O DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) é uma guia que serve para arrecadar os impostos, contribuições e taxas que estão embutidas nas operações financeiras. Esse documento é um dos principais instrumentos de recolhimento de tributos à Receita Federal.
Para gerar o arquivo da DARF, acesse a tela "Pessoal+ > Rotinas Folha > Geração de Guias" e clique no menu "DARF":
Caso você queira gerar a DARF Individual, basta clicar nessa opção. A DARF Individual é utilizada nos casos em que já foi realizada a geração da guia coletiva e para um funcionário não houve o recolhimento naquele momento, portanto, deve ser usada como exceção.
Na aba "Informações Gerais" informe se a "Guia" será emitida pela "Matriz" ou "Filial", a "Empresa" e o "Funcionário":
Na aba "Dados da Folha" preencha o "Tipo de Folha", "Tipo de Receita", o "Fato Gerador" que é a referência do pagamento e a "Data da negociação" que é a data de referência de lançamento, a "Data de Vencimento" e a "Data de Entrada e Saída":
Na aba "Valores" informe o percentual de "Multa" e "Juros":
Após preencher todas as informações, clique no botão "GERAR DARF":
Conforme demonstrado acima, serão apresentadas na tela as informações para conferência. Sendo possível também imprimir o arquivo ou apenas fechá-lo após conferência.
Após conferir os valores, agora você poderá realizar a integração com o financeiro. Para isso, clique na aba "Financeiro" e, em seguida, selecione a configuração financeira para a integração, a "Data de Negociação", "Data de Vencimento", "Data de Entrada e Saída", a "Natureza" e o "Histórico":
Também é possível definir o código e nome do funcionário para histórico, para isso realize a marcação "Usar código e nome do funcionário na composição do histórico?".
Preenchida todas as informações, basta clicar no botão "Integrar Financeiro":
Agora, para gerar a guia coletiva, retorne à tela inicial da Geração de Guias e, em seguida, clique na opção "Coletiva":
Em "Informações Gerais" deve ser informada se a "Guia" será emitida pela "Matriz" ou "Filial" e código da "Empresa":
Na aba "Dados da Folha", marque os tipos de "Folhas" que irão compor a guia da DARF, o "Tipo de Receita", o "Fato Gerador" que é a referência do pagamento e a "Data da negociação":
Na aba "Valores" defina o percentual de "Multa" e "Juros":
Agora que você já preencheu todas as informações, basta clicar no botão "GERAR DARF":
Como demonstrado acima, serão apresentadas na tela as informações para conferência. Sendo possível também imprimir o arquivo ou apenas fechá-lo após conferência.
Assim como na guia Individual, após conferir os valores, você poderá realizar a integração com o financeiro. Para isso, clique na aba "Financeiro" e, em seguida, selecione a configuração financeira para a integração, a "Data de Negociação", "Data de Vencimento", "Data de Entrada e Saída", a "Natureza" e o "Histórico" e clique no botão "Integrar Financeiro":
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.