1. Introdução
As fórmulas e eventos que são exigidos na legislação para os cálculos da folha de pagamento, estão nativos no sistema, sendo de manutenção da Sankhya. Porém, podem haver casos em que será necessária a criação de novos eventos e fórmulas, como por exemplo descontos e pagamentos de benefícios, descontos sindicais, entre outros.
A criação de fórmulas envolve conhecimentos mais técnicos além de atender as questões da legislação trabalhista vigente. Então o primeiro passo a ser realizado será o levantamento das informações que a fórmula deverá atender para que o cálculo seja realizado de forma correta.
Falaremos aqui, com detalhes, sobre a requisição da fórmula de cálculo no Pessoal+.
2. Conhecendo a tela de fórmulas
2.1. Pessoal+ >> Cadastros Fórmulas >> Fórmulas
2.1.1. Conhecendo as fórmulas
Acesse a tela de ‘Fórmulas’.
Nesta tela vamos encontrar a aba ‘Minhas Fórmulas’ onde o sistema carrega um pacote geral de Fórmulas da Sankhya, e também há o botão chamado ‘Compilar Fórmulas’ que reúne e as oficializa no sistema.
Ao selecionar o card do pacote ‘Snk-geral’ o sistema disponibilizará a lista de fórmulas da Sankhya e para visualizar o conteúdo basta clicar sobre qualquer uma delas.
2.1.2. Como criar fórmula personalizada
Para iniciar a construção de uma nova fórmula de cálculo ou ajuste de uma fórmula padrão Sankhya, acesse a aba ‘Requisições’, e no canto direito temos o botão ‘Nova Requisição’, acione-o.
Escolha a empresa para a qual deseja criar a fórmula de cálculo.
Selecione o pacote que será usado para a requisição.
Será indicado, por meio de uma mensagem na tela, o acionamento do botão ‘Clique aqui’ para prosseguir com a solicitação.
Ao abrir a tela, no campo ‘Nome da nova fórmula’, insira a descrição que será apresentada no pacote de fórmulas. Utilizaremos como exemplo ‘Desconto Plano de Saúde’.
No quadro abaixo, são informados os motivos da inclusão da nova fórmula, ou seja, deve-se inserir os embasamentos jurídicos, normas sindicais, entre outras informações, que foram utilizadas na criação da fórmula.
Se possuir arquivos para enviar à análise da equipe técnica, poderá ser anexado no botão ‘Adicionar Arquivo’.
Caso não tenha arquivos a serem anexados, não há problemas pois o campo não é obrigatório. Acione o botão ‘Construir fórmula’ para prosseguir.
Na tela a seguir estão disponíveis as listas de variáveis que poderão ser utilizadas na criação da fórmula de cálculo, que também pode ser chamada de ‘Construtor de fórmulas’.
Realize a edição da fórmula desejada, nos campos ‘Fórmula do Valor’ e/ou ‘Fórmula do Índice' e em seguida acione o botão ‘Compilar Fórmula’.
É apresentada uma mensagem de que a fórmula foi compilada com sucesso.
Depois de compilada, acionaremos o botão ‘Concluir’ para prosseguir.
Caso seja necessária a criação de novas requisições, a tela seguinte te possibilita incluir ‘Nova Fórmula’, feito isso é só repetir o processo visto até aqui.
Criadas as requisições, acionaremos o botão ‘Salvar Requisição para Teste’ que fará com que o sistema propicie o vínculo da fórmula requisitada a um evento para realização de testes para validação.
Confirme se deseja prosseguir com sua requisição.
Ao salvar a requisição para teste, você será direcionado para a tela principal onde o card, estará sinalizado que está em teste.
Após validado a fórmula em um processamento de cálculo em teste, retorne a tela de ‘Fórmulas’ e acione o botão ‘Enviar todas as requisições em Teste’.
Diante disso sua fórmula estará disponível nas tabelas oficiais.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.