|
Através da Central do eSocial é possível gerar os eventos exigidos, de acordo com o layout atual do eSocial, e liberá-los para envio. Nessa tela também é possível ter acesso aos retornos do ambiente do governo. Assim, a partir das mensagens que descrevem o que precisa ser ajustado, é possível corrigir eventuais inconsistências.
Outro processo realizado nessa tela é o de "Fechamento e Reabertura do Movimento" no ambiente do eSocial. O Fechamento encerra a referência, representando o cumprimento formal do prazo de envio daquele mês.
Uma vez realizadas todas as configurações nas telas e feitas as liberações da folha através do menu "Pessoal+ > Rotinas Folha > Gerenciador de Folhas", o sistema transmitirá todos os arquivos que já estiverem preparados para envio pelo módulo Pessoal+.
Conhecendo a Central do eSocial
A Central do eSocial, poderá ser acessada pelo menu da tela "Pessoal+ > Rotinas Folha > Gerenciador de DP", ou direto através do menu "Pessoal+ > Rotinas Folha > Central eSocial":
Como demonstramos acima, ao clicar no card "Central do eSocial", você será direcionado para essa tela em questão, onde estão disponíveis os filtros para seleção da "Empresa", "Referência" e "Ambiente".
Após definir os filtros, basta clicar no botão "Carregar".
Essa tela aborda as seguintes funcionalidades:
![]() ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Auditoria
Na opção "Auditoria" são apresentadas as inconsistências de cadastros, regras e/ou precedências encontradas por um "Job" que terá executado a consulta.
Ao selecionar a "Empresa", a "Referência" e o "Ambiente" para qual deseja realizar a auditoria, será apresentada uma mensagem informando o horário em que o Job foi executado.
"Atenção!
Informamos que diariamente às 00h:00min é realizado a varredura de erros no sistema. A data e horário da última execução ficará visível na parte superior da tela."
Para realizar uma nova execução, clique no botão "Habilitar a seleção dos eventos" para selecionar o(s) evento(s) e, em seguida, acione o botão
"Executar auditoria".
As inconsistências serão apresentadas no card de cada Evento. Para visualizá-las, basta clicar sobre o card e, logo após, sobre a inconsistência para que possa identificá-la e realizar as correções necessárias a fim de iniciar uma nova geração e enviá-los novamente ao eSocial.
Não havendo inconsistências para tal Evento, ao clicar sobre o card, será exibida a seguinte mensagem:
"Não há inconsistências para este evento!"
Acompanhamento
Na opção "Acompanhamento" são exibidos os status de cada lote gerado, se foi enviado com sucesso, se apresenta erro ou se está aguardando correção. Esses status estão identificados de acordo com os símbolos abaixo:
Aguardando correção ou erro de configuração
Com erro de comunicação
Sucesso
Além disso, você também poderá acompanhar esses status por meio dos cards e pesquisar o registro de sua preferência através do campo :
Também é possível realizar uma pesquisa, ou filtrar os registros da tela por meio do botão :
Ao selecionar o lote, serão apresentadas as informações com um breve resumo dos dados enviados:
Através do botão "Baixar Arquivos", podemos fazer os downloads dos XMLs de envio e retorno separadamente.
Se você desejar visualizá-los na tela, basta clicar na parte inferior do card do lote para que seja direcionado à consulta dos cards dos XMLs:
Retornando à tela principal do Acompanhamento, repare que é apresentado o número do recibo gerado ao passar o mouse sobre a parte inferior do card do lote:
Abaixo trouxemos um evento com erro. Para isso, basta selecionar um lote com status de Erro e clicar na parte inferior:
Ao abrir o lote com erro, conseguimos verificar qual ocorrência foi carregada para que possamos fazer os ajustes necessários para a correção:
Consultada a mensagem de retorno, realize o procedimento necessário para ajuste e execute novamente os processos abordados até o momento para que o evento seja aceito com sucesso.
Outra informação importante é que o Acompanhamento permite definir quantos itens por página desejamos visualizar, com as opções 10, 15 e 20:
Geração
Na opção de "Geração", selecione primeiramente se os eventos serão gerados de forma "Individual" ou se serão considerados "Todos":
Se for escolhida a opção para geração de Todos os eventos, logo em seguida será apresentado na tela o resumo dos dados para confirmação:
Clicando no botão "Iniciar Geração", será exibido um pop-up para que você confirme se quer prosseguir; para isso, basta clicar em "Sim". Dessa forma, será iniciada a geração de todos os eventos.
Como vimos anteriormente, é possível também fazer a geração dos eventos individualmente. Nesse caso, clique na opção "Individual" e selecione o evento que deseja gerar:
|
Observação: os cards referentes aos eventos S-1030, S-1035, S-1040, S-1050, S-1060, S-1080, S-1250, S-1295, S-1300, S-2221, S-2245, S-2250 e S-2260 não serão apresentados para a geração de eventos, conforme leiaute 1.0 do eSocial. Considere ainda que, apesar do evento S-2245 ter sido excluído dos cards na tela Central eSocial, ao referir-se ao evento S-2200, o evento S-2245 precisar ser informado no campo "Código do Treinamento/Capacitação no eSocial" da tela "Treinamento e Capacitação".
Nota: O sistema está apto a gerar o evento S1260, nas bases que se encontrem em ambiente Oracle e SQL.
Eventos Pendentes
Confirmada a geração, na opção "Eventos Pendentes", podemos verificar os eventos gerados que estão carregados, a fim de que sejam liberados para transmissão ao eSocial ou gerados novamente.
Caso você queira visualizar as informações do(s) evento(s) gerado(s), clique no card e acione o botão "Visualizar Dados":
Após isso serão apresentadas as informações contidas na geração:
É possível também "Alterar Dados", para os casos em que seja necessário finalizar o evento ou alterar o número do recibo enviado anteriormente:
Observação: Clicando no botão destacado na imagem acima, será exibido um pop-up para que você decida se quer "Finalizar Evento" ou "Alterar Número de Recibo Anterior".
Retornando à tela principal dos Eventos Pendentes, repare que há uma informação sugerindo que seja utilizada a data de início padrão do sistema para a o envio, ou seja, a data em que está ocorrendo a geração.
Caso deseje enviar uma data de início diferente da sugerida pelo sistema, desmarque essa opção e informe a "Nova data de início" no pop-up adicional que será apresentado ao clicar em "Enviar Evento":
Acione o botão "Enviar Dados" para que seja iniciado o processo de transmissão do eSocial.
Caso a opção escolhida no momento da geração tenha sido "Todos", no menu de Eventos Pendentes será possível ignorar aqueles que não serão liberados nesse momento, desabilitando a marcação "Enviar":
Nesse momento não será possível restaurar os eventos desprezados.
Eventos na Fila
Nos "Eventos na Fila" são apresentados os eventos que estão sendo transmitidos.
Assim que carregados, eles são encaminhados ao Acompanhamento, que será apresentado em detalhes a seguir.
Análises
Nas "Análises", ficam disponíveis para consulta todos os eventos que foram enviados por funcionário. Para verificar, clique em "Recibos de Funcionários":
Agora basta selecionar o card do funcionário que você deseja realizar a consulta e serão apresentados todos os eventos enviados ao eSocial com seus respectivos recibos. Essa tela é importante para a gestão das informações já prestadas ao governo.
Finalização
Na "Finalização" visualizamos todos os eventos transmitidos com sucesso ao eSocial:
Aqui também podemos fazer o "Fechamento" da referência junto ao eSocial, ou seja, nesse menu encerramos a competência no ambiente do governo. Para isso, acionamos o botão Fechamento e, em seguida, será apresentado um pop-up para confirmação:
O evento S-1299 (Fechamento dos eventos periódicos) é gerado e seu status demonstrado no menu Acompanhamento.
Esse mesmo caminho será utilizado caso seja necessária a "Reabertura" da referência no eSocial, por meio do evento S-1298.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.