1.Introdução
O DARF é uma guia que serve para arrecadar os impostos, contribuições e taxas que estão embutidas nas operações financeiras. Este documento é um dos principais instrumentos de recolhimento de tributos à Receita Federal.
1.1. Geração da Guia
Acesse “Geração de Guias”, em seguida o menu “DARF”.
1.1.1. Individual
Clique em “Individual”.
É utilizada a DARF individual para os casos em que já foi realizada a geração da guia coletiva, e para um funcionário não houve o recolhimento naquele momento, portanto será utilizada como exceção.
Na aba “Informações Gerais” informe na guia se será emitida pela Matriz ou Filial, empresa e funcionário.
Na aba “Dados da Folha” informe a “Tipo de Folha”, “Tipo de Receita”, “Fato Gerador” que é a referência do pagamento, “Data da negociação” que é a data de referência de lançamento, “Data de Vencimento” e “Data de Entrada e Saída”.
Preenchidas todas as informações, clique em “Gerar DARF”.
Serão apresentadas na tela as informações para conferência. É possível também imprimir o arquivo ou apenas fechá-lo após conferência.
1.1.2. Integração financeira Guia individual
Conferido os valores, agora você poderá realizar a integração com o financeiro.
Clique na aba "Financeiro" e em seguida, selecione a configuração financeira para a integração. Preencha as demais informações para integrar, como, “Data de Negociação”, “Data de Vencimento”, “Data de Entrada e Saída”, “Natureza” e “Histórico”.
É possível também definir o código e nome do funcionário para histórico, para isso marque o campo “Usar código e nome do funcionário na composição do histórico?”.
Preencha todas as informações e clique no botão “Integrar Financeiro”.
Em seguida, clique em “Sim” para confirmar a integração financeira.
1.1.3. Coletivo
Para gerar a guia coletiva, retorne a tela inicial da Geração de Guias, em seguida clique no menu DARF » Coletiva.
Na aba “Processamento”, temos presente sub abas. Em “Informações Gerais” deverá ser informada se a guia será emitida pela Matriz ou Filial e código da empresa.
Em “Dados da Folha”, marque os tipos de folhas que vão compor a guia da DARF, “Tipo de Receita”, “Fato Gerador” que é a referência do pagamento, “Data da negociação”.
Preenchidas todas as informações, clique em “Gerar DARF”.
Serão apresentadas na tela as informações para conferência. É possível também imprimir o arquivo ou apenas fechá-lo após conferência.
1.1.4. Integração financeira guia coletiva
Conferido os valores, agora você poderá realizar a integração com o financeiro.
Clique na aba “Financeiro”. Em seguida, selecione a configuração financeira para a integração. Preencha as demais informações para integração financeira como “Data de Negociação”, “Data de Vencimento”, “Data de Entrada e Saída”, “Natureza” e “Histórico”, e clique no botão “Integrar Financeiro”.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.