1. introdução
A Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS é utilizada para o recolhimento das multas rescisórias, do aviso prévio indenizado e dos depósitos do FGTS do mês da rescisão e do mês imediatamente anterior, caso ainda não tenham sido efetuados, acrescidos das contribuições sociais instituídas pela Lei Complementar nº 110/2001, quando devidas.
Para geração do arquivo da GRRF, é necessário que o leiaute tenha sido previamente importado para a base. Atualmente dispomos do MGE Configurações para a importação e do Sankhya Place para download do arquivo. Através da Central de Ajuda, você conseguirá apoio para realizar a importação.
Após realizado esse processo, sua base estará pronta para que o arquivo GRRF seja emitido.
1.1. Geração de guia
Acesse “Geração de Guias”, em seguida clique no menu “GRRF”.
Clique em “Geração da Guia”.
No campo código “Arquivo de Leiaute” selecione o arquivo importado. Utilize a lupa como apoio na busca do arquivo. Informe também a “Empresa”.
Inserindo a informação “Empresa Responsável”, indica-se para o validador governamental qual empresa será a responsável pelas informações, que estão sendo
geradas. Isso porque há a possibilidade de se gerar o arquivo de várias Empresas de uma única vez.
Informe os campos: “Referência”, se há “Reposição de Vaga” e “Data de Recolhimento”.
Se informado um código de funcionário, será gerado o arquivo do funcionário especificado.
Clique na aba “Gerar” ou no botão “Próximo”, clique no botão “Gerar”.
Pronto, arquivo da GRRF gerado.
Agora é só acessar o aplicativo da Conectividade Social e realizar o envio do arquivo GRRF.
1.2. Integração financeira
Arquivo GRRF gerado, chegou o momento de realizar a integração com o financeiro. Para isso retorne a tela principal da Geração de Guias, e clique novamente no menu “GRRF”. Em seguida no menu “Financeiro”.
Na aba “Geral” , temos sub abas como as “Informações Gerais” que é onde informa-se o Saldo FGTS, tipo de Aviso Prévio. Além de campos para sinalizar se o arquivo a ser emitido é devido ao dissídio e se imprime os dados do saldo do mês anterior.
Logo abaixo temos a sub aba “Dados da Folha”, com os campos “Tipo de Folha”, “Referência”, “Empresa” e “Funcionário”.
As abas “Valores”, “Valor p/JAM” e “Encargos” estão relacionadas às informações em caso de pagamento fora do prazo.
Preenchidas todas as informações, clique em “Gerar Demonstrativo”.
Serão apresentadas na tela as informações para conferência. É possível também imprimir o arquivo ou apenas fechá-lo após conferência.
Clique na aba “Integração Financeira”. Em seguida, selecione a configuração financeira para a integração. Preencha as demais informações para integração financeira como “Data de Negociação”, “Data de Vencimento”, “Data de Entrada e Saída”, “Natureza” e “Histórico”.
Preenchida todas as informações, clique no botão “Integrar Financeiro”.
Em seguida, clique em “Sim” para confirmar a integração financeira.
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