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As configurações contábeis são necessárias quando a empresa tem a integração entre a Folha de Pagamento com a Contabilidade. Diante disso, é necessária a interação entre as equipes para que o processo seja estruturado de maneira assertiva. Quando há essa necessidade, tem-se alguns cadastros a serem realizados previamente, sendo eles: Grupo de Contabilização, Histórico Padrão, Plano de Contas, Fórmulas Contábeis e a associação de todos esses com os eventos da folha de pagamento.
Nesta tela são realizadas as configurações da integração contábil.
Antes, é importante ressaltar que essa tela conta com os seguintes botões que podem influenciar nesta rotina:
Atualizar Eventos: este botão buscará da tabela de Eventos, aqueles que estão marcados para integrar com contabilidade e se provisionar. Assim, irá fazer uma pré-configuração como um facilitador, onde será necessário apenas informar as contas contábeis, fórmulas e históricos padrões.
Copiar Configurações: por meio deste botão é possível realizar a cópia das configurações de um Registro Fiscal, grupo e até mesmo evento para o outro Registro Fiscal.
Caso a marcação "Apagar TODA a configuração e copiar da origem integralmente" seja acionada, todas as configurações do(s) registro(s) de destino serão excluídas para que as novas sejam copiadas. Já, se for ativada a marcação "Sobrepor as linhas repetidas", todas as configurações do(s) registro(s) de destino serão substituídas pelas novas cópias.
Configurações da rotina
Para iniciar as Configurações de Integração Contábil, clique no card do "Registro Fiscal" da empresa que se deseja contabilizar, lembrando que, para cada Registro Fiscal ativo na empresa, deve-se criar uma configuração contábil. Em seguida, caso selecione o "Grupo de Contabilização" para que a configuração dos Eventos com as contas sejam realizadas por grupo.
Depois, se o botão Atualizar Eventos tiver sido utilizado, será demonstrado em tela os Eventos que serão contabilizados, onde será necessário entrar um a um e realizar a inserção dos seguintes dados:
- Conta Débito e Conta Crédito: são as contas contábeis nas quais os Eventos serão debitados ou creditados. É bastante comum se agrupar vários eventos numa única conta contábil, como, por exemplo, Salários (Periculosidade, Insalubridade, Adicional noturno);
- Histórico Débito e Histórico Crédito: é imprescindível adicionar um histórico de débito e crédito para cada configuração contábil que for criada;
- Fórmula Contábil: consiste na fórmula que será utilizada na integração.
Observação: para que a rotina ocorra corretamente deverá ser configurado um par distinto de contas crédito e débito para cada um dos registros de provisão, não deixando que se repita nenhuma conta débito.
Salve as informações, acionando o botão "Finalizar Edição".
Para ir ao próximo Evento a ser ajustado, utilize a seta para seguir, disposta na parte superior direita da tela.
Caso não tenha utilizado o botão Atualizar Eventos, será necessário clicar no botão "Adicionar Configuração Contábil" e preencher os campos "Evento", "Tipo de Contabilização", Conta Débito e Conta Crédito, os respectivos Histórico Débito, Histórico Crédito e Fórmula Contábil.
É importante que, caso não saiba os códigos das contas, utilize a lupa para visão do plano de contas, onde poderá ser pesquisado ou até mesmo localizado entre as hierarquias.
Esse processo poderá também ser importado, através da tela Importador Folha, para a tabela TFPCTB. É necessário que seja realizado com bastante atenção para não gerar duplicidade de configuração e até mesmo a falta de dados.
Criando Exceções Contábeis
Uma exceção é criada quando um Evento tem a configuração contábil diferente da configuração principal, se ocorre em um tipo de folha ou departamento específico.
Antes de cadastrar uma exceção é preciso definir seu tipo, se será "Por Tipo de Folha", "Por Departamento" ou ambos. Para isso, acesse a tela Preferências e configure o parâmetro "Exceção para Contabilização - FPEXCECAOCTB" com a opção que se enquadra à regra de contabilização da empresa.
Depois, na tela Configuração de Integração Contábil, acione o botão "Visualizar Exceções" para exibir as exceções criadas para contabilização das contas contábeis.
Após a visualização, caso queira cadastrar uma exceção, clique no botão "Adicionar Exceção". Preencha as informações do formulário, tais como "Tipo de Folha", Conta Crédito, Conta Débito, Histórico Crédito e Histórico Débito e, em seguida clique em Finalizar Operação.
Nota: é necessário ligar o parâmetro "Desabilitar visualização árvore contas contábeis - FPDESVISARVCTB" para desabilitar a visualização de dados em árvore hierárquica nos campos de contas contábeis.
Se desejar excluir uma exceção criada, basta utilizar o botão Visualizar exceção e clicar em "Excluir Exceção".
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