Dentre os recursos que o Sankhya Place proporciona, um deles é a possibilidade de disponibilizar soluções através da loja de soluções. Com este compartilhamento, clientes de toda a rede Sankhya têm a possibilidade de acessar o complemento que foi disponibilizado.
Para utilizar essa funcionalidade, acesse a tela "Empacotador" através do caminho "Sankhya Place > Empacotador", ou pesquisando o nome dela, na barra de busca do sistema. Caso não encontre essa tela, verifique se seu acesso está liberado.
Em seguida, crie um novo registro por meio do botão "Novo registro" e preencha as informações necessárias, como o nome da solução, o tipo e se ela é uma solução protegida. Soluções protegidas são aquelas que, após a instalação, não podem ser editadas pelo usuário.
Para publicar sua solução, é necessário aceitar os termos de uso do Sankhya Place, acionando a marcação "Termos de Uso".
Obtenha mais informações sobre o Termo de Uso, por meio do link: Termos e Condições de Publicação na Loja de Soluções.
Aba Geral
Após salvar o registro, inicie nessa aba o processo de preenchimento das informações que serão exibidas na descrição da solução. No campo "Descrição", informe detalhes dos benefícios e funcionalidades do pacote. Essa descrição aparecerá na Loja de Soluções do Sankhya Place e é importante que se informe todos os detalhes relevantes de sua criação, pois essa é uma oportunidade única de apresentar o seu trabalho da forma mais objetiva possível, para que outras pessoas tenham interesse em fazer uso e darem feedbacks, contribuindo para a colaboração na rede.
Também será possível adicionar uma "Imagem" da tela desse pacote em funcionamento.
No campo "Categoria", selecione o tipo de categoria do pacote de acordo com as opções abaixo:
- Comercial;
- Financeiro;
- Geral;
- Patrimonial;
- Livro Fiscal;
- Metas;
- Contabilidade;
- Produção;
- Recursos Humanos;
- Serviços;
- Telemarketing;
- WMS.
Informe no campo "Funciona em" qual o tipo de banco que o pacote funciona, sendo eles:
- Ambos;
- MSSQL;
- Oracle.
No campo “Modelo de Suporte”, informe a política de suporte que será disponibilizada no Sankhya Place, conforme as opções abaixo:
- Suporte incluso;
- Suporte negociado;
- Sem suporte.
Caso a solução seja protegida (ou seja, uma solução paga), não será possível selecionar a opção Sem suporte. Se essa opção for selecionada, um alerta será exibido na tela com a seguinte mensagem:
“Aviso!
Soluções pagas e protegidas devem ter obrigatoriamente “Suporte incluso“ ou “Suporte negociado“ selecionado no campo “Modelo de Suporte”.”
Observação: o tipo de Modelo de Suporte configurado nesta seção será exibido no pacote na Loja de Soluções.
Seção Precificação
Para definir o pacote como gratuito, acione a marcação "Grátis". Já para determinar que ele seja pago, basta manter a marcação Grátis desabilitada e preencher o valor do pacote no campo "Preço".
Informe no campo "Valor da instalação (R$)" o valor da instalação que será cobrado dos clientes que adquirirem sua solução no Sankhya Place.
No campo "Mensalidade (R$)" informe o valor da mensalidade que será cobrado dos clientes que adquirirem sua solução no Sankhya Place.
Em "Transações adicionais (R$)" indique o valor que será cobrado dos clientes caso a solução tenha cobrança adicional por volumetria de transações.
Seção Exclusividade
Nesta seção, é possível definir se a solução será pública ou exclusiva para um cliente. Ao habilitar a marcação "Solução Exclusiva", o sistema entenderá que a solução estará disponível apenas para um único cliente.
O campo "CNPJ Cliente" deverá ser preenchido com o CNPJ ou CPF do cliente que terá acesso à solução no Sankhya Place.
Observação: os campos serão exibidos somente quando a marcação Solução Exclusiva estiver habilitada.
Caso tente salvar a Solução Exclusiva, mas não informe o CNPJ ou CPF do cliente, a seguinte mensagem surgirá na tela:
“Para publicar uma solução exclusiva é necessário preencher o campo CNPJ/CPF do cliente.”
Após realizar as configurações acima, ao acessar a Loja de Soluções do Sankhya Place e selecionar o filtro "Somente soluções exclusivas", a pesquisa exibirá apenas as soluções cujo "CNPJ da empresa" seja o mesmo CNPJ da base em que o usuário está logado, independentemente do tipo de solução (dashboard, extensão).
Observação: ao utilizar o filtro acima, usuários cuja empresa não tenha soluções exclusivas designadas não terão nenhum resultado retornado nessa pesquisa.
Aba Documentação
Nesta aba, insira as informações técnicas necessárias para a instalação do seu pacote, como, por exemplo, quais tabelas serão utilizadas e/ou se há algum parâmetro que precisa ser configurado para o correto funcionamento do pacote.
Caso haja alguma documentação específica já elaborada, ela pode ser anexada no campo "Documento".
Aba Itens instalados pelo Pacote
Nesta aba, insira a descrição dos itens a serem publicados. A tela adapta os requisitos e as informações necessárias de acordo com o "Tipo" de conteúdo selecionado.
Observação: dashboards que contêm gadgets em HTML5 não são compatíveis com o processo de instalação. Por isso, considere uma outra via para distribuição deste tipo de personalização.
A partir da versão 4.31 a publicação de Add-ons será realizada exclusivamente na Área do desenvolvedor.
Para submeter o pacote, após realizar as configurações, clique no botão "Publicar pacote", selecione a opção "Novo pacote" e insira seus dados de login do Sankhya Place.
A partir desse momento, seu pacote ficará com status "P" (Pendente) e passará por um controle de qualidade, depois será realizada uma análise do valor. Com o pacote validado, o status será alterado para "L" (Liberado) e assim, disponibilizado na busca de pacotes da Loja de Soluções.
Em caso de dúvidas sobre os procedimentos descritos, envie um e-mail para place@sankhya.com.br.
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