No Pessoal+, dentre os diversos tipos de requisições que foram centralizadas na mesma tela está a "Requisição alteração de cargos e salários". Essa centralização facilita o atendimento das solicitações e movimentações necessárias e garante que apenas as pessoas autorizadas possam fazer requisições.
Assim, vejamos a seguir como fazer esse tipo de solicitação através da tela "Requisições".
Para o líder de uma determinada área solicitar ao Departamento de Pessoal uma mudança de cargo e até mesmo de salário de seu liderado, é necessário que o usuário tenha acesso à tela de Requisições e que faça parte de um grupo de decisores com alçada para este tipo de requisição.
Desse modo, selecione o card "Alteração de Cargos e Salários".
Os funcionários serão apresentados em cards para seleção. Se desejar, é possível filtrar apenas seus liderados, utilizando o botão "Filtrar" presente no canto superior esquerdo da tela. Ainda é possível ordenar os cards utilizando o botão
"Ordenar" no canto superior direito da tela.
Repare que no card de cada funcionário são apresentadas suas informações básicas, como o nome, cargo, empresa, departamento, status, salário base e tempo de casa. Além disso, esse ícone identifica que o funcionário está definido como "Seu liderado".
Selecione o card do funcionário para o qual deseja solicitar a alteração. Logo em seguida o sistema questionará se deseja alterar o cargo do funcionário. Caso deseje, clique em "Alterar Cargo".
Feito isso, será solicitado o novo cargo do funcionário que está sendo promovido ou movimentado. Informe o "Cargo", e em seguida, clique em "Avançar".
Para toda alteração de cargo é necessário adicionar informações sobre a ocorrência para composição do histórico do colaborador. Nesta etapa, o sistema apresenta uma descrição e um histórico de ocorrência padrões. Caso deseje modificar essas informações, basta clicar sobre os campos e ajustar, sendo que a utilização de outra ocorrência exige seu cadastro prévio na tela de Ocorrências.
Logo em seguida, clique em "Avançar" e informe se deseja modificar o salário do funcionário.
Se escolher a opção "Alterar Salário", selecione qual o tipo de reajuste você deseja aplicar, isto é, "Por valor" ou "Por porcentagem". Aqui iremos utilizar Por porcentagem, assim, deve-se preencher a porcentagem de reajuste e o salário mínimo da classe. Logo abaixo o sistema exibe uma simulação do valor do salário depois do reajuste.
No passo seguinte iremos definir se haverá "Arredondamento" no cálculo do novo salário.
Clicando em "Avançar", serão requisitadas as informações de ocorrências para registro do histórico de alterações salariais. Da mesma forma que acontece para alteração de cargo, aqui também serão sugeridas informações padrões, que podem ser alteradas sempre que necessário.
Caso queira deixar algum comentário ao DP sobre a requisição cadastrada, utilize o campo "Alguma Observação?". Lembre-se sempre de informar "Qual a urgência?" de atendimento da requisição.
O último passo consiste na conferência das informações sobre as alterações de cargos e salários do funcionário selecionado. Caso esteja tudo certo, clique no botão "Criar requisição".
Pronto, agora sua requisição será enviada para aprovação do Departamento de Pessoal ou do responsável definido nas "Configurações de Processos". Observe que o status ficará como "Aguardando ação" e, assim que a requisição for aprovada, o status será alterado para "Concluído".
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.