A Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS é utilizada para o recolhimento das multas rescisórias, aviso prévio indenizado, e depósitos do FGTS do mês da rescisão e do mês imediatamente anterior, caso ainda não tenham sido efetuados, acrescidos das contribuições sociais instituídas pela Lei Complementar nº 110/2001, quando devidas.
O leiaute do arquivo da GRRF, precisa ser previamente importado antes de sua geração. Atualmente, nossa solução dispõe do MGE Configurações e o Sankhya Place para o download do arquivo. Após a importação do leiaute, o arquivo GRRF poderá ser emitido.
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Você pode utilizar o artigo Como baixar e importar Layout's de Conexão para o MGEPessoal? para consultar as etapas e realizar esse processo. |
Assim, para realizar a geração do guia, primeiramente, acesse a tela "Geração de Guias" e clique no botão "GRRF", e em seguida, "Geração da Guia":
Na tela seguinte, teremos o campo "Arquivo de Leiaute", onde você irá selecionar o arquivo anteriormente importado.
Informe a "Empresa Responsável" que indicará para o validador governamental qual Empresa será responsável pelas informações a serem geradas. Isso é necessário, pois há a possibilidade de gerar o arquivo de várias empresa de uma única vez.
Em seguida, preencha também os campos "Empresa", "Referência", "Tipo de Folha", e "Data de Recolhimento".
Você também poderá configurar os campos "Reposição de Vaga" e "Data de Homologação" conforme a sua preferência.
Após completar os campos informados acima, clique no botão "Próximo", ou "Gerar".
Dessa forma, o sistema estará apto para realizar a geração da GRRF, logo, basta acessar o aplicativo "Conectividade Social" e executar o envio do arquivo.
Integridade Financeira
Com o arquivo GRRF gerado, é possível efetivar a integração com o financeiro. Para isso, retorne à tela principal da Geração de Guias, e clique novamente no botão GRRF. Em seguida, no botão "Financeiro":
Na aba "Geral", temos sub abas como as "Informações Gerais", onde você irá configurar o "Saldo FGTS" e "Aviso Prévio". Além de marcações para sinalizar se o arquivo a ser emitido é devido ao "Dissípio" e se irá fazer a impressão os dados do mês anterior, por meio da marcação "Imprimir Mês Anterior":
Logo abaixo temos a sub-aba "Dados da Folha", com os campos "Tipo de Folha", "Referência", "Vencimento", "Empresa", e também, os campos da seção "Filtro Período de Demissão":
As abas "Valores", "Valor p/JAM" e "Encargos", estas relacionam-se às informações em caso de pagamento fora do prazo:
Preenchidas todas as informações, clique no botão "Gerar Demonstrativo".
Serão apresentadas na tela, as informações para conferência. É possível também imprimir o arquivo ou apenas fechá-lo após conferência.
Posteriormente, clique na aba "Integração Financeira" e selecione a configuração financeira para a integração.
Preencha as demais informações para integração financeira como "Data de Negociação", "Data de Vencimento", "Data de Entrada e Saída", "Natureza" e "Histórico".
Após isso, pressione o botão "Sim", o sistema irá executar a integração.
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