|
Para proteger sua conta, o Google deixará de oferecer suporte para o uso de aplicativos ou dispositivos de terceiros que solicitam login na Conta do Google utilizando apenas seu nome de Usuário e Senha. Essa mudança será válida a partir de 30 de maio de 2022.
Como aplicativos menos seguros podem deixar sua conta mais vulnerável, o Google irá desativar essa configuração automaticamente se ela não estiver sendo usada.
Fonte: https://support.google.com/accounts/answer/6010255
Assim, foi implantada a validação por OAuth, isto é, um protocolo de autorização que permite que uma ferramenta seja validada por outra. Para isso, uma aplicação irá solicitar a permissão de acesso para o usuário, mesmo que esta aplicação não tenha acesso à senha deste usuário.
Trataremos neste artigo, sobre as etapas necessárias para a configuração do protocolo OAuth. Lembrando que, os dados dos campos abaixo, da tela Configurações OAuth, são disponibilizados pelo Google:
- URL da API do Google
- URL para obter o Access Token
- URL da API do Google People
- Scopes
Inicialmente, ative a opção de permissão de uso de aplicativos de terceiros por meio do link: https://myaccount.google.com/lesssecureapps?
Depois, para criar as configurações no e-mail que será utilizado, acesse o link: https://console.cloud.google.com/apis/credentials?.
Feito isso, no Painel Principal clique em "Selecione um projeto" assim será apresentado um pop-up de mesma nomenclatura, nele clique em "Novo Projeto" e informe o "Nome do projeto" e o "Local", logo após clique em "Criar".
Agora, selecione o projeto criado no Painel Principal. Depois, clique em "Configurar tela de consentimento", marque a opção "Externo" e clique em "Criar". Dessa forma, será apresentada a tela "Informações do app" onde realizaremos quatro etapas:
Tela de permissão OAuth
Nessa etapa, você deverá informar inicialmente o "Nome do app" e o "E-mail para suporte do usuário". Depois, em "Domínios Autorizados" adicione um "Domínio" que será utilizado, por exemplo, sankhya.com.br. Por fim, na seção "Dados de contato do desenvolvedor" preencha o "Endereço de e-mail" do responsável que esta realizando a configuração.
Para passar para a próxima etapa, clique em "Salvar e Continuar".
Escopos
Acione o botão "Adicionar ou remover escopos", assim será apresentada a tela "Atualize os escopos selecionados". Nela, assinale todas as marcações:
Após isto, clique em "Salvar e Continuar".
Usuários de teste
Agora, você deverá adicionar o e-mail que será utilizado. Para isso, clique no botão "+Add Users".
Resumo
Por fim, ao clicar em "Salvar e Continuar", será apresentado um resumo das configurações efetuadas.
Realizadas as etapas acima, iremos criar a credencial. Assim, selecione o projeto criado anteriormente, clique em "+ Criar Credenciais" e informe a opção "ID do cliente OAuth". Com está opção selecionada, será exibida a tela "Criar ID do cliente OAuth". No campo "Tipo de aplicativo" indique a opção "Aplicativo Web". Depois, informe o "Nome" que será utilizado na tela Configurações OAuth do Sankhya Om.
Agora, na seção "URIs de redirecionamento autorizados" acione o botão "Adicionar URL" para preencher o endereço do local do servidor da aplicação e adicione no final do caminho a informação mge/genericOAuth.mge, como por exemplo: http://localhost:8080/mge/genericOAuth.mge.
Ao clicar em "Salvar" serão disponibilizados os seguintes dados:
- +ID do cliente
- +Chave secreta do cliente
As informações destes campos, devem ser inseridas na tela Configurações OAuth do Sankhya Om nos campos "Client ID" e "Client Secret", respectivamente. Além disso, o campo "Redirect URI" deve ser preenchido com o caminho: /mge/genericOAuth.mge.
Com todas as configurações realizadas, você pode vincular a validação OAuth na tela Servidor SMTP. Para isso, acione a marcação "Autenticar com OAuth" e busque no campo "Configurações OAuth" o código da configuração realizada na tela Configurações OAuth. Feito isso, basta clicar no botão "Autenticação OAuth".
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.