativar Seleção”, para o sistema liberar o lançamento da ocorrência e a escolha de um ou mais funcionários.
Ao selecionar um ou mais funcionários o botão “Lançar ocorrência” estará disponível para um novo registro.
Selecione o card da ocorrência que deseja fazer o lançamento. Para ilustrar, usaremos o afastamento de “Atestado Médico dias”.
Repare que no card está indicado que é obrigatório o envio de um anexo, para o lançamento desse tipo de ocorrência, sendo assim acione o botão de “Adicionar anexo” e busque o arquivo.
Em seguida será habilitado o botão “Lançar ocorrência”.
Ao ser acionado, será apresentado um popup para preenchimento das informações, onde os campos ‘Descrição da ocorrência’ e ‘Data de Início’ são de preenchimento obrigatórios.
Em nosso exemplo, como estamos fazendo um lançamento de Atestado Médico em dias, vamos preencher o campo ‘Dias de afastamento previstos’.
SAIBA MAIS Em algumas ocasiões, o funcionário retorna de um afastamento por ‘Auxílio Doença’ e, depois de alguns dias de atividade normal, é novamente afastado pela mesma doença, isto é, o mesmo código do CID. Se isso ocorrer dentro do prazo de 60 dias, a contar da data de retorno do afastamento, será preciso efetuar um novo registro de ocorrência e, nestes casos, para que a empresa não pague novamente os 15 primeiros dias deste registro, é preciso marcar o campo “É Recorrente”. |
Como é um afastamento legal, ou seja, previsto pela legislação, vamos acionar o botão ‘Atestado’ para selecionar novamente o funcionário.
Será apresentada uma tela para descrever as informações do atestado e do(a) médico(a) responsável pela emissão. Preencha os campos disponíveis na tela e clique no botão ‘Confirmar’.
Ao retornar à tela onde selecionamos o funcionário, com todas as informações preenchidas, acione o botão ‘Confirmar Lançamento’.
Para validação será apresentada uma mensagem de confirmação, clique em ‘SIM’.
Pronto, a ocorrência de afastamento foi lançada com sucesso.
2. Consulta de ocorrências lançadas
Para visualizar as ocorrências que foram arquivadas, basta clicar sobre o card do funcionário e será apresentado na tela, o histórico dos lançamentos que foram realizados, seja de forma automática ou manual.
Caso seja necessário editar uma ocorrência lançada, clique sobre a linha do histórico e, em seguida, acione o botão ‘Editar Ocorrência’.
Caso seja necessário excluir uma ocorrência lançada, passe o cursor do mouse sobre a linha do histórico, e acione o botão ‘Excluir Ocorrência’.
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