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Por meio desta tela realiza-se a rotina mensal do lançamento de benefícios cadastrados anteriormente na tela Benefícios+.
Ao acessar essa tela, verifique qual é a "Referência" indicada. Caso seja necessária a alteração, clique no calendário ao lado da data.
Acesse os links abaixo para facilitar sua navegação nas funcionalidades desta tela:
Cadastro inicial
O cadastro das informações iniciais é feito de forma individual através do botão "Novo cálculo".
Preencha o nome do benefício no campo "Descrição", selecione o "Código" do benefício e informe o "Número da Nota", que geralmente será o número da nota fiscal entregue pelo fornecedor do benefício. Preencha também o "Valor da Nota".
A referência apresentada será a mesma definida anteriormente, porém o campo "Referência" estará disponível para que ela possa ser alterada.
Indique a "Data de Vencimento" da nota.
As seções "Referência de Apuração dos Benefícios" e "Referência de Apuração de Faltas, Atestados e Afastamentos" serão preenchidas automaticamente e apresentarão a "Data de Início da Referência" e a "Data de Fim da Referência" conforme a Referência escolhida.
Efetue a marcação "Fragmenta referência em período" quando o benefício for calculado em fragmentação. Nesse caso, defina o período fragmentado correspondente à compra do benefício.
Clique no botão "Confirmar alterações" para salvar o cadastro e confirmar o novo cálculo.
Logo após, são exibidos os botões "Duplicar" e"Excluir", sendo que, quando for realizada a duplicação do registro, será apresentado um pop-up para alteração dos campos Referência e Data Vencimento.
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Vincular Beneficiários ao cálculo |
O próximo passo será vincular os beneficiários ao cálculo do benefício, para isso; clique no botão Vincular.
Assim, será apresentado um pop-up para confirmar se deseja vincular todos os beneficiários. Clique em "SIM".
Para visualizar os funcionários incluídos, clique no botão "Beneficiários" ao lado esquerdo da tela.
Vincular novos beneficiários
Se for necessária a inclusão de outros beneficiários em uma referência específica para aquele cálculo, clique em "Incluir beneficiários".
Selecione os funcionários que deseja incluir e, em seguida, salve a inclusão clicando em "Incluir beneficiários".
As "Informações do beneficiário" poderão ser visualizadas ao clicar sobre o seu card.
Excluir beneficiários
Caso queira excluir algum beneficiário do cálculo, clique em "Ativa Seleção", no alto da tela à direita. Em seguida, selecione o funcionário e clique no botão "Remover beneficiários" e confirme a exclusão.
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Lançar evento |
Em alguns casos, pode haver a necessidade de inclusão de valores extras que vieram na fatura do benefício, por exemplo, uma segunda via de carteirinha.
Para isso, tem-se o botão Lançar evento que será exibido quando o botão Ativa Seleção estiver habilitado.
Após acioná-lo, selecione o funcionário desejado e informe o valor dos custos extras, correspondente a cada funcionário.
Caso tenha que inserir um mesmo valor para vários funcionários, clique no botão "Lançar valor único". Selecione as opções desejadas, se será para "Titulares" e/ou "Dependentes", se deve "Substituir valores diferentes de zero" e informe o "Valor". Em seguida, confirme.
Quando os valores estiverem preenchidos, para ser realizado o desconto na folha do funcionário, basta clicar no botão "Escolher eventos". Desse modo, o pop-up "Lançar Eventos" será apresentado, nele selecione o "Evento Titulares" ou o "Evento Dependentes". É importante ressaltar que no evento que não for selecionado deverá ser incluído o código "0" para que o botão "Confirmar" fique disponível.
Logo após, confirme o lançamento do evento para os beneficiários.
Nota: os benefícios não podem ser lançados com os mesmos eventos para um mesmo funcionário.
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Processar/Simular eventos |
Após a determinação dos eventos deve-se calcular o benefício para que os valores do beneficiário e da empresa sejam preenchidos. Esta rotina é realizada por meio do botão Processar/Simular, em que, todos os beneficiários terão seus valores calculados, não só os que foram vinculados (beneficiários adicionados de maneira avulsa também terão o cálculo realizado). Para isso, retorne ao cálculo clicando no botão "Configurações Gerais".
Em seguida, clique no botão Processar/Simular e confirme no pop-up. Verifique se os valores foram recalculados.
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Lançar movimentos na folha |
Após o cálculo é preciso lançar movimentos na folha. Para realizar esta rotina, basta clicar no botão Lançar movimentos na folha, feito isso, os valores serão lançados da seguinte forma:
- O valor do beneficiário será lançado com o código do evento preenchido no cadastro do benefício como "Evento Beneficiário";
- Já o valor da empresa será lançado com o código do evento preenchido no cadastro do benefício como "Evento Empresa".
Se houver valores extras para o beneficiário, pode ocorrer duas situações:
- Se o valor extra e o código de evento estiverem preenchidos, esse valor extra será lançado com o código de evento preenchido na configuração do cálculo do evento, ou seja, um terceiro movimento.
- Se o valor extra estiver preenchido, porém, sem o evento, o valor extra do beneficiário será acumulado ao valor do beneficiário e será lançado com o código do evento preenchido no cadastro do benefício. Já se tiver valor extra para a empresa, ele sempre será acumulado ao valor empresa e lançado com o código do evento do cadastro do benefício.
Ao clicar no botão Lançar movimentos na folha, será apresentado o pop-up com as opções de lançamento de movimento.
Defina se será incrementada uma nova sequência para o desconto na folha ou se um movimento que já existe será atualizado. Em seguida, confirme.
Observação: quando o parâmetro "Calcula mov mensal lançado por benefício em férias - FPATUMOVBEN" estiver ligado, será verificado na ocasião do cálculo de férias se existe algum evento lançado pelo módulo de benefícios tornando-o movimento de férias. Se por algum motivo o cálculo de férias do funcionário for realizado, mas não for salvo, na ocasião do cálculo mensal o sistema verifica a existência de movimentos lançados pelo módulo benefícios e confere com a existência de folha de férias.
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Exclusão de movimento na folha |
Se houver a necessidade de refazer o processo, por algum erro após o lançamento do movimento, clique em "Remover movimentos da folha" e confirme no pop-up.
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Integração financeira |
Após o benefício ser calculado e pronto para lançamento ao financeiro, clique no botão "Integrar ao financeiro". Preencha o formulário do pop-up com as datas e clique em "Confirma Integração".
Ao efetuar a marcação "Gerar lançamento único no Financeiro", a folha será integrada em um lançamento único e o histórico será o nome do benefício seguido pela referência.
Com a marcação "Usar parceiro dos Funcionários" ativada, a folha será integrada por parceiros cadastrados nos funcionários e empresas, e o histórico será o nome do benefício seguido pela referência e nome do funcionário.
Por meio do botão "Desfazer integração financeira" é possível reverter o status de um cálculo concluído (cálculo que tenha realizado integração ao financeiro), porém os valores do financeiro não serão alterados, isso deve ser feito na Movimentação Financeira. A única alteração feita por essa rotina será a troca do status.
Executando a rotina de modo coletivo
Nessa tela também é possível fazer a gestão dos benefícios de forma coletiva, para isso clique em Ativa Seleção. Selecione os benefícios e, em seguida, clique no botão desejado para executar a operação.
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