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A Venda Assistida, possibilita que o lançamento dos Pedidos de Venda sejam realizados de forma mais ágil e prática, pelos vendedores de telemarketing e também de venda balcão, quando não há o recebimento junto ao próprio vendedor. Esta tela também permite que seja efetuada a consulta e a edição dos pedidos que foram lançados ou excluídos. Para conhecer mais sobre essa funcionalidade acesse o tópico Consulta de carrinhos.
Pode-se ainda, por meio da tela Config. e Layout da Venda Assistida, definir o layout desta tela, por exemplo, os painéis e/ou campos que serão exibidos na tela, e ainda, as diretrizes que eles deverão seguir.
Ressaltamos que, esta tela foi disponibilizada em forma de MVP (Mínimo produto viável) e não possui todas as funcionalidades disponíveis na Central de Vendas, tais como Análise de Rentabilidade, Ficha de Parceiro, visualização dos componentes de kits de produto, suporte para venda de produtos com controle adicional de estoque do tipo Grade e Série. Verifique as funcionalidades que abrangem esta tela, no tópico Funcionalidades.
Além disso, a Venda Assistida trabalha com o conceito de carrinho de compras. Dessa forma, não há reserva de estoque e lançamento financeiro durante a elaboração do pedido de venda. As validações ocorrerão após a conclusão do pedido, conforme configuração da TOP utilizada.
Caso haja maiores dúvidas, procure sua unidade Sankhya.
Conforme apresentado no fluxograma abaixo, existem duas formas de realizar o lançamento de um pedido de venda; iniciando pelo preenchimento das informações dos Detalhes da Negociação ou pela busca dos Produtos. Assim, defina o processo desejado e conheça cada etapa a ser efetuada clicando no fluxograma.
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Detalhes da Negociação
Esta tela permite que você adicione os produtos ao carrinho sem a necessidade de identificar o Parceiro, o Tipo de Negociação e o Tipo de Operação. Quando não informado, o preço que será mostrado para os produtos consultados será baseado na tabela de preço zero. Já quando informado esses dados, o preço praticado nos produtos será baseado na tabela de preço conforme a configuração aplicada no parâmetro "Tabela de Preços por: - TIPTABPRECOS".
Optando por não informar os dados em Detalhes da Negociação, para realizar o lançamento de um pedido de venda, basta efetuar a consulta do produto desejado e adicioná-lo ao carrinho, informando os campos em Detalhes da Negociação ao final da venda, por meio do botão "Detalhes da Negociação".
Nota: O preço dos produtos adicionados ao carrinho, serão atualizados conforme configuração dos parâmetros "Tabela de Preços por: - TIPTABPRECOS" e "Recalcula preços quando altera Tipo de Negociação: - RECPRECOTPV".
Já para os casos em que a empresa trabalha com tabelas de preços diferenciadas, tal como, a tabela de preço por parceiro, primeiramente é necessário informar os dados da negociação, como, por exemplo, a "Empresa" que efetuará a venda, o "Parceiro", o "Tipo de Negociação", entre outras. Desse modo, acione o botão Detalhes da Negociação e preencha essas informações no pop-up:
Depois, clique em "Salvar". Feito isso, você poderá conferir no painel superior os dados preenchidos no pop-up:
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Painel Produtos
Agora, no painel Produtos busque pelo(s) produto(s) desejado(s), por meio do campo de pesquisa localizado na parte superior do painel. Assim, ao informar o produto, serão apresentados na grade os seguintes dados referentes a ele:
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Configurar consulta de produtos
É possível definir os critérios de localização dos produtos, por meio do botão "Outras Opções", opção "Configurar consulta de produtos", onde pode-se realizar as seguintes configurações:
O campo "Tipo de Busca" possibilita que você alterne o tipo da busca entre "Contendo...", "Começando com..." ou "Palavra Inteira". A primeira opção faz com que a busca inclua resultados que contenham o texto digitado. Por exemplo, a busca com o texto "Azul" retornaria resultados como:
- Pasta Azul;
- Caderno Azul;
- Azul Marinho.
Já a busca com a segunda opção denominada Começando com... mostrará apenas os resultados que comecem com o texto digitado, ou seja, ainda nesse exemplo, a busca do texto "Azul" só retornaria o resultado:
- Azul Marinho.
Ressaltamos que, essas opções Contendo... e Começando com... não são aplicáveis em buscas efetuadas em campos do tipo numérico, como, por exemplo, o campo código.
No campo "Considerar termos digitados" você define qual será a regra a ser utilizada na consulta indexada por termos, podendo ser "Todos os termos" ou "Qualquer termo". Ou seja, quando você digitar mais de uma palavra-chave, poderá decidir se a pesquisa deve retornar apenas os produtos que possui a descrição com todas as palavras chaves ou aqueles produtos que contem apenas uma delas.
Nota: O campo de pesquisa dos produtos reconhece os termos informados, em decorrência da marcação "Utiliza na Venda Assistida" (tela Cadastro de Produtos, botão Outras Opções, opção "Consulta indexada por termos") que por padrão, sempre estará ligada, não sendo possível desativar o recurso para a tela Venda Assistida.
A marcação "Buscar também pelo código do produto" quando habilitada, fará com que o sistema busque um produto cujo código seja igual ao digitado no campo de pesquisa, exibindo-o na primeira linha do painel Produtos.
Painel Apoio às Vendas
Ao clicar em um dos registros do painel Produtos, nas abas localizadas no painel Apoio às Vendas, você poderá verificar as seguintes informações:
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Nesta aba, confira a disponibilidade de estoque dos produtos.
Caso você queira adicionar o produto por esse painel, clique duas vezes sobre o registro, confira as informações no pop-up e em seguida clique no botão "Confirmar" para que o produto seja adicionado ao carrinho.
Consulte nesta aba, os detalhes do preço de venda do produto.
Quando você realizar a consulta de um produto que possui Controle Adicional do tipo "Lista" ou "Número do Lote", cadastrado na tela Produtos, aba Medidas e Estoque, sub-aba Controle Adicional, e o parâmetro "Controla Preços por Controle? - PRECOPORCONT" estiver ligado, será apresentado o campo "Controle", onde pode-se visualizar o preço do produto de acordo com o controle selecionado.
O campo Controles também é exibido quando o produto selecionado possui cadastro de desconto na tela Desconto Promocional, com a marcação "Usa desconto por controle" ativa.
De forma semelhante, o campo "Locais" será exibido na tela quando o parâmetro "Controla Preços por Local? - PRECOPORLOC" estiver ligado. Nele, você poderá visualizar o preço do produto para diferentes Locais.
Ainda nesse contexto, temos que, os preços serão exibidos conforme a Tabelas de Preços configurada para os locais e controles do produto selecionado, em conformidade com a ativação dos parâmetros "Controla Preços por Local? - PRECOPORLOC" e "Controla Preços por Controle? - PRECOPORCONT".
Pode-se verificar também, por meio do painel "Desconto promocional por quantidade" as informações dos descontos promocionais, como o "% Desconto", o "Vlr. Desconto", o "Preço", entre outras.
Esse painel será exibido quando o produto selecionado estiver cadastrado na tela Desconto Promocional, com a marcação "Usa desconto por quantidade" ativa e os descontos cadastrados na aba "Geral".
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Nas abas Detalhes de preço e Detalhes de estoque, caso o produto tenha unidade alternativa cadastrada na tela Produtos, aba Unidade Alternativas, no painel lateral serão exibidos os botões de acordo com a unidade configurada, para que você possa visualizar e efetuar as vendas dos produtos na unidade desejada. | ![]() |
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Nesta aba, serão listados os produtos cadastrados na tela de Produtos, aba Produtos Alternativos, que podem substituir outros produtos por terem características semelhantes.
Caso o parâmetro "Permite cadastro de produtos substitutos? - PERCADPRODSUBST" esteja ligado e o parâmetro "Tipo de direção para considerar na visualização de Produtos alternativos - TIPDIRPROALT" esteja definido como "Bidirecional", quando você consultar, por exemplo, pelo produto X que possui os produtos Y e Z como alternativos, o sistema irá considerar que os produtos Y e Z terão X como alternativo dele, mas não serão alternativos entre si.
Você poderá consultar nesta aba, os produtos cadastrados na tela Produtos, aba Produtos sugeridos para venda, que poderão ser utilizados como sugestão ao cliente.
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Adicionar ao carrinho
Agora que você já verificou as informações complementares dos produtos no painel Apoio às Vendas, adicione os produtos desejados no carrinho por meio do botão "Adicionar ao carrinho". Ao acionar este botão, será apresentado um pop-up, onde pode-se informar a "Quantidade", a "Unidade", o "Local", entre outras.
Ir para o carrinho
Com os produtos adicionados, clique em "Ir para o carrinho", assim você será direcionado a uma nova tela com o resumo do pedido. Nela, você pode editar as informações dos "Itens do Carrinho" e os "Detalhes da Negociação".
Além disso, na parte inferior temos as "Informações complementares", sendo que, na aba "Financeiros" você pode visualizar os dados financeiros do pedido que serão lançados na Movimentação Financeira.
Na aba "Transporte" você pode preencher as informações a respeito do frete do documento que está sendo lançado, tais como, o "Parceiro Transportadora", a "Quantidade de Volumes" destinados à carga da nota, qual será o "Tipo do frete", ou seja, se "Incluso" ou "Extra nota", entre outras informações.
Concluir
Realizadas as configurações e as conferências do pedido, clique no botão "Concluir". Assim, será apresentado um pop-up com as informações do "Nro Único", "Nro. Nota" e "Vlr. Nota". Além disso, você pode abrir o pedido na Central de Vendas, por meio do botão "Abrir Pedido", ou no Portal de Vendas, por meio do botão "Mostrar no Portal".
Ainda neste pop-up, temos o botão "Faturar", sendo que, por meio da configuração realizada no parâmetro "Opção de Faturamento na Central de Vendas - TIPFATCENTRAL" você pode determinar qual o tipo de faturamento será trabalhado aqui. Temos as seguintes opções:
- Faturar Direto;
- Faturar pelo Estoque;
- Faturar pelo Estoque deixando pendente.
Além disso, visando um controle maior sobre os usuários que podem ou não realizar faturamentos de pedidos de venda, tem-se o parâmetro "Controla acesso de faturamento para pedidos? - CONTROLAFATPED", que quando habilitado, fará com que o acesso ao faturamento de pedidos de venda seja concedido aos usuários através da marcação ou não do acesso especial Faturar, presente na tela Acessos, módulo Comercial > Rotinas > Venda Assistida. Pode-se ter as seguintes situações:
- Caso o parâmetro mencionado esteja habilitado, e o acesso especial Faturar desmarcado, o botão Faturar ficará indisponível para o usuário;
- Caso o parâmetro esteja habilitado, e o acesso especial Faturar marcado, o botão Faturar ficará disponível para o usuário;
- Caso o parâmetro esteja desabilitado, o botão Faturar estará disponível para o usuário, independente da marcação do acesso especial Faturar.
Consulta de carrinhos
Você pode verificar todos os carrinhos que foram excluídos ou salvos, mas que não foram concluídos por meio do botão "Consulta carrinhos".
Assim, ao acionar o botão, será aberta uma nova tela, nela aplique primeiramente os filtros desejados, sendo eles:
No campo "Tipos de Carrinhos" você pode selecionar o tipo de busca dos registros, de acordo com as opções abaixo:
- Todos: serão exibidos todos os carrinhos abertos e excluídos;
- Abertos: serão apresentados somente os carrinhos que ficarão abertos e/ou pendentes;
- Excluídos: serão exibidos somente os carrinhos que foram excluídos em algum momento, mas ainda estão disponíveis para recuperação.
Sendo que, os carrinhos do tipo Aberto, serão mantidos nesse status conforme o período definido no parâmetro "Qtd. dias p/ manter carrinho aberto (CVR) - QTDIASCARABCVR", cujo padrão é 30 (trinta) dias. Após esse período, os carrinhos serão automaticamente alterados para o tipo Excluídos.
Já para os carrinhos do tipo Excluídos, esses serão mantidos no período definido no parâmetro "Qtd. dias p/ manter carrinho lixeira (CVR) - QTDIASCARLXCVR", cujo padrão é 7 (sete) dias, sendo excluídos definitivamente do banco de dados após esse período.
A marcação "Meus Carrinhos" quando habilitada, fará com que seja apresentado todos os carrinhos abertos do usuário logado.
Você também pode, realizar a busca pelo código do "Parceiro" e/ou "Empresa", pelo período que foi negociado o carrinho por meio do campo "Data de Negociação", e ainda, pelo "Nro Pedido".
Ao clicar em "Aplicar", os registros serão exibidos no painel, sendo que, você poderá selecionar qualquer um deles para recuperar e realizar a edição e a conclusão. Para isso, basta clicar duas vezes sobre o registro desejado ou acionar o botão
"Abrir Carrinho".
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